sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Yan Guimarães viajou para a Austrália para disputar o Billabong Pro Jr.

Por Claudinho de Itaúna
O surfista local de Saquarema, Yan Gui-marães, partiu no dia 21 de dezembro para a Austrália para participar do mundial sub-21 Pro Jr. pela equipe Brasileira.
Com 16 anos, ele é o mais novo integrante da equipe e vai estrear na Austrália seu novo patrocinador, a Rusty.
Seus resultados no profissional são realmente expressivos e pela qualidade de surf que vem apre-sentando nas competições, acredito que tenha boas possibilidades de trazer o título.
Como está sendo este final de 2007 para você?
Está sendo ótimo! Consegui um novo patrocínio, a vaga pro mundial foi excelente e espero que dê tudo certo.
Quem está gerenciando sua carreira?
Entrei para a Abillity agora, eles estão sendo meus empresários e tudo já tem começado a dar certo
Como está se sentindo com o novo patrocinador? Era o que esperava?
Ótimo, pois é uma marca grande e internacional que era o que eu estava precisando. Era o que eu esperava sim e está sendo muito bom, pois tem pessoas que me dão um suporte bem legal.
Como foi a disputa para conseguir lugar na equipe que vai ao mundial, você esperava conseguir a vaga?
Foi bastante difícil conseguir essa vaga, o mar no Peru estava bastante grande então eu cheguei à final bem cansado e acabei não conseguindo encontrar boas ondas, mas em Camburí tudo estava conspirando a meu favor, nem acreditei que eu consegui essa vaga
Este ano você já viajou para a França para disputar o King of the Groms Internacional, onde foi o Brasileiro mais bem colocado e também foi pra Indonésia. Acha que estas viagens foram importantes para aprimorar seu surf?
Com certeza. A Indonésia é um lugar muito bom para se treinar, depois que eu voltei dessa viagem eu senti que ficou mais fácil conseguir bons resultados.
Quais os seus planos para o campeonato na Austrália? Está indo mais por experiência ou acredita que tem chances de trazer o título?
Eu sei que é bastante difícil conseguir um bom resultado, mas eu vou dar tudo de mim, sei que se eu estiver no meu dia posso ganhar, o exemplo do Mineirinho que ganhou com 16 anos.
Antes desse ano muita gente não acreditava que você conseguiria resultados tão expressivos. Como você se sente tendo impressionado tanto? Rola uma pressão maior ou está se sentindo tranquilo?
Eu nem me preocupo, pois se eu for um bom sur-fista daqui a alguns anos vou ter que lidar com essas pressões normalmente.
Sei que você já sonhava com essa viagem à Austrália há muito tempo, como está a adrenalina agora na hora da partida?
Tento não me preocupar por que a viagem é longa (risos). Tenho ficado tranqüilo e não ficar nervoso para ter um bom desempenho no campeonato.
Agora com o novo patrocínio, espera ter condições de viajar mais em 2008. E vai dar para competir em algumas etapas internacionais do WQS, ou só as etapas que forem no Brasil?
Esse ano eu só vou correr as etapas do WQS mundial se eu for bem no Pró JR na AUS, mas caso isso não aconteça só vou correr os WQS do Brasil.
O que achou do desempenho de seu novo companheiro de equipe, Leo Neves, no WCT de Sunset no Hawaii? Como foi a torcida ai na sua casa no dia, você viu a final ao vivo?
Nem acreditei que o Makua virou no final, o Léo teve um desempenho realmente muito bom.
Que tal estar na mesmo equipe que tem surfistas como o Leo Neves, o Jamie O’Brien e o Josh Kerr?
Estou muito feliz de estar na equipe com esses caras que são realmente muito bons, mais feliz ainda de estar na equipe com o Léo que é um cara gente boa e mora em Saquarema.

Nenhum comentário: