sábado, 23 de fevereiro de 2008


EDITORIAL

Tomara tenham sido retomadas em todos nós as esperanças de um ano cheinho de possibilidades para grandes conquistas. Tomara não tenhamos esquecido de assumir também os deveres da cidadania e as obrigações da fraternidade. Será, então, um ano positivamente novo, com tudo de expressivo que isso pode representar para a vida que necessariamente vai continuar.
E cabe muito bem aqui, porque perfeitamente oportuno, chamar a atenção de todos para a excelente campanha que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) veicula, pretendendo que o eleitor esteja ligado no desempenho do representante que elegeu na última eleição. A triste verdade de a grande maioria não saber em quem votou para em seu nome atuar no Senado, na Assembléia e na Câmara dos Deputados tem que ser repetida e sacudida intensamente, para que o quadro se altere. A peça publicitária aponta a importância de ficar de olho na atuação desses representantes. Assim deverá ser feito. Olhar atento, não apenas nesses, mas em todas as pessoas a quem outorgamos o direito de falar e agir em nosso nome. Principalmente porque este é ano de eleições municipais.
O bom governo melhora a vida, e bom governo haverá mais na medida em que mais atento esteja o eleitor, assumindo efetivamente o dever cidadão de votar com isenção, com atenção e com liberdade, ou seja, desprovido de interesses pessoais, estudando cada nome e cada currículo, e sem admitir qualquer interferência na sua resolução.
Vamos em frente, para um Ano Novo de paz e prosperidade, ligados nos acontecimentos que interessam ao País e ao Estado, mas principalmente de olho no que afeta diretamente a vida saquaremense. Feliz ano novo!

Natação - Iniciada a Temporada 2008
Por Luciano Pimentel
Foi dada a partida para a temporada 2008 no circuito de natação em águas abertas. Neste domingo, dia 27 foi realizada a 3ª Travessia Barra de São João. A primeira de várias etapas programadas para o XI Circuito Estadual de Águas Abertas teve cerca de 300 atletas inscritos e transcorreu em condições difíceis para os atletas, já que o mar estava muito “mexido”.
A prova masculina teve como vencedor o atleta Luiz Lima, seguido por Luis Lebeis e Rai Vellozo.
O pódio da prova feminina contou com a presença de duas competidoras pela equipe Inter Ação, de Saquarema: Stephanie Gomes Pereira e Monique Marenda Rodrigues. O mar mexido fez com que, ao final, não tivéssemos uma dobradinha. Stephanie venceu a prova e, na chegada, Ana Brena, atleta do Clube Naval Piraque, que vinha em terceiro, levou mais sorte na “negociação” com as ondas, ultrapassando Monique. Foi uma daquelas chegadas de pura adrenalina... Assim, a equipe de Dudu Alvim conquistou a primeira e terceira posição no pódio feminino.
Na classificação geral a equipe conquistou a 3ª colocação. A equipe vence-dora foi a Natação no Mar, de Rio das Ostras e a vicelíder foi a equipe do Luzitano/Esquadra Brasileira, de Niterói.
Para conquistar a 3ª colocação a equipe saquaremense contou também com a participação dos atletas Claudia Pereira, Bruna Ferraz, Haydée Lanzillotti, Gustavo Gonçalves e seus filhos Jean e Jéssica, Andreza Novello e Rafael Damasceno.Nadaram a minitravessia, prova sem pontuação: Caio Soares, Deise Szalaj e Thaina Szalaj.O Circuito de Natação em Piscinas do Pólo Regional da FARJ está em fase final de definição e, em breve, terá seu calendário definido e boas emoções esperam pelos atletas e torcedores. Os participantes esperam por sua torcida.

Toda pessoa colocada em situação de afronta à sua moral poderá exigir na Justiça, indenização pelos danos morais. Por Tiago Dantas*

Uma situação é caracterizada como dano moral quando ocorre a violação ou ofensa à moral, honra, privacidade, intimidade, imagem e nome do indivíduo.
Diferentemente do dano material, que está relacionado a valores financeiros, o dano moral está ligado a lesões de ordem moral.
O dano moral se originou antes mesmo do Direito Romano, tendo no Código de Hamurabi seus primeiros indícios. De fato, a Lei na antiga Mesopotâmia já disciplinava algumas situações em que o dano de natureza moral poderia ser reparado pecuniariamente.
Sendo assim, toda pessoa colocada em situação de afronta à sua moral poderá exigir na Justiça, indenização pelos danos morais causados. O dano moral não deve ser confundido com aborrecimento. Em seu dia-a-dia o homem está sujeito a uma série de acontecimentos que podem enfadá-lo, porém nem tudo é caracterizado como dano de natureza moral. Dano moral é uma dor subjetiva que causa desequilíbrio emocional e psi-cológico no indivíduo, interferindo de forma intensa em seu bem-estar.
Não há provas relativas ao dano moral, mas sim, prova do fato que gerou a dor. A reparação de um dano moral não tem preço. Uma indenização nesse caso, não serve para reparar a dor da vítima, visto que isso é impossível, mas sim, para amenizar essa dor. Em outras palavras, o ofensor deve reparar o que for necessário para assim proporcionar as formas de retirar o ofendido do estado melancólico a que fora levado, não sendo possível reparar o estado de melancolia em si.

* Equipe Brasil Escola

Os 10 maiores mitos sobre a cerveja

01 - Cerveja normal ou light - As cervejas light têm em geral entre 90 a 100 calorias, contra as menos de 200 calorias das convencionais. Um amante de cerveja diz que a diferença é a mesma entre comparar um McDonalds com um Restaurante 5 estrelas. Os que buscam uma vida mais saudável e estão acostumados com dietéticos e light, dizem que a diferença é imperceptível. Portanto, a menos que você beba 300 cervejas por semana, opte por uma cerveja boa e convencional, nada de light.
02 - Quanto mais escura é a cerveja, mais álcool contém - Nem sempre. A cerveja Guinness, por exemplo, é preta, e tem 4,2% de álcool. A cor da cerveja vem do malte torrado, o que não representa nada no teor alcoólico. Já os demais componentes são responsáveis pelo álcool, mas não influenciam na cor.
03 - A cerveja fica com o gosto ruim se esquentar e gelar novamente - pode acontecer caso a cerveja passe pelo processo de gelar/descongelar por muitas vezes. Mas muitas pessoas acreditam que o gosto fica esquisito quando se gela uma cerveja que já foi gelada e voltou à temperatura normal. A cerveja pode estragar com o ar, a luz e o tempo. A temperatura não estragará sua cerveja a menos que seja extrema.
04 - As cervejas dos EUA têm menos álcool que as demais - Algumas pessoas notam uma diferença no rótulo, sobre o teor alcoólico das cervejas comercializadas nos EUA. Os americanos usam a média de álcool por peso, enquanto os demais países adotam o padrão de álcool por volume. Uma vez que a cerveja pesa menos que a água, as cervejas americanas apresentam números menores, mas não menos álcool.
05 - A cerveja Guinness servida na Irlanda é melhor - O processo de fabricação da cerveja é de baixo custo, então porque essas marcas arriscariam sua reputação ao fabricar cerveja diferente para exportação? Não faz muito sentido, e não é verdade. Com raras exceções, a cerveja exportada é exatamente igual à local. A única diferença é o frescor devido ao tempo gasto na exportação.
06 - A cerveja não deveria ser amarga - O amargo da cerveja vem de um componente (presente em todas cervejas) responsável pelos maltes doces e que age como conservante. Algumas cervejas têm mais (como a India Pale Ales) e outras têm menos, caso da Wheat Beer.
07 - As melhores cervejas estão nas garrafas verdes - as garrafas escuras (em geral marrons) protegem muito mais a cerveja da luz do que as claras (verdes ou transparentes). O mito surgiu depois da Segunda Guerra Mundial, quando os europeus consumiam cervejas importadas que eram produzidas e envasilhadas em garrafas verdes devido à escassez local.
08 - As cervejas da Tailândia contêm formaldeído - Acredita-se que as cervejas fabricadas em Singha contêm na fórmula formaldeído. A explicação mais aceitável é que as cervejas fabricadas em Singha contêm muito mais álcool e são muito mais amargas. Quando soldados americanos ou ingleses bebiam na Tailândia, ficavam bêbados com maior facilidade e muito mais rápido do que costumavam, além de sentirem um amargo muito mais intenso. A explicação sugerida é que continha formaldeído em sua fórmula. Loucura.
09 - A cerveja Corona é urina mexicana - Durante a década de 80, surgiu um rumor de que trabalhadores da fábrica de cerveja Corona (bem popular nos EUA) estavam urinando nos tanques das cervejas desti-nadas aos EUA. Certamente seria, no mínimo, desagradável, se fosse verdade. Mas como todo mito, isso causou transtornos para a fábrica – sua popularidade foi diminuindo entre os consumidores de cerveja americanos e quem se beneficiou com isso foi a Heineken. Peraí, e onde a Heineken entra na história? Ela foi a responsável por espalhar o rumor (aconteceu um caso similar a este aqui no Brasil, envolvendo a Coca-Cola e a Dolly). O responsável da Heineken admitiu a concorrência desleal e a Corona teve sua popularidade em alta novamente. Mas esse rumor é espalhado até hoje por todo o país!
10 - Mulheres não gostam de cerveja - Quem será que inventou isso?! Algumas mulheres bebem muito mais do que homens. Há milhares de casos em que a mulher agüenta beber muito mais do que o homem.


Bruna Schmitz vice-campeã na abertura do Mundial WQS 2008 na Austrália
Australiana Sally Fitzgibbons venceu tudo também barrando Diana Cristina no Pro Junior

Por João Carvalho*

Depois de Stephanie Gilmore, que em 2007 foi consagrada como a mais jovem campeã mundial do ASP Womens World Championship Tour logo no seu ano de estréia na divisão de elite, a Austrália apresenta mais um fenômeno na temporada iniciada com ótimas ondas em Phillip Island. Aos 17 anos de idade, Sally Fitzgibbons fa-turou o título mundial Pro Junior no início do ano em Sydney e neste sábado ganhou a primeira etapa do WQS 2008 surfando duas ondas incríveis na decisão contra a brasileira Bruna Schmitz. A paranaense de apenas 18 anos também comemorou o grande resultado, largando muito bem em segundo lugar na corrida por seis vagas no WCT. Ela marcou 2.150 pontos pelo vice-campeonato na Austrália e a campeã do Roxy Surf Festival lidera o primeiro ranking do ano com 2.500 pontos.
As duas começaram a grande final com ondas bem parecidas. Os juízes deram nota 6 para Bruninha e 6,5 para Sally. Mas, na segunda a australiana arrebentou, recebeu um 9 redondo e na sequência ganha um 7,75 para abrir larga vantagem sobre a brasileira. As maiores séries chegavam a 2 metros de altura em Woolamai Beach no sábado e Bruna foi valente. Deu o troco arriscando tudo numa onda que valeu nota 9,35 para continuar na briga do título, entretanto ainda precisava de mais uma boa que rendesse 7,40 pontos na metade da bateria de 30 minutos de duração.
Com exceção da semifinal que liderou de ponta-a-ponta contra a havaiana Bethany Hamilton, Bruna chegou até ali com viradas nos últimos minutos e essa era a esperança. Só que a australiana acha mais uma ótima onda e dois dos quatro juízes dão nota 10 nela, outros dois acharam que valia 9,5 e a média saiu 9,75, deixando a brasileira novamente numa grande desvantagem de 9,41 pontos. A situação ainda era possível de ser revertida pela boa condição do mar em Woolamai, mas não veio a onda da virada desta vez para Bruna Schmitz e a australiana mereceu a vitória.
Contra a indiazinha Tininha, Fitzgibbons surfou mais uma onda espetacular e levou outro 10 de um dos juízes, mas o resultado da nota foi 9,60. Ela já tinha começado com um 8 na primeira apresentação depois da final com Bruna Schmitz e da vitória no primeiro WQS do ano. Faltando 5 minutos para o término, o placar da bateria contra a Diana era de 17,60 pontos a zero, pois a paraibana só pegou sua primeira onda depois disso. Conseguiu nota 7,25 e foi só. Para Tininha, eliminada logo em sua estréia na etapa do WQS, esse campeonato só valia o prêmio, pois fazia parte das seletivas australianas para o Mundial Pro Junior 2008 da ASP, que será disputado no início do ano que vem.
A paraibana divide a 25a posição no primeiro ranking do ano com outra brasileira, Taís de Almeida, brasiliense que desde criança mora em Saquarema (RJ). Taís foi a primeira vítima da campeã em Woolamai Beach, mas por pouco, apenas 1 décimo, não despachou Sally Fitzgibbons logo em sua estréia no Roxy Surf Festival de Phillip Island.
CALENDÁRIO DAS PRINCIPAIS ETAPAS DO WQS FEMININO 2008 – níveis 4 a 6 estrelas:
1a etapa: Jan 21-27 – 6 star – Roxy Surf Festival em Phillip Island (AUS) – US$ 35.000 e 2.500 pontos
2a: Mar 10-15 – 4 star – Arrive Alive Central Coast Pro em Soldiers Beach (AUS) – US$ 25.000 e 1.500 pontos
4a: Mar 31-05 – 6 star – Midori Pro em Newcastle (AUS) – US$ 35.000 e 2.500 pontos
5a: Abr 07-12 – 5 star – Drug Aware Pro em Margaret River (AUS) – US$ 30.000 e 2.000 pontos
6a: Jun 18-22 – 6 star – Praia do Forte Open of Surfing na Bahia (BRA) – US$ 35.000 e 2.500 pontos
7a: Jun 30-05 – 5 star – The Mr. Price Pro em Durban, África do Sul – US$ 30.000 e 2.000 pontos
8a: Jul 23-26 – 6 star – US Open of Surfing em Huntington Beach, Califórnia (EUA) – US$ 35.000 e 2.500 pontos
9a: Jul 30-02 – 6 star – BPI Cascais Girls Festival em Cascais (PRT) – US$ 35.000 e 2.500 pontos
10a: Ago 04-09 – 5 star – Rip Curl Boardmasters Women em Newquay (ING) – US$ 30.000 e 2.000 pontos
11a: Ago 14-17 – 4 star – Billabong Girls Pro Itacaré na Bahia (BRA) – US$ 25.000 e 1.500 pontos
14a: Out 06-12 – 4 star – Rio de Janeiro International na Praia do Arpoador (BRA) – US$ 25.000 e 1.500 pontos
15a e última: Nov 12-24 – 6 star – OP Pro Hawaii em Haleiwa Beach no Havaí – US$ 35.000 e 2.500 pontos

Assessoria de Imprensa da ASP South America – (48) 3248-3732 – joaocarvalho@matrix.com.br

CIRCULANDO

Mais uma vez a “Capital Nacional do Surf”, a cidade que tem a praia que é uma das 100 melhores do mundo e a melhor do Brasil para a prática deste esporte, está fora da maior competição do calendário nacional, que é o SuperSurf.
Isto é um grande absurdo!
Skate
Muito maneira a nova pista de skate de Saquarema.
Com certeza, esta sim, é uma área de lazer apropriada para a galerinha jovem gastar suas energias praticando um esporte saudável.
Valeu!
Esportes
Encontro Nacional de Capoeira Muzenza; Campeonato de Futebol Americano, na Praia da Vila; Campeonato de Vôo Livre, na rampa de Sampaio Correa; inauguração da nova pista de skate; Campeonato de Futvôlei; 6º Passeio de Bugre Saquarema-Arraial do Cabo; o Boavista disputando a 1ª divisão do Campeonato Carioca; finais do Campeonato de Saquarema de Futebol (veteranos); Campeonato de Motocross; treinamentos no Centro de Vôlei, em Barra Nova; em breve campeonatos de surf e body boarder. Tudo isso rolando em Saquarema.
Ufa!Esta é, ou não é cada vez mais a “Cidade dos Esportes”?
No Carnaval 2008 Saquarema vai ferver!
O melhor do axé music na cidade!
A Prefeitura Municipal de Saquarema, através da Secretaria Municipal de Turismo promoverá programação especial para celebração do carnaval deste ano.
Serão espalhados vários trios elétricos pela cidade, comandados pelas bandas Timbalaê, Requebra e Dance in Bahia. Os shows acontecerão do dia 1º. ao dia 5 de fevereiro.
Além do desfile dos tradicionais blocos carnavalescos pelas ruas da cidade.
Exposição de Fantasias Artesanais resgatam um pouco da história de Saquarema
Está acontecendo na Casa de Cultura de Saquarema a Exposição de Fantasias Artesanais usadas na 1ª Feira Cultural de Saquarema. As visitações acontecem de 9 às 17h, durante todo o mês de janeiro e vai até a semana do Carnaval.
A realização é da Secretaria Municipal de Educação.
Faz sentido
Nada neste mundo faz sentido se não tocamos o coração das pessoas.
Se agente cresce com os golpes duros da vida, também podemos crescer com os toques suaves na alma.
Carnaval
Aí galera! Vamos nos divertir no carnaval com muita PAZ no coração.
Violência não!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

LEVE A VIDA COM HUMOR

Questão de escolha das palavras certas:
Uma senhora muito distinta estava em um avião vindo da Suíça.

Vendo que estava sentada ao lado de um padre simpático, perguntou:
– Desculpe-me, padre, posso lhe pedir um favor?
– Claro, minha criança, o que posso fazer por você?
– Eis o problema: eu comprei um novo secador de cabelo sofisticado, pelo qual paguei muito dinheiro. Eu realmente ultrapassei os limites da declaração e estou preocupada dele ser confiscado na Alfândega. Será que o senhor poderia levá-lo debaixo de sua batina?
– Claro que poderia, minha criança, mas você deve saber que eu não posso mentir.
– O senhor tem um rosto tão honesto, Padre, que estou certa que eles não lhe farão nenhuma pergunta – e lhe deu o secador.
O avião chegou a seu destino.Quando o padre se apresentou à Alfândega, lhe perguntaram:
– Padre, o senhor tem algo a declarar?
– Do alto da minha cabeça até a faixa na minha cintura, não tenho nada a declarar, meu filho – ele respondeu.
Achando a resposta estranha, o fiscal da Alfândega perguntou:
– E da faixa da cintura para baixo, o que o senhor tem?
O padre respondeu:
– Eu tenho um equipamento maravilhoso, destinado ao uso doméstico, em especial para as mulheres, mas que nunca foi usado.
Caindo na risada, o fiscal exclamou :
– Pode passar, Padre! O próximo...

CURIOSIDADES

Conselho de Segurança da ONU tem 5 lugares permanentes e 10 rotativos
O Conselho de Segurança da ONU – Organização das Nações Unidas é formado por quinze países, dos quais cinco têm lugar permanente: Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, França e China. Os dez restantes são eleitos a cada dois anos, em sistema rotativo.
Correr ao redor da Terra levaria 175 dias
O diâmetro da Terra foi calculado pela primeira vez por Eratóstenes, em Alexandria, entre 276 a.C e 196 a.C. Utilizando apenas cálculos matemáticos baseados nas projeções de sombras em diferentes lugares, o estudioso chegou ao resultado aproximado de 40.000 km. Hoje em dia, sabemos que a Terra possui 39.830 km, espaço que poderia ser percorrido por um maratonista que corresse sem parar, na velocidade média de 9,5 km/h, por aproximadamente 175 dias.

Alerta: construções irregulares

Por: Luciano Pimentel

Saquarema é um município premiado com belezas naturais de valor inestimável. Exatamente por esta razão, cautela adicional é necessária para a preservação deste ambiente premiado.
Além das áreas próximas a riachos, lagos e lagoas, vários logradouros tais como Itaúna, Vilatur, Ipitangas e outros estão inseridos dentro de uma Área de Proteção Ambiental denominada APA de Massambaba. Esta APA vai da ponte de Saquarema até Arraial do Cabo, passando por Araruama.
Qualquer construção de imóvel exige licenciamentos variados. No caso de Saquarema e demais municípios da região esta exigência torna-se ainda maior. Portanto, muito cuidado ao adquirir imóveis ou, caso já os possua e pretenda realizar alguma alteração ou construção, procure informar-se junto aos órgãos competentes sobre as restrições e licenciamentos aplicáveis a seu caso.
O fato de ser proprietário de um imóvel não que dizer que você possa fazer dele o que bem entenda. Dependendo do local, você pode necessitar de licença da Prefeitura, da FEEMA, SERLA, IEF, IBAMA e outros órgãos, bem como Cartório de Registro de Imóveis.
Temos visto com freqüência os noticiários apresentando operaçõe de demolição de imóveis irregulares. Em nossa região várias destas operações foram realizadas em Cabo Frio e Arraial do Cabo.
No último dia 20 de dezembro, foi realizada uma operação conjunta para coibir a prática de construções irregulares em áreas de proteção ambiental, especificamente, neste caso, na área abrangida pela APA de Massambaba, na jurisdição do município de Saquarema.
A operação envolveu o IEF, que é o responsável pela APA, a FEEMA, a SERLA, o BPFMA – Batalhão de Po-lícia Florestal e Meio Ambiente, Município de Saquarema, através de sua Secretaria de Meio Ambiente, além da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva Núcleo Araruama, do Ministério Público Estadual.
Foram demolidas apenas 6 construções devido à chuva que caiu durante a noite que antecedeu a operação, quase causando o cancelamento da dita operação. Vale lembrar que outros imóveis irregulares serão objeto de ações diversas e que o proprietário é responsável pela reparação dos danos causados, inclusive custos de demolição e recomposição do local afetado.
Esta é a primeira de uma série de operações que serão implementadas na área, visando a garantia da ordenação urbanística e ambiental na área da atuação da PJTC Núcleo Araruama.
Portanto, caso pretenda adquirir, alterar ou construir imóvel, procure se informar sobre as providências e licenciamentos necessários. Verifique toda a documentação. Não confie em promessas e não compre gato por lebre!

FELIZ IDADE

Amor e desejo não tem idade

Algumas pessoas deixam de fazer sexo por vergonha ou preconceito. Outras têm medo de sofrer um infarto. Não se preocupe: o ato sexual consome tanta energia quanto uma caminhada de uma hora. E faz bem a saúde. Procure manter vida sexual regular. Se houver qualquer problema, procure um médico.
A quem recorrer
Disque Saúde – telefone 0800-611997 – Serviço gratuito, que funciona todos os dias da semana das 8 às 18 horas. Pode ser acionado até por orelhão. Tira dúvidas sobre saúde e recebe denúncias (até anônimas) de mau atendimento no SUS.
Delegacia de Polícia, Ministérios Públicos Estaduais, Conselhos Estaduais e Municipais do Idoso – Denúncias de maus tratos contra idosos, pessoalmente, por carta ou telefone.
Procons – Denúncias contra empresas de planos de saúde.
Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde – Denúncias de problemas de atendimento no SUS.

TEATRO MÁRIO LAGO

Fevereiro

08 e 09 – Solange Couto em: Mulheres por um fio – Sábado 21h – Domingo 20h – Dellas Produções
17 – Os Três Porquinhos – Domingo 18h – Menta Produções
24 – Scooby – Dôo – Domingo 18h – Arte no Tom Produções
Março
08 e 09 – Chaves 2 – Sábado e domingo – 18h – Grupo Teatral Saquarte
21 e 22 – Nelson Freitas e Vocês – Direção: Chico Anysio – Sexta e Sábado – 21h – Goldonni Produções
29 e 30 – High School Musical (Escola Musical) – Sábado e Domingo – 17h – Do Valle Produções
Destaques: (vem aí, não percam)
18 e 19 de Abril – O Diálogo do pênis (Marcos Waimberg e Roberto Frota) – Goldonni Produções
02 e 03 de Maio – Paulo Silvino – Show em comemoração aos seus 50 anos de carreira – Goldonni Produções

8 anos do vazamento da Petrobras na Baía de Guanabara
Justiça multa em mais de R$100 milhões por não pagar indenização de R$1bilhão aos pescadores por vazamento de 2000

Sérgio Ricardo (Ambientalista)

No, dia 18 de janeiro, fez 8 anos do vazamento de 1,3 milhões de litros de óleo ocorrido em duto da PETROBRAS que liga a Refinaria Duque de Caxias (REDUC) com o terminal da Ilha D’Agua (Ilha do Governador). O vazamento DE 18/1/2000 causou grande impacto ecológico (poluição dos manguezais e praias, mortandade de peixes e aves), além de grande prejuízo econômico especialmente a milhares de pescadores artesanais que trabalham e tiram seu sustento há décadas nas águas da Baía de Guanabara. Após promover uma série de manobras jurídicas para evitar a condenação pelos impactos sociais e prejuízos econômicos sofridos pelos pescadores, a PETROBRAS foi condenada em janeiro de 2007 pela juiza da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça Estadual, Dra. Simone Gastesi Chevrand, que determinou o pagamento de verbas indenizatórias de danos emergentes e lucros cessantes no valor de R$ 1 bilhão a 19 mil pescadores. No entanto, a direção da empresa durante todo o ano passado descumpriu solenemente a decisão da justiça. Por causa disso a juíza aplicou ao longo do ano diversas multas na empresa poluidora sendo a última no valor de 10% do valor total da indenização, ou seja foi acrescida a dívida da empresa com os pescadores o valor de mais R$ 100 milhões! Pescadores de diversos municípios estão organizando novos atos de protesto (barqueatas) que podem levar inclusive à paralisação das instalações da empresa na Baía de Guanabara (refinaria, terminais etc). “É visível que nestes 8 anos houve um enorme empobrecimento de milhares de pescadores artesanais e de suas famílias já que devido ao grande volume de óleo que vazou do duto da PETROBRAS se intensificou a poluição ambiental na Baía que já vinha agonizando há anos com a poluição dos esgotos, lixo e óleo. Este acidente ecológico provocou redução da produção pesqueira e com isso muitos pescadores estão sem trabalho e diversas famílias vêm passando dificuldades financeiras. A direção da empresa tem um cadáver fedorento na sala que é a dívida social com os pescadores e o enorme passivo ambiental com a Baía de Guanabara. O pagamento da indenização devolveria uma parte da dignidade humana para estes trabalhadores(as) do mar, ela ajudaria a reconstruir a vida de milhares de pessoas. Está faltando sensibilidade social e respeito humano por parte da direção da empresa que, ano a ano, tem sido recordista mundial de produção de petróleo obtendo lucros astronômicos. A Política de Responsabilidade Social e Ambiental da PETROBRAS é de fachada já que se nega a honrar a sua maior dívida sócio-ambiental!”, afirma o ecologista Sérgio Ricardo que é testemunha dos pescadores contra a empresa na ação judicial da 7ª. Vara de justiça. O VALOR DA INDENIZAÇÃO A SER PAGA AOS PESCADORES PELA A PETROBRAS É A MAIOR DA HISTÓRIA DO PAÍS!
Maiores informações: Tel. 9734-8088, 9823-5474, 3366-1898

Dicas para o motorista

Dirigir não é brincadeira e é preciso tomar uma série de medidas para evitar até mesmo acidentes.
Comida – Faça sempre uma refeição leve antes de começar a dirigir. Se costuma dormir após o almoço, não dirija neste momento.
Álcool – Beber é muito mais arriscado do que se pensa. Então, evite qualquer gole.
Remédios – Não tome remédios tranqüilizantes ou que lhe dão sono, antes de dirigir.
Óculos – Se você depende de óculos, te-nha um par sobressalente no porta-luvas.
Calçados – Não dirija de sandálias ou chinelos. É perigosíssimo, pois, precisando fazer um movimento rápido com os pés, estes tipos de calçados podem prender nos pedais.
Braço – As portas não foram feitas para servirem de apoio. Portanto, nada de colocar os braços para fora do carro.
Mãos – As mãos devem estar sempre segurando o volante, em lados opostos e na horizontal.
Som – Use o rádio num volume que lhe permita ouvir as buzinas ou qualquer tipo de aviso que venha do lado de fora do carro. Nunca dirija com fones de ouvido.
Celular – Nem é preciso dizer que direção e celular não combinam. Mas muita gente ainda teima em usar o telefone ao volante. É perigoso e dá multa.
Fonte: Mão na roda

Cia de Dança Intercap

ACia Intercap de Dança Contemporânea voltou ao palco do Teatro Mario Lago (PMS) no dia 25 de Janeiro com o espetáculo “BRUMA DA PAIXÃO”, com direção de Ricardo Coelho e os bailarinos: Daniele Simas, Izabella Coutinho, Lívia Fa-rias, Vinelaini Moreira, Wanderlei Matos, Edson Coelho, Hylana Almeida. Vale a pena conferir.
A nova sede da CIA INTERCAP DE DANÇA CONTEM-PORÂNEA, já inaugurou com o nome “ESPAÇO ARTE COELHO”, na Orla da Lagoa, nº. 1101 antes do Iate Club de Saquarema tel: (22) 2651-2648. Que o espaço seja abençoado e traga muita sorte e trabalhos para o ano de 2008.

Yan Guimarães viajou para a Austrália para disputar o Billabong Pro Jr.

Por Claudinho de Itaúna
O surfista local de Saquarema, Yan Gui-marães, partiu no dia 21 de dezembro para a Austrália para participar do mundial sub-21 Pro Jr. pela equipe Brasileira.
Com 16 anos, ele é o mais novo integrante da equipe e vai estrear na Austrália seu novo patrocinador, a Rusty.
Seus resultados no profissional são realmente expressivos e pela qualidade de surf que vem apre-sentando nas competições, acredito que tenha boas possibilidades de trazer o título.
Como está sendo este final de 2007 para você?
Está sendo ótimo! Consegui um novo patrocínio, a vaga pro mundial foi excelente e espero que dê tudo certo.
Quem está gerenciando sua carreira?
Entrei para a Abillity agora, eles estão sendo meus empresários e tudo já tem começado a dar certo
Como está se sentindo com o novo patrocinador? Era o que esperava?
Ótimo, pois é uma marca grande e internacional que era o que eu estava precisando. Era o que eu esperava sim e está sendo muito bom, pois tem pessoas que me dão um suporte bem legal.
Como foi a disputa para conseguir lugar na equipe que vai ao mundial, você esperava conseguir a vaga?
Foi bastante difícil conseguir essa vaga, o mar no Peru estava bastante grande então eu cheguei à final bem cansado e acabei não conseguindo encontrar boas ondas, mas em Camburí tudo estava conspirando a meu favor, nem acreditei que eu consegui essa vaga
Este ano você já viajou para a França para disputar o King of the Groms Internacional, onde foi o Brasileiro mais bem colocado e também foi pra Indonésia. Acha que estas viagens foram importantes para aprimorar seu surf?
Com certeza. A Indonésia é um lugar muito bom para se treinar, depois que eu voltei dessa viagem eu senti que ficou mais fácil conseguir bons resultados.
Quais os seus planos para o campeonato na Austrália? Está indo mais por experiência ou acredita que tem chances de trazer o título?
Eu sei que é bastante difícil conseguir um bom resultado, mas eu vou dar tudo de mim, sei que se eu estiver no meu dia posso ganhar, o exemplo do Mineirinho que ganhou com 16 anos.
Antes desse ano muita gente não acreditava que você conseguiria resultados tão expressivos. Como você se sente tendo impressionado tanto? Rola uma pressão maior ou está se sentindo tranquilo?
Eu nem me preocupo, pois se eu for um bom sur-fista daqui a alguns anos vou ter que lidar com essas pressões normalmente.
Sei que você já sonhava com essa viagem à Austrália há muito tempo, como está a adrenalina agora na hora da partida?
Tento não me preocupar por que a viagem é longa (risos). Tenho ficado tranqüilo e não ficar nervoso para ter um bom desempenho no campeonato.
Agora com o novo patrocínio, espera ter condições de viajar mais em 2008. E vai dar para competir em algumas etapas internacionais do WQS, ou só as etapas que forem no Brasil?
Esse ano eu só vou correr as etapas do WQS mundial se eu for bem no Pró JR na AUS, mas caso isso não aconteça só vou correr os WQS do Brasil.
O que achou do desempenho de seu novo companheiro de equipe, Leo Neves, no WCT de Sunset no Hawaii? Como foi a torcida ai na sua casa no dia, você viu a final ao vivo?
Nem acreditei que o Makua virou no final, o Léo teve um desempenho realmente muito bom.
Que tal estar na mesmo equipe que tem surfistas como o Leo Neves, o Jamie O’Brien e o Josh Kerr?
Estou muito feliz de estar na equipe com esses caras que são realmente muito bons, mais feliz ainda de estar na equipe com o Léo que é um cara gente boa e mora em Saquarema.

Carnaval em Saquarema

Sábado (02/02) – 16h – TOURO (Gravatá)
Sai do Mercado Qualy, pega a N.S. Nazareth, sobe a 1ª à direita (Padre Manuel), sai na Rua Salgado Filho, segue até a Getúlio Vargas (voltando), pega a N.S. Nazareth, retornando a João de Vasconcelos.
Sabado e Segunda (02 e 04/02) – 20h – TRUCO (Centro)
Concentração no quiosque 09, na praia da vila, percorrendo toda orla e descendo no final do quiosque 01 e finalizando na praça da igreja.
Domingo (03/02) – 17h – TRUQUINHO (Centro)
Praça da Igreja N.S. de Nazareth, animando o carnaval para criançada.
Domingo (03/02) – 19h – SIRI DO BOQUEIRÃO (Boqueirão)
Sai da antiga Casa Elite em direção à Igreja, contorna a Praça, passa pelo Barão de Saquarema e vai para o local de saída.
Domingo (03/02) – 16h – SIRI QUE SAMBA (Jaconé)
Concentração e saída na Rua 96 com 17 em direção à praia.
Domingo e terça (03 e 05/02) – 18h – SAMBAQUI (Jaconé)
Concentração e saída na Rua 17, em direção à praia, finalizando lá.
Segunda (04/02) – 19h – BAFO DE BAGRE (Boqueirão)
Sai do Colégio Castelo Branco, pega a Rua São Gonçalo e vai até a Rua Castelo Branco e retorna pela Salgado Filho até o ponto inicial.
Segunda (04/02) – 10h – SOL GELOL (Jaconé)
Sai da Rua 106 com Rua 13, pegando a Rua 96 em direção à praia, encerrando no quiosque do Léo.
Segunda (04/02) – 12h – TCHAN GAY (Boqueirão)
Concentração no quiosque nº 25, em Boqueirão, seguindo pela Orla, sentido Vila, com chegada e animação no quiosque 09.
Domingo e terça (03 e 05/02) – 17h – MANJUBA (Vilatur)
Rua da Praia São Conrado na altura do DPO, volta até o final dos bandeirantes retornando para a praia São Conrado.
Domingo (05/02) – 21h – TIGRE VERDE VALE (Verde Vale)
Concentração e saída do Posto Mubravi, passando pela a praça de Bacaxá e na Rua da Lanchonete Bela Bel e descendo pelo Restaurante da Mac Bel.
Terça-feira (05/02) – 17h – TIGRE VERDE VALE (Verde Vale)
Concentração na quadra, no Verde Vale, percorrendo a Rua 08 de setembro, indo até o final da rua e retornando pelo mesmo percurso para a quadra.
Sabado (02/02) – 17h – BLOCO DO FUTUCA (Porto da Roça)
Concentração no Quiosque 15, percorrendo a Orla e finalizando em frente a Big Julias
Segunda (04/02) – 17h – BLOCO DO FUTUCA (Porto da Roça)
Saindo na sede do Bloco entrando na Avenida Saquarema, passando pelo supermercado Bassamar. E voltando para a sede do bloco.
Domingo (03/02) – 17h – VIRGENS DE ITAÚNA (Itaúna)
Sai da Oceânica com as Amen-doeiras, percorrendo a Oceânica ate o Mercado Itaúna.
Segunda (04/02) – 15h – BLOCO DA RAMA (Jaconé)
Concentração na Rua 15 com 96 seguindo até a Praia.
Segunda (04/02) – 14h – BLOCO DAS PIRANHAS (Bacaxá)
Saindo da Vila Pereira, para a praça de Bacaxá.
Domingo e terça (03 e 05/02) – 12h – BLOCO REQUEBRA (Praia da Vila)
Concentração em frente ao Saqua Suco, na praia da vila percorrendo pela orla até a Big Julias.
Sábado (04/02) – 16h – BLOCO CAMARÃO (Jaconé)
Saída na 96, esquina com a rua 15 em frente ao Bazar Multimarcas e seguida pela rua 96, terminando no quiosque Cabeludo.
Domingo e Terça (03 e 05/02) – 16h – BLOCO ALEGRIA DO GALO COQUEIRAL (Barra Nova)
Saída na Rua Litorânea, subindo na rua Tomé Ban-deira, passando pela avenida Salgado Filho, retornando pela rua Eurico Dutra.
Domingo e Terça (03 e 05/02) – 19h – BLOCO SAQUA BLOCO (Centro)
Concentração no quiosque 09, na praia da vila, percorrendo toda a orla e depois descendo na rua frente ao Big Julias, finalizando no bar do Márcio.
Sábado (02/02) – 18h – BLOCO BATUTEQUE DO SAQUAQUA (Vila Pereira)
Concentração no antigo bar do coelho, na rua do aterrado, pega a rua pereira sentido a praça de Bacaxá, finalizando na Alfredo Menezes.
Segunda (04/02) – 17h – BLOCO FOLIÕES DE JACONÉ (Jaconé)
Saída na Rua 100 com a 14, percorrendo pela rua 96 e descendo a rua 13 e voltando para rua 100.
Domingo (03/02) – 17h – BLOCO AFOGUEI O GANSO (Jaconé)
Rua das Cabanas
Quarta- feira – 14h –BLOCO CORVINA DA CATINGA (Centro)
Percorrendo pela orla da praia.
Domingo (03/02) – 17h – BLOCO UNIDOS DA RAIA (Raia)
Concentração no bar do Nei, per-correndo ao redor e retornando ao bar do Nei.
Segunda (04/02) – 18h – ACREDITE SE QUISER (Rio Seco)
Concentração no Quiosque 15, percorrendo a orla e finalizando em frente a Big Julias
Terça (05/02) – 20h – ACREDITE SE QUISER (Rio Seco)
Concentração enfrente a pizzaria, seguindo em direção o campo do Santa Cruz e retornando e encerrando no local da concentração.
Segunda-feira (04/02) – 21h – BLOCO MOCIDADE DA BASILEIA (Sampaio Correa)
Centro de Sampaio Corrêa
Domingo (03/02) – 13h – BLOCO QUE MERDA É ESSA (Jaconé)
Concentração na Rua 17, percorrendo até a praia.
Domingo, Segunda e Terça- 03/-04/05/02 – 20h – BLOCO DO MORRINHO (Sampaio Correa)
Concentração na padaria de Amarildo, na Basiléia, percorrendo a Rua 28 de setembro e retornando a padaria.
Domingo e Terça (03 e 05/02) 17h BLOCO TURMA DA BAGUNÇA (Boqueirão)
Saída Prof. Valquides Lima. Nº45 (bar do Sapão) em Boqueirão, até o quiosque Duro na Queda.
Domingo e Segunda (03 e 04/02) 17h BLOCO ITAÚNS (Itaúna)
Concentração no quiosque Rainha do Mar, percorrendo a Av. dos oceanos e passando pela pizzaria da Praia e bar do Pipico em direção ao local de saída.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Entrevista Juscelino

O Jornal Litoral de Saquarema bate um papo com Juscelino Barbosa dos Santos, nascido em 15/06/69, na cidade de Saquarema.
Você tem quanto tempo trabalhando com política?
– Vinte anos. Tudo começou em 1998 quando Carlos Campos foi prefeito, Peres era vereador, e eu e minha irmã eramos cabo eleitoral deles, depois que vi Carlos Campos e Peres eleitos me entusiasmei e com isso estou até hoje.
Como foi essa continuidade?
– O deputado Paulo Melo ficou dois anos no mandato como vereador e se candidatou a deputado estadual. Peres se canditatou a prefeito em 1992, apoiado na época pelo prefeito, Carlos Campos. Naquelas eleições quem ganhou para prefeito foi o Dr. João, ficamos muito tristes pela batalha perdida. Mas não paramos por aí, nas eleições de 1996 Peres veio de novo candidato a prefeito e me convidou a ser candidato a vereador, rapidamente aceitei. No final, outra decepção, pois Carlos Campos havia ganho para prefeito. Perdemos a segunda batalha.
Então em 2000, nos preparamos bem e me candidatei pela segunda vez, juntamente com Peres. Desta vez o resultado foi favorável ao grupo e Peres venceu para prefeito. Aí então é que ganhamos a guerra.
Porque você não se candidatou novamente?
– Simplesmente por que eu precisava adqüirir mais experiência.
Do ano de 2001 à 2004 fui diretor de obras, patrimônio e melhoramentos da Associação de Moradores e Amigos de Jaconé.
No ano de 2004 novamente nos preparamos para disputarmos mais uma eleição, só que, desta vez era uma reeleição do prefeito Peres, em seguida fui convidado pelo vereador José Nunes Neto, o popular Zequinha de Jaconé, para fazer parte de sua assessoria. Neste ano o prefeito Peres foi reeleito.
E nessa próxima eleição quais são os seus planos?
– Bem, tudo estava provisóriamente acertado para a mi-nha candidatura de 2008. Então a cerca de sete meses recebi um convite do vereador Cabral para apoiá-lo, não pensei muito e logo aceitei, até porque eu sempre o admirei muito como cidadão e como um político trabalhador, honesto e respeitado.
Trabalhando esse tempo todo com Cabral decidi que enquanto ele vier candidato à reeleição para vereador eu não me canditaria. Só serei canditato a vereador se um dia ele vier canditato a outro cargo.
O que te desanima na política?
– Fico muito desanimado quando um trabalhador não é reconhecido. Por exemplo o deputado estadual Paulo Melo, que transformou Saquarema em uma cidade digna de se viver e mesmo assim os adversários políticos o criticam dizendo que ele não faz nada , então quem fez as obras que estão sendo realizadas? Deputado nenhum na história de Saquarema realizou tantas obras em tão pouco tempo.
Termino deixando bem claro que voto no deputado Paulo Melo e ficarei feliz se um dia eu puder votar nele para governador do estado do Rio de janeiro.
“Nunca se esqueçam,
Dá aquele que um dia
Te deu uma mão
Pois um dia você pode
Precisar de duas.”

Capital Inicial em Saquarema

Bombou geral!
O grande show da Banda Capital Inicial atraiu um público de mais de 40 mil pessoas no dia 12 de janeiro, na praça Nossa Senhora de Nazareth, em Saquarema. O evento serviu como abertura do verão na cidade.
Além de curtir os maiores sucessos da Banda, como as músicas “O Pas-sageiro”, “Fátima”, “Cai a noite”, “Independência”, entre outras, o público também desfrutou de uma perfeita parceria entre o grupo e o “Dinossauro do Rock” o roqueiro Serguei.
Organizado pela Prefeitura Municipal de Saquarema em parceria com a Secretaria de Turismo, o show contou com a presença de autoridades, empresários e do público em geral.







Febre Amarela

Afebre amarela é uma doença infecciosa, causada pelo vírus amarílico. A doença ataca o fígado e os rins e pode levar à morte. Existem dois tipos diferentes de febre amarela: a urbana e a silvestre. A principal diferença é que nas cidades, o transmissor da doença é o mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. Nas matas, a febre amarela ocorre em macacos e os principais transmissores são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, que picam preferencialmente esses primatas.
Esses mosquitos vivem também nas vegetações à beira dos rios. Primeiro picam o macaco doente e depois, o homem. É importante ressaltar que a febre amarela silvestre só ocorre em humanos ocasionalmente. São os macacos os principais hospedeiros. Os mosquitos transmissores só picam homens que invadem o habitat dos macacos.
A maior incidência da doença acontece nos meses de janeiro a abril, período das chuvas. Nessa época, há um aumento da quantidade do mosquito transmissor e maior atividade agrícola, que leva ao deslocamento de um número maior de pessoas às áreas com risco de transmissão.
Prevenção
Além das campanhas de vacinação, é necessário informar a população sobre a ocorrência da doença e como evitá-la. O risco da reintrodução da febre amarela urbana pode ser reduzido com o controle do Aedes aegypti. O mosquito transmissor prolifera em qualquer local onde se acumule água limpa parada, como caixas d'água, cisternas, latas, pneus, cacos de vidro e vasos de plantas.
Dos ovos surgem as larvas, que, depois de algum tempo na água, vão formar novos mosquitos adultos. O combate ao mosquito deve ser feito de duas maneiras: eliminando os mosquitos adultos e, principalmente, acabando com os criadouros de larvas.
A grande maioria das pessoas escolhe o verão para curtir as férias. Mas para tudo correr bem é preciso se programar. Escolher o lugar, hospedagem, roteiro, passagens, arrumar as malas e, não menos importante, se vacinar contra doenças que podem estragar esse momento tão esperado. Uma delas é a febre amarela. A vacina está disponível nos postos de saúde de todo o Brasil e nos postos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) presentes em todos os aeroportos do País. Os portos e aeroportos mantêm permanentemente postos de vacinação.
Recomenda-se que todas as pessoas, especialmente turistas, com destino às regiões consideradas áreas endêmicas da febre amarela tomem a vacina. As regiões Norte e Centro-Oeste, o estado do Maranhão e oeste dos estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os locais de maior risco de se contrair a doença. O ideal é se vacinar com dez dias de antecedência para que o organismo tenha tempo de produzir anticorpos.
Qualquer pessoa pode se vacinar. A dose não apresenta contra-indicações e deve ser tomada a partir dos seis meses de vida nos locais de risco e dos nove meses em áreas indenes. A recomendação é que todos os que estão planejando passar suas férias nas regiões endêmicas da febre amarela procurem os postos de vacinação.

Como posso criar um criminoso?
Por Irmão Zé Luiz

ABíblia nos ensina em Pro-vérbios 22.6: “Ensina a criança no caminho que de-ve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele.” A chefia de polícia de Houston, Texas (EUA), publicou as seguintes diretrizes irônicas sobre a educação de filhos:
Como posso conduzir meu filho a caminhos errados?
1. Desde pequeno, dê ao seu filho tudo que ele deseja.
2. Ache graça quando seu filho disser palavrões, pois assim ele fi-cará convencido da sua originalidade.
3. Não lhe dê orientação espiritual. Espere que ele mesmo escolha “sua religião” depois dos 21 anos de idade.
4. Nunca lhe diga que ele fez algo errado, pois isso poderia deixá-lo com complexo de culpa.
5. Deixe que seu filho leia o que quiser... A louça deve ser esterilizada, mas o espírito dele pode ser alimentado com lixo.
6. Arrume pacientemente tudo que ele deixar jogado: livros, sapatos, meias. Coloque tudo em seu lugar. Assim ele se acostumará a transferir a res-ponsabilidade sempre para os outros.
7. Discuta freqüentemente diante dele, para que mais tarde ele não fique chocado quando a família se desestruturar.
8. Dê-lhe tudo em comida, bebida e conforto que o coração dele desejar. Leia cada desejo nos seus olhos! Recusas poderiam ter perigosas frustrações por conseqüência.
9. Defenda-o sempre contra os vizinhos, professores e a polícia; todos têm algo contra seu filho!
10. Prepare-se para uma vida sem alegrias – pois é exatamente isso que o espera!

Quem “educar” seus filhos des-sa maneira, realmente deve esperar anos difíceis, pois a Bíblia diz em Provérbios 29.15b: “...a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe”. Aquele, entretanto, que seguir a Palavra de Deus na educação, experimentará o que diz Provérbios 29.17: “Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma.” (Norbert Lieth)

Comida e bebida na praia: todo cuidado é pouco

Por Adriana Bifulco

Ir à praia é muito bom, especialmente durante o verão. Mas além do sol, das ondas e do batepapo, sempre rolam os salgadinhos, a água de coco e a cerveja à beira-mar. É nesse momento que se deve ter cuidado redobrado.
Isso porque o calor – na praia a temperatura costuma ultrapassar os 30ºC – e a umidade favorecem a proliferação de bactérias. Por isso, não é aconselhável consumir alimentos que levam maionese, ovo, molhos, queijo e camarão, que não podem ficar muito tempo sem refrigeração.
É melhor levar alimentos de casa, acondicionados em caixas de isopor ou bolsas térmicas. Dê preferência às frutas – exceto as cítricas (figo, limão, abacaxi, mamão, laranja, manga) cujo sumo, em contato com a pele, pode provocar manchas sob o sol e os legumes (pepino, tomate, cenoura e salsão). Para facilitar a vida, é bom levá-los já lavados e cortados.
Os lanches naturais também matam a fome e impedem que você e sua família acabem ingerindo alimentos contaminados. Prepare sanduíches com cenoura ralada e peito de peru. E se for impossível resistir à famosa espiga de milho, contente-se em colocar apenas um pouco de sal sobre ela e esqueça a manteiga, que deve ser mantida sob refrigeração e, obviamente, não é o que acontece na praia.
O alerta também vale para a hora de matar a sede. De acordo com o biomédico Roberto Figueiredo, o doutor Bactéria, é preciso dar preferência aos copos descartáveis – que devem ser destruídos após o uso – e aos canudos embalados um a um pelo fabricante. Depois de tomar o suco ou o refrigerante, dê um nó neles para impedir que sejam reutilizados.
GELO – Trata-se de uma fonte de contaminação externa de latas, outras embalagens e também dos cocos. Inadvertidamente, os vendedores manipulam as embalagens nos isopores e, na seqüência, também mexem com dinheiro. De acordo com pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Alumínio (Abal) ao Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea), do Instituto de Tecnologia de Alimentos de São Paulo), no gelo utilizado para o resfriamento de bebidas e manipulado pelos ambulantes, costuma haver níveis de contaminação de organismos aeróbios mesófilos, bolores e leveduras acima de 50 unidades formadoras de colônia por centímetro quadrado (ufc/cm2), índice superior ao considerado aceitável pela Organização Pan-Americana de Saúde.
Outro vilão da estação quente é o queijo coalho. Além de não serem mantidos sob refrigeração, os pedaços são assados em latas de tinta, o que é tóxico à saúde.

Fique atento!

Para ajudar a melhorar a qualidade de nossa vida precisamos ter cuidado com tudo que utilizamos. Você sabia que mais de 94% do lixo que chega no Aterro Sanitário é composto de materiais que poderiam ser reciclados, reutilizados e até reduzidos?
Se temos conscientização ambiental selecionamos logo em casa o lixo seco e o orgânico. O lixo seco podemos reciclar e o orgânico enviamos para a coleta comum ou aproveitamos como adubo natural no jardim ou na horta. Procure saber onde tem um ponto de reciclagem mais próximo de sua casa!
É preciso preservar nossas águas
Veja no exemplo ao lado o tempo de decomposição dos materiais jogados nos rios, lagoas e no mar:



Beatriz Mesquita conquista a faixa roxa
Beatriz Mesquita comemora suas realizações esportivas em 2007 e encerrou sua atividade pedagógica aprovada para cursar o 3º ano do ensino médio em 2008. Bia está radiante por conseguir se organizar para todos os compromissos, como os treinos Rio e Saquarema, preparo físico na musculação, competições, viagens, curso de inglês, colégio, etc. A maratona foi intensa, mas determinação e atitude não lhe faltaram.
Beatriz também comemora sua graduação a faixa Roxa realizada no final do treino em dezembro/2007 na academia Gracie Humaitá/RJ, Bia recebeu muitos elogios ao seu desempenho durante o ano e foi promovida pelo mestre Royler Gracie, um dos maiores ídolos do jiu-jitsu nacional e internacional e professor da Equipe Gracie Humaitá, coroando em grande estilo todos os títulos conquistados ao longo de 2007, como: CAMPEÃ MUNDIAL categoria adulto na Califórnia Estados Unidos, seguido pelo de CAMPEÃ SUL AMERICANA na categoria e no absoluto adulto pela IBJJF, BICAMPEÃ DA COPA DO MUNDO categoria adulto pela CBJJO, CAMPEÃ PAN-AMERICANA categoria adulto pela CBJJE, além do 6º Brasileiro e 9º Estadual. Estiveram presentes na graduação o seu professor Luis Fernando (Vento Sul), os faixas pretas Letícia Ribeiro, Fabrício Morango, Rolker Gracie e vários amigos de treinos.
Lembramos que Bia é menor púbere e por tanto para competir na categoria adulto é exigido pela Confederação um Alvará Judicial para cada evento, o que abrilhantou mais ainda suas conquistas, fazendo da vitória o seu limite!
Beatriz Mesquita agradece a especial colaboração da vice-pre-feita Srª. Franciane Melo e do Sr. Jorge L. Mota gerente da Honda Moto Wave Bacaxá/Araruama, para sua viagem a Florianópolis na conquista do Campeonato Sul Americano de Jiu-jitsu, realizado em novembro de 2007.
Bia, mesmo em período de férias, continua treinando intensamente para realizar novas conquistas em 2008. Sem dúvidas, nossa atleta é um exemplo a ser seguido.




Cecierj oferece 5mil vagas para cursos gratuitos para professores

A Fundação Centro de Ciências e de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), órgão vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Rio de Janeiro, abriu as inscrições para os Cursos de Extensão para professores a partir do dia 15 de janeiro. A idéia é atualizar o conteúdo desenvolvido nas salas de aula pelos professores de escolas públicas e particulares do estado.
As oportunidades são para cursos de atualização semipresenciais nos municípios de Angra dos Reis, Bom Jesus do Itabapoana, Campos, Cantagalo, Duque Caxias, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rio de Janeiro (Mangueira e Campo Grande), Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.
Até 10 de fevereiro os interessados poderão se candidatar a uma das 5 mil vagas distribuídas entre os cursos de Biologia (500), Educação em Ciências (500), Física (600), Geografia (800), Informática Educativa (1000), Matemática (1000) e Química (600).
Podem se inscrever professores das áreas específicas e afins, assim como graduados e licenciandos de último ano. Caso o número de candidatos exceda o número de vagas disponíveis na disciplina se dará prioridade: aos professores de escolas públicas em exercício no estado do Rio de Janeiro, considerando as áreas de formação e atuação, aos professores das escolas particulares, aos graduados na área específica e aos licenciandos de último ano.
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente via internet, através do preenchimento da ficha de inscrição no site www.cederj.edu.br/extensao, no período de 15 de janeiro a 10 de fevereiro. Vale ressaltar que para se inscrever no curso de atualização de professores, o candidato deverá ter domínio da navegação na internet e ter um e-mail pessoal ativo.

Mais informações pelo site
www.cederj.edu.br/extensao ou pelos telefones 0800 2823939 e (21) 2299-9490.

Sob nova direção

Foi eleita agora em janeiro, a nova diretoria da Associação de Surf de Saquarema.
A Chapa 1, que tem o Nena como presidente, contou com o apoio do vereador Kinho, e foi eleita para o biênio 2008/2009.
Componentes da Chapa 1:
Presidente – Nena
Vice-Presidente – Pierre
Diretor Financeiro – Cal
Diretor Social – Marcelo Mourão
Diretor Executivo – Jacaré
Diretor de Patrimônio – Mauro
Diretor de Meio Ambiente – Marquês
Diretor Secretário – Michel Jefeferson
Conselho Deliberativo – Tonzinho, Elton, Jeff, Abel, André Rocha, Marlon Azeredo, Nelito Sá Ferreira.
Suplentes – Daniel Gomes, Alexandre Gomes Ferreira, Saulo Rodrigues.Conselho de Surfista – Leandro Patrício, Jimmy Aguiar, Soró, Charles Chan, Rafael Guimarães.
Parabéns para a nova diretoria!


Pista de Skate completa etapa de obras no centro de Saquarema
Diversão e lazer para os jovens saquaremenses. Foi com esse propósito que o Prefeito Peres inaugurou no dia 18/01 a Pista de Skate Profissional no centro da cidade.
A pista tem aproximadamente 450 m2 construídos no Centro da cidade com capacidade para uso simultâneo de 20 skatistas. É dividida em duas partes, uma atende a crianças de até doze anos e a outra aos profissionais desse esporte radical.
Projeto do Secretário de Obras, o Arquiteto Anderson Martins dos Santos, com apoio da empresa Wave Rock, a pista é um compromisso do Governo Peres com praticantes do esporte, que reivindicavam uma pista profissional desde a demolição da antiga pista na Praça do Canhão.
“Havia um pedido muito grande da garotada que sempre cobrava uma nova pista de skate desde que a antiga foi demolida. Acho que agora a gente completa a revitalização do centro de Saquarema, com a nova Praça Antenor de Oliveira, a Praça de Eventos, o Calçadão da Vila e a nova Praça Oscar de Macedo Soares. Nosso objetivo é tornar a cidade mais bonita para oferecer não somente para quem mora, mas também para quem visita” – Afirmou o prefeito.
A vice-prefeita Franciane Melo não deixou passar a oportunidade de falar sobre a obra. “É sempre muito bom estar aqui entregando essa obra. Eu tenho um irmão e um filho que praticam esse esporte, para eles e para toda a população essa pista é uma grande obra” – declarou a vice-prefeita.
Após a inauguração, a festa ficou por conta dos alunos da Escolinha de Skate do Professor Grilo, que deram um show de técnica e profissionalismo na pista.