terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Renato Galvão herda o título de bicampeão brasileiro do SuperSurf
Não comparecimento no exame anti-doping cassou o título de Jihad Kohdr

Por João Carvalho

Quase dois meses depois de ter conquistado o título de bicampeão brasileiro, o paranaense Jihad Kohdr foi punido pelo Conselho Executivo da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) pelo não comparecimento ao exame antidoping na final do SuperSurf 2007, encerrada em 14 de outubro na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Na última sexta-feira, o Conselho Executivo se reuniu no Rio de Janeiro em sessão extraordinária para decidir sobre o caso. O paranaense confessou ter sido orientado a não colher a urina com receio de que os medicamentos que toma por ser bipolar pudessem dar positivo.
Arrependido, foi autorizado a fazer a coleta da urina três dias depois durante a etapa do Mundial WQS em Itajaí e o resultado já conhecido na semana passada deu negativo. No entanto, o Conselho Executivo decidiu obedecer na integralidade os itens sobre este assunto constantes do Livro de Regras da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), que no artigo 9 determina que o não comparecimento ao exame anti-doping implica na perda dos pontos e a premiação da etapa (veja abaixo).
Com a retirada dos 730 pontos do terceiro lugar conquistado na Barra da Tijuca, Jihad Kohdr terminou caindo para a segunda posição no ranking final do SuperSurf 2007 e o paulista Renato Galvão passou a ser o novo bicampeão brasileiro, repetindo seu primeiro título conquistado em 2004. Ele era um dos cinco únicos surfistas com chances matemáticas de ser campeão na última etapa e o que tinha a situação mais complicada, pois a condição mínima era vencer a etapa final na Barra da Tijuca.
SPACE FOX DE NATAL – Pois Renato Galvão foi lá e venceu no Rio de Janeiro, tirando a segunda posição do ranking do catarinense Marco Polo, naquele momento ficando feliz em repetir o vice-campeonato brasileiro do ano passado. A vitória quase igualou a campanha de Jihad Kohdr no ranking dos quatro melhores resultados computados. Cada um tinha somado um primeiro lugar e dois terceiros e a vantagem do paranaense era a quinta posição na primeira etapa, contra um 17o lugar da derrota na estréia de Galvão em Maresias para o campeão da etapa paulista de São Sebastião, o potiguar Danilo Costa.
Agora, o paulista Renato Galvão tem seu esforço recompensado com um presentão de Natal, o Space Fox zerinho oferecido aos campeões brasileiros de 2007 pela Editora Abril, organizadora do SuperSurf desde a criação da Divisão Principal do Circuito Brasileiro em 2000. Ele também passa a ser o segundo surfista de Ubatuba a faturar dois títulos brasileiros na história da ABRASP, igualando as conquistas de Ricardo Toledo em 1991 e 1995.
TRÊS BICAMPEONATOS EM 2007 – Apesar do empresário de Jihad Kohdr, Rodrigo Baptista (Tusca), prometer recorrer da decisão até na justiça comum se for preciso, a Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) confirmou a soberania do Conselho Executivo para julgar o caso e anunciou oficialmente o título de campeão brasileiro do SuperSurf 2007 para o ubatubense Renato Galvão. Então são três bicampeonatos para ele comemorar neste ano, pois já havia festejado o da Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro e também o de bicampeão paulista. Agora fecha 2007 realmente com chave-de-ouro!
REGULAMENTO DO CONTROLE DE DOPAGEM DA CBS
(página 67 do Livro de Regras do Circuito Brasileiro de Surf Profissional 2007)
CAPITULO II – DA SELEÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DOS ATLETAS EM COMPETIÇÃO
4o e último parágrafo do Artigo 9o (página 69) – O atleta que se recusar a fornecer material para o controle de dopagem será punido com a pena maior.
ARTIGOS COMPLEMENTARES DA ABRASP (página 87)
Artigo 13o – Em caso de resultado positivo na análise do anti-doping, serão aplicadas pelo Conselho Executivo da ABRASP, em primeira instância, a penalidade de suspensão até 360 dias e eliminação na reincidência.
Artigo 14o – Os atletas flagrados no exame anti-doping também perderão todos pontos conquistados naquela competição e a premiação deverá ser devolvida para a ABRASP.
Artigo 17o – O presente Regulamento está sob a égide da Lei 9.615/98 e do Código Brasileiro de Justiça Desportiva até disposição em contrário
NOVO RANKING FINAL DO SUPERSURF 2007:
Campeão: Renato Galvão (SP) - 2.860 pontos
Vice-campeão: Jihad Kohdr (PR) - 2.74003: Marco Polo (SC) - 2.720; 04: Marcelo Trekinho (RJ) - 2.620; 05: Wagner Pupo (SP) - 2.370; 06: André Silva (CE) - 2.340; 07: Flávio Costa (BA) - 2.260; 08: Odirlei Coutinho (SP) - 2.220; 09: Heitor Alves (CE) - 2.220; 10: Guilherme Herdy (RJ) - 2.160; 11: Simão Romão (RJ) - 2.160; 12: Guga Arruda (SC) - 2.130; 13: Daison Pereira (RS) - 2.110; 14: Jano Belo (PB) - 2.030; 15: Peterson Rosa (PR) - 2.030; 16: Beto Fernandes (SP) - 2.010
*Assessoria de Imprensa do SuperSurf – (48) 8414-7804 – joaocarvalho@matrix.com.br

Nenhum comentário: