quinta-feira, 14 de maio de 2009

Animais abandonados em Saquarema

Dra. Susana Rezende Mascarenhas Campos*

As ruas estão repletas de cães e gatos que, na sua grande maioria, foram abandonados por seus donos. Muitos desses bichinhos ainda são filhotes e, por mais incrível que possa parecer, boa parcela desses animais são de raça.
Os motivos mais citados em relação ao abandono são: mudança de endereço, viagens, falta de tempo, condições financeiras, desistência da criança em ter ou cuidar de um animal, gravidez, doença na família, separação, entre outros. O abandono de animais, além de ser um ato criminoso e cruel, traz diversas conseqüências para a população. Vivendo nas ruas, praias, praças e portas de estabelecimentos comerciais, os animais prejudicam até mesmo o turismo da cidade.
As estimativas da quantidade de animais abandonados nas ruas de Saquarema são pouco precisas e não oficiais.
Muitos deles acabam atropelados, envenenados, maltratados ou tendo uma vida miserável até o final dos seus dias. As conseqüências geradas são muitas, proliferação desenfreada de animais de rua e diversas doenças, tais como: toxocarose, equinococose-hidatidose, síndrome da larva migrante cutânea, larva visceral ou ocular, raiva, toxoplasmose, leptospirose, dermatofitose, doença do arranhão do gato entre outras. A principal forma de contaminação do homem é o contato com animal doente. Na maioria das vezes o animal de rua, não são vacinados, nem acompanhados por veterinários ou órgãos competentes.
Quase sempre são as crianças as mais acometidas por doenças transmitidas pe-los animais, por terem maior afinidades com os mesmos.
Instruções que devem ser seguidas, caso você seja mordido por um animal de rua: lavar a ferida com água e sabão e aplicar um antiséptico (álcool, iodo, etc.). Quando possível, manter o animal em observação e encaminhar o acidentado para atendimento médico (vacinação, soroterapia).
A esterilização (ou a castração) de animais domésticos, associada à adoção, é fundamental para controlar a natalidade e evitar doenças transmissíveis para população.

O Brasil é subscritor da “Declaração Universal dos Direitos dos Animais”
Todos os bichos o mesmo direito à vida e à existência, o direito à consideração, à cura e à proteção do homem e o direito ao respeito. Declara o repúdio à tortura para com os animais, impedindo a destruição ou violação da integridade de um ser vivo. “Todos os animais nascem iguais diante da vida e tem o mesmo direito à existência” (artigo 1º); “Cada animal tem o direito ao respeito” (artigo 2º-A); “O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais ou explorá-los, violando esse direito.”

A Bíblia Sagrada nos exorta em Provérbios 12.10, que:
“O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel”

*Médica Veterinária


Escola de Surf de Saquarema
Por Adriana Rastafari

A Escola de Surf de Saquarema vem fazendo um excelente trabalho há 16 anos. Donos de dois títulos de vitória em campeonatos entre escolas de surf, os professores Nena e Tom mobilizam crianças, adolescentes, adultos e idosos para a importância do esporte, sempre com muita dedicação e perseverança formando grandes atletas e lembrando a importância de um futuro profissional, não somente se referindo ao surf, mas também em sua vida pessoal, mostrando a grande onda que é estudar e crescer, e que o equilíbrio é fundamental. Na Escola de Surf de Saquarema, há alunos que podem mostrar este lado da vida, dividindo a vida profissional com o esporte, e isto é gratificante. Afinal não há nada mais prazeroso e saudável se lançar ao mar após um dia de trabalho!
E com talento, simpatia, muito carisma e, é claro, disciplina, os professores incentivam seus alunos, o dever de casa das crianças é, cuidadosamente, dedicar-se ao desenvolvimento escolar. Nena e Tom fazem com que os alunos compreendam melhor este lado da Vida.
Desenvolvendo este belíssimo e gratificante trabalho com deficientes físicos e idosos, dando às pessoas mais qualidade de vida, mostram que através do surf tudo é possível!
Os dois rapazes ainda tem muito por fazer: Etapas da Escolinha (Campeonatos), eventos ecológicos e culturais. O ano de 2009 promete para os alunos e para todos na ESCOLA DE SURF SAQUAREMA!
Utilizamos o Jornal como meio de agradecim
ento e congratulação para os rapazes, pelo trabalho, força e garra como conduzem os alunos!
Galerinha, não se esqueça do quanto é importante praticar esportes, seja qual for. Pratique! Tenha mais qualidade de vida! Não podemos nos esquecer da preservação ambiental! Lembre-se: Lugar de lixo é no lixo, diga não às queimadas, à pesca predatória, à exploração desonesta e criminosa das nossas florestas e à matança de nossos animais! Siga este exemplo e faça um futuro diferente!

ALOHA E BOAS ONDAS!

sábado, 2 de maio de 2009

EDITORIAL

Região dos Lagos, 478.811 habitantes. Praia de Saquarema: cartão postal do Rio de Janeiro, um dos lugares mais lindos para se viver. Um dos piores lugares para se morrer...
2.004,003 km² de extensão cobrem a Região dos Lagos. Dois IMLs, atendem a toda essa população, tanto pessoas carentes, como turistas, porque no final, meus amigos, somos todos iguais.
A cidade de Saquarema não conta com nenhum rabecão para atender à sua população e, infelizmente, nós só descobrimos este descaso dos nossos governantes, quando o pior aconteceu conosco.
Foi só aí que eu descobri, quando vi a melhor pessoa que eu conheci e, para muitos que tiveram o privilégio de conhecê-lo, uma das pessoas mais agradáveis de se conviver virar mais uma vítima deste descaso.
Acrescido a este cenário, ainda podemos colocar mais um personagem, um motorista irresponsável, bêbado ou que, simplesmente, foi covarde o suficiente para não socorrê-lo.
E para que o teatro fique completo, temos uma população, que para se defender dos excessos de velocidade, coloca, a bel-prazer, “quebra-molas” de forma aleatória e sem critério, porque o município não demonstra interesse em colocá-los.
Precisa de mais alguma coisa? Sim, falta citar as “pessoas”, se é que se pode chamá-las assim, estas que roubam um recém-falecido. Roubaram um anel e uma pulseira que pouco vale para quem levou, mas que vale uma fortuna para os filhos que gostariam de tê-los como mais uma recordação do pai. Como complemento de todo este teatro, a perícia não foi feita no local.
Fatalidade? Descaso? Conjunto de fatalidades e de descasos que em um segundo viram desgraça e levam a vida de pessoas que a têm por direito.
Fatalidade que levou o meu amor, meu companheiro de 24 anos de convívio, meu amigo, minha alegria e pai de meus filhos. Descaso com a vida que deixou duas crianças sem pai... Um homem jovem, cheio de sonhos e que, enquanto esteve por aqui, só fez amigos e proporcionou alegria às pessoas que o cercaram.
Bom filho, bom marido, bom pai, bom amigo... Enfim, um ser humano de luz, com um espírito esclarecido, com uma vontade educada para o bem e que só cultivou o afeto, a amizade, a alegria e o amor verdadeiro, desinteressado e puro.
Até um dia, meu amor.

Soraia Magalhães

Fechado com chave de ouro
As finais dos campeonatos agitaram a galera e fizeram a alegria dos técnicos que viram seu trabalho recompensado.
Como prometi, aqui estão os resultados das competições que encerraram a temporada 2008 de natação na nossa região.
Começamos com o Campeonato Estadual de Águas Abertas, que teve a equipe da Aquática Dejamo/Esquadra de Rio das Ostras como campeã, o Grêmio Luzitano em segundo e em terceiro a INTER AÇÃO Academia de Saquarema, que se destacou entre as mais de 50 equipes participantes do Campeonato. A equipe de Saquarema, apesar de contar com um número bem menor de atletas, terminou com uma diferença pequeníssima para os primeiros colocados, que, em algumas etapas, chegaram a ter mais do dobro de atletas da equipe saquaremense, mas nos resultados individuais os atletas da Inter Ação mostraram sua força com mais de 60% de seus componentes ficando entre os três primeiros da categoria.
Nas finais do Circuito Regional de piscinas, os resultados foram contestados, pois o diretor do Pólo Regional e técnico de uma das equipes favoreceu sua entidade, desrespeitando o regulamento e tomando partido unilateralmente para que sua equipe se tornasse a campeã do circuito. Apesar dos protestos de vários técnicos o representante da Federação na Região dos Lagos preferiu mostrar que seu poder estava acima do regulamento e manteve o resultado, que ficou assim: Campeã??? A Aquática Dejamo de Rio das Ostras com 3943,5 pontos, Vice-campeã a INTER AÇÃO Academia de Saquarema com 3881 pontos e em terceiro lugar a Natação no Mar de Rio das Ostras com 2260 pontos.
Já nos Campeonatos do Rio de Janeiro, os atletas federados deram um show de participação trazendo para nossa região os melhores resultados dos últimos anos, com dois campeões estaduais: INGRYD PINHEIRO E LUANA SOBRAL. Além de vários atletas entre os melhores do estado como: Luiza Brandão, Marcos Paulo Filho, Andreza Novello, Daniel Domingues, Caio José Ribeiro, Rebecca Silveira, Jean Claude Gonçalves, Gabriela Monnerat e Caio Soares, que a cada dia se mostram mais promissores em suas performances.
E encerrando, o I FESTIVAL DE NATAÇÃO DA INTER AÇÃO, que fechou o ano dos atletas com uma competição interna, que reuniu os alunos desde o aprendizado até os federados. Foi sensacional! Centenas de pessoas entre parentes, amigos e atletas prestigiaram o evento e puderam ver de perto a trabalho sério que vem sendo desenvolvido em nossa cidade, que vem colhendo resultados excelentes e, principalmente, dando a oportunidade aos nossos jovens de praticar uma atividade saudável e aprender a se socializar e a respeitar regras, além de fazer novos amigos independentemente de serem eventuais adversários.
Parabéns galera e um ótimo ano novo a todos. SAUDAÇÕES AQUÁTICAS!

“Eu vim para que todos tenham vida”
Novena de Natal 2008

Missa de Natal
Quarta dia 24 às 20h (Missa do Galo) – Igreja da Matriz
Quinta dia 25 (Natal):
8h – Igreja de Sampaio Corrêa
10h – Igreja de São Lourenço (Jaconé)
18h – Igreja de São João Batista (Centro)
Missa de Ano Novo
Quarta dia 31 às 20h – Igreja da Matriz
Quinta dia 01:
8h – Igreja de Sampaio Corrêa
10h – Igreja de Jaconé
17:30h – Igreja da Matriz
19:30 – Igreja São João Batista (Centro)

Beatriz Mesquita, a maior colecionadora de títulos no Jiu-jitsu da região dos Lagos
Beatriz encerrou o ano de atividades esportivas, seu primeiro na faixa roxa, com saldo positivo. A única atleta na categoria feminina campeã nas três confederações: CBJJ, CBJJE e CBJJO com um total de cinco títulos mundiais.
A última competição deste ano foi o Sul-Americano realizado em Florianópolis – SC, nos dias 8 e 9 de novembro pela CBJJ, onde Bia sagrou-se Bicampeã na categoria leve e no absoluto.
Nesta maratona Bia também trouxe da Bahia o título de Bicampeã Panamericana pela CBJJE na categoria leve e vice-campeã no absoluto, na competição realizada em Salvador entre os dias 24 e 26 de outubro. O evento contou com a cobertura das emissoras de TV Globo e SBT da Bahia para divulgação. Entre os entrevistados estava nossa Atleta de Ouro que roubou a cena como a estrela da arte suave e distribuiu muitos autógrafos com fotos aos admiradores que já a conheciam por terem lido a sua entrevista na revista “Tatame” na edição de agosto no site “X-Combat”.
“Foi muito gratificante ser reconhecida no Nordeste como a mais jovem atleta de jiu-jitsu, competindo na categoria adulto e a única campeã nas três confederações.” – Declarou Bia, levando Saquarema ao pódio do Nordeste ao Sul do Brasil e ao exterior.
* Beatriz agradece o patrocínio da POUPEX e o apoio do Deputado Paulo Melo, Prefeita Franciane Melo, colégio SEI Anglo, Climos e Honda Moto Wave.

Nossa Senhora da Conceição
8 de Dezembro


Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras:
“Ave Maria, cheia de graça”; nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e, já que vós chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos.

Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós.

O Corpo de Bombeiros de Saquarema não possui veículo próprio para remoção de cadáveres

Dono do jornal “Litoral de Saquarema”, Marco Antonio foi vítima de atropelamento na Avenida Salgado Filho, na orla de Saquarema e morreu no local. Um carro bateu nele sem que o culpado prestasse socorro à vítima; na verdade, nem mesmo freou o carro no momento da colisão, simplesmente fugiu.
Depois de mais de 9 horas de espera, o corpo de Marquinho foi transferido para o Instituto Médico Legal de Cabo Frio, na Região dos Lagos. O caso foi registrado na 124ª DP (Saquarema).
O corpo de Marquinho teve que ser submetido a essa espera, assim como o meu corpo, o seu corpo, também terá caso não sejam tomadas as devidas providências, porque em toda Região dos Lagos só podemos contar com três IMLs, sendo que o de Araruama está em obras. Além do mais, Saquarema não conta com nenhum Rabecão, porque o único que a cidade possui, está há três meses em conserto no Rio de Janeiro após ter sido danificado por um incêndio. Ou seja, nossa população não tem nenhum Rabecão para atendê-la.
E eu me pergunto, por que pagamos a taxa de incêndio e não podemos dar um destino digno aos nossos entes queridos?
Marco Antonio não estava pilotando a moto no mo-mento do acidente, como alguns jornais que não têm nenhuma responsabilidade com a informação verdadeira tentam atribuir. Não teve também, mal súbito, ele estava fazendo um reparo na corrente, ou seja, estava parado quando alguém o atingiu e fugiu.
Este acidente aconteceu, na orla de Saquarema, cartão postal desta cidade, só que esta não conta com um acostamento, uma ciclovia, nada. “Se um carro vier em sua direção, pode se jogar no mato para garantir não ser atropelado.” Valeska Feijó, turista, freqüentadora da cidade há mais de 20 anos.
De acordo com policiais da 124ª Delegacia de Polícia (Saquarema), a perícia foi concluída antes de 1h e, logo em seguida, foi realizado o pedido de remoção. Só que não houve perícia no local, houve sim um corpo exposto na rua por quase 10 horas.
E eu, viúva, companheira de 23 anos, mãe dos filhos dele, tive que ir ao local recolher as provas do crime porque a “investigadora” alegou que ela tem 30 dias para concluir as investigações, só que ela ainda não tinha iniciado os seus trabalhos, enquanto as peças que poderiam levar ao assassino do Marquinho estavam lá, jogadas no chão.
Esta matéria é um manifesto não só contra o que aconteceu com o amigo de toda população de Saquarema, o Marquinho do Jornal, é um manifesto conta a impunidade, contra o descaso. É preciso que as autoridades deixem de nos ver somente como um número de título de eleitor. Nós merecemos respeito!

Marcos Leiros: o jornalista que celebrava a vida

A primeira notícia que tive de Marcos Leiros em minha vida foi através de uma nota de jornal. Falava de seu aniversário. E a última também veio através da imprensa: no e-mail, um link para a notícia de seu falecimento, vítima de um acidente de moto. No intervalo entre a palavra da vida e a palavra da morte, tive a oportunidade de conhecer essa pessoa tão rara.
Mesmo sabendo a morte um presente da vida, ela assusta com suas chegadas intempestivas, sem aviso nem hora. Mas é um sinal da presença de Deus em nós e ao nosso redor. Recuso-me, hoje, a ficar triste. Porque o sinal da presença de Marco em minha vida é a alegria. Acho que nunca o encontrei sem um sorriso no rosto. Mesmo em momentos de dificuldades, ou em que uma suposta raiva poderia estar avizinhando seu dia, eu olhava para ele e enxergava um quê a mais, uma superação que vinha traduzida para mim como alegria, como esperança. Ele parecia ser feliz por estar aqui entre nós. Quando penso nele agora, nesta madrugada em que os pássaros começam a acordar e anunciar um novo dia, sinto-me alegre e só penso palavras boas: solidariedade, amizade, desprendimento, riso, festa, celebração. Se uma pessoa passa pela vida e desperta pelo menos um desses sentimentos em alguém, é sinal de que a vida valeu a pena.
Nosso último encontro foi através de uma ligação telefônica. Eu estava em Petrópolis, e ele ligou para meu celular para fazer uma pergunta. Ao final da ligação, desejou-me, com voz sorridente, uma boa viagem. Hoje eu retribuo seu augúrio ao desejar-lhe, em minhas orações, a melhor e mais fantástica viagem de sua vida, rumo aos infinitos mundos da espiritualidade divina.
O meu recado maior é para quem fica. Soraia, Dandara, Cauã, a vida é infinita, porque se sustenta com o fio inquebrantável do Amor. Espero que as sementes de amizade e de alegria plantadas por Marcos em suas vidas sejam lições futuras para vocês, na construção de um mundo melhor para nós todos.


Saquarema, 9 de dezembro de 2008.
Camilo Mota é editor do Jornal Poiésis, membro da Academia Brasileira de Poesia e da Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos.

EM DIA COM SAQUAREMA

Por Edson Pedroso

“Jurei mentiras e sigo sozinho...”. Sem dúvida, a letra cantada por Ney Matogrosso sinaliza o destino de todo aquele político que insiste em seguir o caminho da mentira, fazendo da mesma uma virtude, régua na formação do seu caráter. Esta fórma arcaica de fazer política, que no passado foi vitoriosa, mostra-se nos dias de hoje ineficaz, principalmente numa cidade pequena.
As eleições de 2008 mostraram, claramente, o quanto a política de Saquarema precisa amadurecer. Nós, que estávamos à coxia do pleito, visualizávamos claramente as divisões e diferenças internas dos “atores”. O grupo de oposição apostava na fragilidade de uma mulher associada ao desgaste de oito anos de um grupo político. Por sua vez, a situação contava com as forças políticas em torno desta mulher, hoje conhecemos algumas dessas forças, que acabaram ajudando negativamente.
Impressionante foi o grupo dissidente da oposição, que trabalhou muito em prol da candidata Franciane conhecendo a outra face da moeda. Muito bem, valorizaram a importância real para o futuro de Saquarema a vitória desse grupo em fusão.
Foi ridícula a atitude de alguns políticos, que na verdade são canalhas, alimentando-se eternamente do poder que não se imaginam fora. Foram às ruas comemorar com oposição a festa da fantasia , com isso as suas máscaras caíram! O político precisa olhar para o povo e principalmente para seus pares, diretamente nos olhos, para entender que a verdade pode ser o trampolim para o poder.
Estar ao lado dos carentes e oprimidos, enganando-os, sugando-lhes os sonhos, o que lhes resta é imperdoável.
“Feliz Natal e um ano novo sem mentiras”

Turma do Negócio

A Turma do Negócio vem agradecer a todos que prestigiaram e que, principalmente acreditaram em nosso evento, apesar de alguns boatos maldosos de que a festa não aconteceria.
Com a ajuda de vocês, provamos mais uma vez que para fazer um bom evento não é preciso se preocupar, nem tentar atrapalhar eventos alheios, mas sim, trabalhar em prol da satisfação de seu público.
Nosso evento aconteceu nos dias 25 e 26 de outubro, na Arena Fest Show com a presença de um grande público e sem problemas, em uma aréa de eventos ampla e com segurança para todos. Como sempre, recebemos diversos elogios pela nona edição da Turma do Negócio.
Sempre tivemos nesse jornal, um espaço para falar um pouco da Turma do Negócio e sua festa. Sempre no fim de ano, usamos esse espaço para desejar felicidades para as festas de fim de ano.
Mas infelizmente, vamos usar esse espaço para homenagear e agradecer uma pessoa que sempre nos deu apoio, amizade e oportunidade para colocar nosso nome no seu jornal. Mas sabemos que ele está olhando por todos e que sua alegria vai sempre nos contagiar e nos dar força para viver e trabalhar. Marquinho, onde estiver, saiba que sua passagem foi importante e que nunca nos esqueceremos de você. Obrigado por tudo o que fez pela gente. Força para sua família, que vai sempre sentir sua falta, descanse em paz. Estamos com saudades .
Vamos ficar por aqui, agradecendo, mais uma vez, aos proprietários da Arena Fest Show, a Infonet Informática e Infonet Tim, MB Oléo, Alex Letreiros, equipe de segurança Eletrialarme, Polícia Militar, Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal e a todos os poderes públicos. Lembrando que as comemorações de fim de ano estão chegando, portanto, bebam com moderação e não misturem álcool com direção. Respeitem a vida!
Um forte abraço e até a próxima, se Deus quiser!
“Turma do Negócio: credibilidade se conquista com trabalho e respeito

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Gravidez psicológica

Por: Dra. Susana Rezende Mascarenhas Campos*

A pseudo-gravidez, comumente chamada de gravidez psicológica, caracteriza-se por um estado em que as cadelas desenvolvem todos os sintomas de uma gravidez mesmo sem ter ocorrido fecundação.
A gravidez psicológica, também conhecida como pseudociese, pseudogestação ou falsa prenhez, é um problema relativamente comum em cadelas. Geralmente, os sinais desta alteração fisiológica e psicológica ocorrem passados 60 dias do último cio de uma cadela não coberta ou não fecundada, ou seja, passado o cio, a cadela não gestante desenvolverá alguns dos sintomas clínicos de uma gestação, tais como: falta de apetite, dilatação das mamas e produção de leite, corrimento vaginal, carência, inquietação e, muitas das vezes, constroem até mesmo ninhos para os filhotes.
Esses sintomas duram em torno de dois meses, porém dar a cadela um bichinho de pelúcia para que seja o seu filhote é uma forma de ajudar no seu comportamento, tranqüilizando e minimizando os sintomas.
Não é recomendado a retirada do leite de suas mamas, pois acarretará maior produção do mesmo. Compressa feita com água quente ajuda a desinflamar as glândulas mamárias.
As cadelas que, freqüentemente, desenvolvem a gravidez psicológica aumentam, de forma considerável, o risco de desenvolver tumores de mama, infecção uterina e cistos ovarianos. Nestes casos é indicada a histerectomia (castração) da cadela, como medida preventiva para evitarmos futuros problemas de saúde no animal.
O ideal é tentar cruzá-la ao menos uma vez. Existem medicamentos no mercado veterinário que eliminam os sintomas e desconfortos da pseudo-gestação, porém é importante que seja recomendado por um médico veterinário.

*CRMV 0384

FELIZ IDADE

Por Aldo Coelho

A II Conferência Nacional de defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, convocada por decreto presidencial para realizar-se entre os dias 28 e 30 de outubro de 2008, foi transferida para os dias 18, 19 e 20 de março de 2009.

Idosos e a Violência
Segundo dados fornecidos em entrevista concedida pelo advogado Alexsandre Moreira Lopes, que atua diretamente orientando idosos vítimas de violências através do Programa Ligue-Idoso (21 2299-5700). O público que recorre a este tipo de atendimento é bastante heterogêneo, variando desde idosos à pessoas que presenciam algum tipo de violência realizadas contra estes. Deste modo, os atendimentos recebidos são agrupados em três perfis:
Maus-tratos: No caso, a violência propriamente dita, como ameaça de morte, agressões físicas ou abandono;
Desrespeito: Quando o idoso é desrespeitado nos mais diversos setores (tem-se, como exemplo, o transporte público);
Ouvidoria: Considerado essencial, visto que caracteriza-se numa tentativa de acordo entre as partes envolvidas e, não havendo solução, a reclamação é encaminhada a outros setores para posterior acompanhamento.

Portal Kids abre sede em Saquarema e quer a participação de todos
O Portal Kids, Organização da Sociedade Civil que atua na educação, defesa e promoção dos direitos da infância e juventude, está inaugurando em janeiro, em parceria com a Associação dos Moradores de Barra Nova (AMA), uma sede no município de Saquarema. O Portal Kids consagrou-se como a primeira central de denúncias virtual contra a pedofilia no Brasil e provocou muitos dos programas que existem hoje no país para combater esse tipo de crime. No exterior, a instituição conseguiu impressionar o FBI, que por três vezes enviou ao Brasil um de seus três maiores agentes para investigar as denúncias recebidas através do portal da instituição na internet que funciona no endereço eletrônico www.portalkids.org.br. Uma dessas denúncias desbaratou uma rede de pedofilia comandada por um criminoso da Filadélfia que tinha conexões com vários países.
O Portal Kids também é uma das principais instituições no Brasil a combater o desaparecimento de crianças e jovens. Com o apoio do Criança Esperança, projeto da TV Globo em parceria com a UNESCO, a instituição realiza o projeto Mães do Brasil de apoio psicossocial e jurídico à famílias de crianças desaparecidas. O projeto é acompanhado de perto pela mídia. Já foi tema das novelas “Senhora do Destino”, de Aguinaldo Silva, em 2004, na Rede Globo e “Prova de Amor”, de Tiago Santiago, que atualmente está sendo reprisada pela Rede Record.
Em Saquarema, a instituição vai realizar diversos projetos sociais com o apoio da agência internacional DKA-Áustria e o Instituto Coca-Cola Brasil. Cursos profissionalizantes de artesanato, culinária, informática para jovens e adultos, eventos culturais, atividades esportivas, atendimentos psicossociais e jurídicos e colônia de férias para as crianças. Na nova sede que fica na Laudelino Coelho 386 - Barra Nova, funcionará um brechó e um bazar com produtos confeccionados pelos alunos. A instituição também pretende promover encontros mensais para discutir a implantação de ações para a melhoria de vida dos moradores da cidade.
A psicóloga e diretora executiva do Portal Kids Valéria Magalhães, que é moradora de Saquarema, está administrando os projetos na nova sede e esperando a participação da população.
“Queremos contar com a presença de todo mundo. Seja participando dos cursos ou apoiando os projetos. Quem estiver interessado em conhecer melhor nossas propostas para Saquarema visite nosso site www.portalkids.org.br ou envie um e-mail para: atendimento@portalkids.org.br”, convida Valéria.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Mica é campeão brasileiro dos pranchões e emociona o público na Macumba
Por Diogo Mourão
Numa decisão que arrepiou o público na Praia da Macumba, Jeremias “Mica” da Silva, de 40 anos, conquistou o título brasileiro dos pranchões ao superar o paulista Picuruta Salazar na semifinal da última etapa do Petrobras Longboard Classic 2008. Apenas os dois surfistas estavam na briga pela coroa e a praia ficou cheia para ver a disputa. Além de campeão brasileiro, Mica foi o melhor do ranking do Petrobras Longboard Classic, que lhe valeu uma passagem para Mentawai, na Indonésia, que também estava em jogo na semifinal. Na finalíssima, porém, Mica parou em Eduardo Bagé, que mostrou um surfe de alto nível durante toda a competição e ficou com o título da etapa. Mica adiou o sonho de Picuruta, de vencer o Brasileiro pela décima vez.
“O Picuruta é um surfista muito bom, tem nove títulos, é um ídolo. Esse é o meu primeiro, faz muito tempo que venho lutando por isso lá em Saquarema, sem apoio, sem patrocínio. Foi Deus quem me deu essa vitória, ele mudou a minha vida. Quero agradecer a todos que me deram apoio espiritual, isto é um milagre!”, disse Mica após sair da água carregado pelos amigos de Saquarema.
Na luta pelo primeiro título há anos, Mica pareceu sentir a pressão na disputa contra o, ainda mais experiente, Picuruta, que saiu em vantagem na semifinal. Nas duas primeiras ondas, o surfista de Saquarema caiu em situações tranqüilas, sem dificuldades, porém, aos poucos, Mica foi se encontrando e quando faltava pouco menos de quatro minutos para o final, conseguiu a virada. Enquanto o tempo passava, Picuruta esperava por uma onda salvadora que não veio e Mica pôde soltar o grito, erguendo os dois braços ao sinal de fim da bateria.
“Parecia que eu estava com as pernas duras. Era muita pressão, mas graças a Deus eu consegui me acalmar e pegar a onda certa na hora decisiva”, disse Mica.
Além de decidir o título profissional, a etapa do Petrobras Longboard Classic apontou os campeões brasileiros das categorias amadoras Júnior (Rafael Cavalcante), Adultos (Geraldo Lemos), Masters (José Herbert) e Super Masters (Cisco Arana). Cisco também venceu o ranking Petrobras deste ano, mas nas outras categorias os melhores foram Gabriel Vitorino na Júnior, Sol Angel, na Adultos e Fontenelle Roberto, na Masters.
Também houve a disputa da categoria feminino open, vencida pela paranaense Fernanda Daitchman, e uma bateria de apresentação de Stand Up, modalidade inovadora de surfe com auxílio de remos, na qual Picuruta Salazar se deu melhor.
Uma atração à parte na Praia da Macumba, que atraiu o público durante os três dias de evento, foi a exposição da maior prancha do mundo, um longboard gigante, de 9,16 m, com o qual o surfista e empresário carioca Rico de Souza bateu recentemente o próprio recorde mundial.

O Petrobras Longboard Classic aconteceu no dia 21 a 23 de novembro, e tem o patrocínio da Petrobras, co-patrocínio de Sony, Guinness Book e GOL. O Apoio é da Oi FM, Coquetel, Abrasp, CBS, Prefeitura do Rio de Janeiro, Feserj e Recreio Surf Club.

Saquarema traz medalhas do Campeonato Brasileiro de Katá

Aconteceu, no dia 6 de dezembro, no ginásio Mauro Pinheiro, no Parque do Ibirapuera em São Paulo, o Campeonato Brasileiro de Karatê, na modalidade de Katá. O Katá é considerado uma luta imaginária contra dois ou mais adversários, baseia-se em movimentos definidos e aplicados à luta, requer do atleta extrema concentração para executar movimentos ora velozes, ora lentos, giros e deslocamentos precisos, respiração adequada, dentre várias técnicas que devem ser aplicadas. Existe a competição por equipes (três atletas) e individual. O Brasil se colocou em 7° lugar por equipe no Campeonato Mundial de Karatê, em agosto no Japão. Essa mesma equipe conseguiu a medalha de prata no Brasileiro. Podemos assim avaliar o nível deste difícil campeonato, que só é permitido participar por meio de seletivas. Com a participação de estados como Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, Ceará, São Paulo, entre outros, reunindo assim 280 atletas. No quadro geral de medalhas, São Paulo ficou com em terceiro lugar, Bahia em segundo lugar e Rio de Janeiro em primeiro. A Seleção Carioca contou com a participação de dois atletas de Saquarema: Alex Bruno, que compete na categoria Juniores (18 a 22 anos) e Edson Coelho, na categoria Masters (acima de 46 anos). O faixa preta Alex Bruno conquistou uma medalha de ouro por equipe e bronze por individual e o prof. Edson Coelho conquistou o bronze no Katá individual. Alex viajou com o apoio de seus pais Nilson e Sandra de Souza, apoio este que botou o nosso atleta na seleção brasileira de Karatê. Edson é apoiado pelo empresário Luiz Bala, sempre disposto a ajudar, dono das Óticas Verão, em Bacaxá.
Parabéns aos nossos karatecas, que nos dão orgulho de morar em Saquarema, que tem atletas de nível em várias modalidades de esportes.

“O esporte é saúde, e forma a moral e o caráter do atleta” OSS!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

CIRCULANDO

com Soraia Magalhães

Aconteceu o 1º Fest Artes no Teatro Mário Lago no dia 19/12
Encenamento das Artes Marciais com entrega de faixas e muita dança.
A Daumas teve participação com o Ballet Fênix.

Final do I Fest Vôley no CDV em Saquarema
Foram realizados no dia 23/11, os jogos finais do I Fest Voley de Saquarema, com patrocínio do Banco do Brasil, e coordenação dos professores Renato Alves e Tathiana Mazzo.

Daumas Academia apresenta ”O circo chegou"
A Daumas Academia apresentou o espetáculo de da
nça “O circo chegou” nos dias 12, 13 e 14 de dezembro no Teatro Mario Lago.

Franciane Melo e vereadores foram diplomados
Na tarde de 13/12 aconteceu no Fórum de Saquarema a diplomação da prefeita Franciane Melo (PMDB) e dos vereadores e suplentes eleitos em 2008 e que tomarão posse no próximo dia 1º de janei
ro de 2009, sendo eles: Pedro Ricardo, Ivan Melo, Cabral, Paulo Renato, Orelha, Taeta, Vinicius, Gilvan, Rafael Pinheiro e Sarita.

Dança, Arte e Ação
O professor de Dança Ricardo Coelho, coreógrafo da Cia de dança Intercap Contemporânea, está no “Studio Mirian Grizzi” com turmas de Infanto às 17:00 e adulto (com experiência) às 18:00h as terças e quintas-feiras. Ele estará também formando novas turmas para quartas e sextas-feiras no mesmo horário, nas modalidades – clássico (iniciação), moderno, jazz e seleção para a dança contemporâneo.
O Studio fica na Rua Francisco Fonseca, 187/2º andar em Bacaxá.
Para homens de 10 a 30 anos, a aula é grátis.
Venham participar!
A 1ª aula é grátis para todos.

A Cia Intercap de Dança, esteve dia 6 de dezembro no 32° Festival de Dança Darcy Dutra Porto, no bairro da Tijuca – Clube Monte Sinai, no Rio de Janeiro.


Tudo acaba em poesia
O poeta saquaremense Jota de Jesus, que nasceu no Nordeste mas vive há anos na Região dos Lagos, lançou seu livro “Tudo acaba em poesia”, na Casa de Cultura, dia 5 de dezembro.

Vila Beach Surfing
Trazendo novidades para o verão

A moda surf é uma referência de estilo no mercado da moda fashion e vai além do estilo esportista.
Seu estilo despojado e irreverente conquista um público cada vez maior, mas é na vivacidade de suas cores e variadas estampas com desenhos de manobras, paisagens, tribais e grafismos que fazem da moda surf uma marca ímpar de estilo da moda jovem.
O clima brasileiro propicia bastante à descontração, e Saquarema é uma cidade que tem tudo a ver com o surf. Além das melhores ondas do Brasil, e uma das 100 melhores ondas do mundo, e foi aqui que, na década de 70, ocorreram os chamados grandes "Festivais de Surf".
Em 1999, o surfista Jeff Aguiar viu a possibilidade de ter um negócio próprio que o man
teria em contato com o surf, e então, fundou a Vila Beach Surfing, a mais antiga loja de surf wear de Saquarema.
Com estilo despojado e irreverente, Jeff foi conquistando um público cada vez maior e em pouco tempo a loja foi ficando cada vez mais badalada e sempre trazendo as melhores marcas e novidades do mundo do surf. Sempre apoiando os eventos esportivos na cidade (principalmente os campeonatos de surf), e também, sempre dando uma grande ajuda aos atletas das categorias de base.
No ano de 2007, visando bombar ainda mais a loja, o fundador Jeff Aguiar fechou com seu amigo Jorge Melo uma parceria, onde a partir de então a loja passou por uma reformulação geral e novas marcas foram incorporadas, abrindo assim, um maior leque de opções para o público em geral.
Na Vila Beach Surfing você encontra mais de 20 marcas do segmento surfwear à sua disposição, com as melhores marcas do mercado formando um mix de produtos com qualidade e estilo, prontas para agradar a todos os públicos, sempre com muito conforto, liberdade e descontração sem perder a essência esportiva, oferecendo, além de um jeito particular de se vestir, roupas de boa qualidade.
Com grande variedade de produtos, aliados a um estilo bem maneiro de roupas e acessórios, a Vila Beach Surfing revende as seguintes marcas: Quiksilver, Rip Curl, Roxy, Billabong, Volcom, Hang Loose, Hurley, HB, Electric (óculos), Al Merrick, Secret (óculos), Vanzer, Maresia, Gul, Top Cia, By Fly (pratas), Qix, Element, FCS, Gorilla Grip, Mary Jane, X Games; além de trabalhar com pranchas novas e usadas, parafinas, toda a linha de skates, acessórios em prata (pulseiras, anéis, brincos e cordões), óculos de sol, tênis, mochilas, carteiras, bolsas masculinas e femininas, bonés e relógios.
Para os amantes da moda surf nada melhor que vestir-se de maneira descontraída e alegre, com cores quentes e vivas levando por onde passa alegria, leveza e alto astral. E você pode ficar bem maneiro neste verão com as novidades que a Vila Beach Surfing tem para 2009, e ainda pode pagar em até 6 vezes sem juros no cartão.

A Vila Beach Surfing fica na Rua Tenente Genésio, nº 5 - Loja C - Centro de Saquarema (Praia da Vila) Site: http://www.vilabeachsurfing.com.br/

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

EDITORIAL

Caríssimos Amigos!

Com cerca de 55 mil eleitores a futura gestão de Saquarema permanece indefinida. O resultado só deve sair após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Enquanto isso, os eleitores de Saquarema enfrentam tensão e incertezas em relação aos resultados da disputa pela Prefeitura do município.
Atualmente, até na Câmara de Vereadores os eleitos podem mudar, pois, ainda está sob júdice e o resultado de alguns candidatos não foi computado.Caso isso aconteça, provavelmente mudará um ou dois dos dez candidatos.
Agora, não seria muito mais fácil e correto que os partidos concorressem com candidatos sem nenhum problema com a justiça? Isso tanto faz para candidato “A”, “B”, “C” ou “D”. Se algum candidato tem algum tipo de processo ou impedimento, que primeiro ele resolva toda a situação e depois venha desimpedido para disputar uma eleição.
A nós, simples mortal eleitor, só resta esperar...

Até a próxima!

1º FestVolei de Saquarema
Com o intuito de incentivar os alunos a pratica esportiva e envolver as escolas do município no espírito esportivo, dia 18 de outubro ocorreu, no Centro de Treinamento de Voleibol, a abertura do 1º FestVolei Municipal de Saquarema. Um festival de voleibol que tem o patrocínio do Banco do Brasil, comemorando seus 200 anos e o apoio do mercado Batista e Prefeitura Municipal de Saquarema.
Quatorze escolas, envolvendo quase 800 estudantes já estão participando dos jogos que começaram dia 25 de outubro. As finais de todas as categorias ocorrerão no dia 23/11 no centro de treinamento de voleibol de Saquarema, onde premiaremos os campeões de cada categoria e campeão geral.
A idealização do festival fica por conta do professor Renato Alves, que além do sonho de movimentar o voleibol dentro dessa cidade tem também o objetivo de selecionar alguns alunos para formação de uma equipe de base, podendo assim disputar campeonatos e divulgar o nome de Saquarema.
Com quatro de seus atletas já treinando no Flamengo, a motivação desse técnico não poderia ser outra, pois pensar que muitas promessas podem vir desses campeonatos faz com que seu trabalho seja incansável. “Já estou pensando no 2º FestVolei. Quero fazer muito mais do que uma simples competição. Quero envolver alunos, responsáveis, professores e diretores e mostrar que juntos podemos contribuir muito para uma educação melhor. Ideais, otimismo e perseverança nós temos.” Diz o professor Renato.
A abertura contou com a apresentação de dança da academia Daumas e Saqua Fit que abrilhantou o evento e logo depois um jogo de voleibol entre a Seleção de Saquarema X Seleção de Búzios.
A coordenadora Thatiana Mazzo e o professor Renato agradecem a presença da secretária de educação Ana Paula, o secretário de esporte Wilson Colocci e os gerentes do Banco do Brasil da agência Bacaxá, Márcio e Sueth

Conselho promove palestras do Creci Cultural em Saquarema
Evento incluiu inauguração das novas instalações da sub-região
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ) realizou no dia 1º de outubro, em Saquarema, mais uma edição do Creci Cultural – projeto de aperfeiçoamento para os profissionais da intermediação imobiliária –, e a inauguração oficial das novas instalações da sub-região local.
A nova sede da representação do Conselho (Rua Coronel Madureira 40, loja 10 – Centro), proporcionará maior conforto para os profissionais e à sociedade em geral, além de um atendimento mais ágil e eficiente. A solenidade contou com as presenças dos diretores do Creci-RJ e dos delegados da sub-região.
Logo após a inauguração da sede no Teatro Municipal de Saquarema houveram duas palestras culturais abordando os seguintes temas: “Direito Imobiliário: Arras – Partilhas – Foro”; e “APA – Área de Proteção Ambiental/SPU – Secretaria de Patrimônio da União”, ministradas, respectivamente, por Vera Senra, as-sessora jurídica do Creci-RJ, e Adriano Seró-dio, oficial substituto do Registro Geral de Imóveis.









CURIOSIDADES

Nariz e orelhas nunca param de crescer
O tecido cartilaginoso, que forma o nariz e as orelhas, não deixa de crescer nem mesmo quando o indivíduo torna-se adulto. Daí porque o nariz e as orelhas de um idoso são maiores do que quando era jovem. A face também encolhe porque os músculos da mastigação se atrofiam com a perda dos dentes.
Lápis é o objeto mais utilizado do mundo
O lápis é o objeto mais utilizado em qualquer canto do globo. O Brasil é o maior produtor: mais de um bilhão de unidades por ano saem da fábrica da Faber-Castel em São Carlos, Estado de São Paulo. Os maiores consumidores são os norte-americanos: 2 bilhões e meio de lápis por ano

FELIZ IDADE

Por Aldo Coelho

Qualidade de Vida

Não é difícil chegar à terceira idade com corpo e mente saudáveis. Alguns hábitos bem simples podem ajudar a manter a qualidade de nossas vidas, evitando inclusive problemas de saúde comuns nessa fase.

Aqui vão 10 dicas que podem ajudar a manter o seu bem estar físico e emocional. Vale a pena tentar.

1 - Se alimente bem
Dê uma atenção especial ao momento das refeições. Prefira uma alimentação natural, evitando exagerar nas carnes vermelhas, que são de difícil digestão. Na hora de comer, procure não assistir à televisão, falar sobre coisas desagradáveis ou pensar em problemas que precisam ser solucionados.
2 - Harmonize sua casa
Para começar abra portas e janelas e deixe o ar e a luz entrarem. Assim, você ajuda a energia positiva a circular. Além disso, faça periodicamente uma boa limpeza e uma arrumação caprichada nos armários e gavetas. Se desfaça de tudo aquilo que não vai mais ser usado e guarde apenas o que for realmente útil ou importante. Objetos velhos e sem uso bloqueiam o fluxo de energia do ambiente e podem trazer recordações desagradáveis.
3 - Fique atento a você mesmo
Por mais agitado que seja o seu dia-a-dia, tente escutar os seus próprios pensamentos. Dê atenção aos seus desejos e necessidades e procure descobrir o que é realmente importante para você no momento. Tente perceber também se seus pensamentos são, em sua maioria, negativos ou positivos. Pensamentos ruins atraem situações com a mesma carga de negatividade, enquanto os positivos podem realmente tornar tudo muito mais fácil. Além disso, ouvir a si mesmo é a melhor forma de exercitar o autocontrole.
4 - Utilize seus talentos
Busque equilíbrio e crescimento utilizando seus dons e canalizando esses talentos com o objetivo de tornar melhor a sua vida e a de todos que o cercam. Não desperdice sua energia criativa.
5 - Pratique alguma atividade física
Os exercícios mais indicados para a terceira idade são a caminhada e a natação. Entretanto, o mais importante é escolher alguma atividade com a qual você se identifique. Assim fica mais fácil seguir um programa sem que ele se torne um sacrifício. Os exercícios melhoram o condicionamento físico e proporcionam uma sensação de bem-estar e disposição. Atividades bioenergéticas como a yoga, a dança do ventre e o tai chi chuan, também podem ser interessantes para equilibrar o corpo e a mente.
6 - Faça meditação
A meditação é a técnica capaz de tratar o corpo e a mente em conjunto. Com várias técnicas e rituais diferentes, essa prática pode ser muito útil e agradável, tornando-se uma ferramenta importante para o seu crescimento pessoal e espiritual. Ela pode ajudá-lo a identificar suas reais prioridades, tornando-o uma pessoa mais segura e objetiva. Além disso, desenvolve a concentração, a memória e a intuição.
7 - Nunca perca seus objetivos
Planeje, trace metas, tenha sempre objetivos materiais e, principalmente, espirituais. Nunca desista antes de alcançar o que procura e esteja sempre disposto a se superar e a crescer espiritualmente.
8 - Estabeleça contato com a natureza
Não deixe nunca de visitar locais onde a natureza predomina. Vá à praia, tome um banho de cachoeira, reserve um tempo para passear em áreas verdes. A harmonia com a natureza é fundamental para o seu equilíbrio emocional.
9 - Aceite a vida
Em primeiro lugar é importante deixar claro que aceitar não significa se acomodar e se conformar com situações que podem ser mudadas. Lute para melhorar o que estiver a seu alcance, mas procure, ao mesmo tempo, ver o que existe de positivo em sua casa, sua família, sua cidade e em tudo mais que estiver a sua volta.
10 - Reze do modo que preferir
Independente de qual for a sua religião e as suas crenças, procure conversar sempre com Deus. Escolha um momento tranqüilo e procure esquecer outras preocupações nessa hora. Isso lhe trará tranqüilidade e paz de espírito.


Saquarema ganha projeto de inclusão social através do esporte

Por Camilo Mota

Com expectativa de atender cerca de 2 mil jovens num período de seis meses, foi lançado no dia 15 de outubro o projeto “Saquarema Esporte em Ação”, numa solenidade simples realizada na InterAção Academia, em Bacaxá. Voltado para atender crianças e adolescentes menos favorecidos que estejam matriculados nas escolas públicas e privadas do município, serão oferecidas aulas esportivas gratuitas nas modalidades futebol de campo, futebol society, futsal, capoeira, vôlei, jiu-jitsu, natação e karatê, coordenadas respectivamente pelos professores Gustavo Souza da Silva, Luis Carlos Alves de Souza, Maria Lucia Vignoli Monteiro, Zelio Paulo dos Reis (Canela), Tatiana Asterito de Mazzo, Eduardo Fernandes Vilalba Alvim e Fernando Gomes.
A iniciativa partiu do Bonsucesso Futebol Clube, através de seu presidente, Fernando Gomes, que coordena todo o projeto, que conta com a parceria da Superintendência de Desporto do Estado do Rio de Janeiro (SUDERJ), e apoio da Prefeitura Municipal de Saquarema, através da Secretaria de Esporte e Lazer. Ao todo serão 48 profissionais envolvidos no processo pedagógico.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas nos núcleos onde serão realizadas as aulas e práticas esportivas (veja quadro abaixo).
Essa é a primeira vez na história de Saquarema que um projeto de tão grande vulto relacionado à inclusão social a partir do esporte é realizado. A parceria com a SUDERJ só foi possível graças ao empenho e intervenção do deputado estadual Paulo Melo (PMDB), que reconheceu no projeto um valor inestimável para o estabelecimento de uma melhor qualidade de vida para tantos jovens do município.

LOCAIS PARA MATRÍCULA

• Bonsucesso Futebol Clube – Estrada Municipal s/n, Bonsucesso
• Grupo de Capoeira GICAP – R. João Laureano da Silva, 13, Bacaxá
• CIEP Astrogildo Pereira – R. Regorciano de Oliveira, Bacaxá
• Colégio Gustavo Campos da Silveira – Gravatá
• Campo de Grama Sintética da Raia
• Academia Saquafit – R. Prefeito Jurandir da Silva Melo, 312 - Boqueirão
• Boqueirão Futebol Clube – Boqueirão
• Academia Inter Ação – R. Domingos de Aguiar Cardoso, 300, Porto da Roça
• Associação de Moradores de Barra Nova
• Academia RCS – R. Professor Souza, s/n, Bacaxá
• Salão do Maiolino – R. São Sebastião, 7 - Gravatá
• Ginásio Poliesportivo de Sampaio Correia
• Salão do Vander – Rua Treze, 2025, Jaconé
• Colégio Padre Manoel – Bairro São Geraldo

Carrapatos e Pulgas

Por: Dra. Susana Rezende Mascarenhas Campos - CRMV

As principais zoonoses transmitidas por estes vetores são a babesiose, a anaplasmose, a hepatozoonose, a febre tifóide e a febre maculosa. A infestação de carrapatos no cão, além de causar um incômodo muito grande ao animal pela coceira que provoca (reação alérgica), pode causar anemia e transmitir doenças como a Babesiose e a Erlichiose. Se o cão freqüenta áreas infestadas por carrapatos, ele certamente irá pegá-los; regiões com vegetação em sítios ou fazendas, são os lugares mais comuns. Banhos carrapaticidas devem ser dados com o cuidado de não permitir ao animal lamber o produto durante o banho. A ingestão pode causar intoxicação grave. Animais com ferimentos abertos (feridas ou queimaduras) não devem ser tratados. Filhotes, fêmeas gestantes e gatos não devem ser banhados com produtos carrapaticidas. CONSULTE O VETERINÁRIO antes de usar qualquer produto. Combate ao carrapato deve ser intensivo e durante um longo período de tempo. Nos meses mais quentes, a infestação pode voltar e os cuidados devem ser redobrados. Nas áreas em que há carrapatos em qualquer época do ano, o tratamento deve ser constante. Algumas substâncias químicas, geralmente utilizadas, são tóxicas e têm efeitos secundários. E melhor não utilizar tais produtos sem a aprovação do veterinário. E muito importante o combate ambiental, pois assim como as pulgas eles utilizam o cão como fonte de alimentos.
Ao passear com seu animal na rua, ele tem chance de ser infectado por bactérias, vírus e principalmente pulgas e carrapatos!

Karatê de Saquarema nos Campeonatos festiva

Por Edson Coelho

O karatê em Saquarema continua se projetando para fora do município através de seus atletas, que participam dos vários campeonatos que acontecem no Estado do Rio de Janeiro. Do Norte Fluminense (Macaé), passando pela Região dos Lagos, até o Grande Rio. Campeonatos como o JAE (Jogos Abertos Estudantis), o nosso regional UKRL (União de Karatê da Região dos Lagos), entre outros.
No dia 22 de novembro, será realizado no Clube do Vasco da Gama, em São Januário/RJ, o Campeonato Estadual nas modalidades de Kumitê e Katá. Temos vários atletas classificados nos regionais para participar e com condições de trazer medalhas.
Dia 28 de novembro, acontecerá em São Paulo, o Campeonato Brasileiro de Katá, o qual o Estado do Rio de Janeiro sempre consegue uma boa colocação. No ano retrasado fomos o 1º lugar em medalhas, e no ano passado ficamos em 3º lugar. É uma luta acirrada entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso, Bahia, Minas Gerais e outros.
Temos aqui em Saquarema dois representantes na seleção carioca, o professor e faixa preta Edson Coelho (medalha de bronze em 2006 e 2007), que está dando aulas e treinando na Academia Art Física, em Bacaxá, e conta com o apoio do empresário Luís Bala, das Óticas Verão. O outro atleta é Alex Cabirta, que esteve no Chile, no Panamericano em agosto, e trouxe a medalha de prata. Os atletas tem apoio e o acompanhamento da Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro (FKERJ), na pessoa de seu presidente Fernando Gomes.
Estamos na torcida para que nosso karatê consiga, cada vez mais, manter o alto nível do esporte, projetando o nome de Saquarema na qualidade de seus atletas.

“O karateca luta para se aperfeiçoar, e não, se aperfeiçoa para lutar”


A direção do Partido Verde - Saquarema,
agradece ao apoio recebido do Deputado
Paulo Melo e da coligação “Saquarema vai
melhorar muito mais”

Bons treinos = Bons resultados
Por Eduardo Alvim

Num dos mais disputados campeonatos do país, o Sudeste de Mirim e Petiz, realizado no Rio de Janeiro, Parque Aquático Júlio de Lamare, nos dias 10, 11,12 de outubro, tivemos o prazer de ver mais uma performance digna de elogios dos atletas de Saquarema.
A natação de nosso município, através dos alunos da Inter Ação Academia vem crescendo a cada dia e conquistando resultados cada vez mais expressivos.
Nesse campeonato mais de 900 atletas da região Sudeste, representando as 44 principais equipes e mais duas equipes convidadas,uma do Amazonas e outra do Distrito Federal, nos deram uma demonstração de que a geração para as Olimpíadas de 2016 está com a força total e prometendo grandes alegrias.
O destaque entre nossos atletas ficou por conta da nadadora petiz (12 anos) Ingrid Pinheiro que subiu ao pódio no terceiro lugar na prova dos 50 metros livres, figurando-se como umas das maiores velocistas do país. Além de Ingrid Pinheiro, nadaram e obtiveram excelentes colocações, Caio José, Caio Soares, Lucas Gomes, Luiza Brandão e Thainá Novelo.
Os próximos desafios dessa galera serão, o Campeonato Estadual, no início de dezembro e as finais do Circuito Regional, além do Campeonato do Interior de Verão.

Boa sorte, Galera!

O coreógrafo Ricardo Coelho monta novo espetáculo

Com novas coreografias o próximo show da Cia Intercap de Dança Contemporânea está sendo montado com ensaios na Academia Art’Física, em Bacaxá. O espetáculo promete novidades no ano que vem.
As alunas da turma infanto de jazz e moderno, do professor Ricardo Coelho, que fazem aulas no Studio Miriam Grizzi, estréiam no palco do Teatro Mario Lago em Saquarema em uma participação na peça “Alice no País das Maravilhas”, nos dias 29 e 30 de novembro, às 18h. Elas representarão as flores com coreografia do professor Ricardo.
A Cia Intercap de Dança Contemporânea oferece aulas grátis para rapazes de 16 a 30 anos que queiram participar do grupo na academia Art’Física.
Entrem em contato para conhecer nosso trabalho, para uma futura parceria.
A Intercap estará dia 06 de dezembro no 32° Festival de Dança Darcy Dutra Porto, no Clube Monte Sinai, na Tijuca no Rio de Janeiro.