quinta-feira, 30 de abril de 2009

Gravidez psicológica

Por: Dra. Susana Rezende Mascarenhas Campos*

A pseudo-gravidez, comumente chamada de gravidez psicológica, caracteriza-se por um estado em que as cadelas desenvolvem todos os sintomas de uma gravidez mesmo sem ter ocorrido fecundação.
A gravidez psicológica, também conhecida como pseudociese, pseudogestação ou falsa prenhez, é um problema relativamente comum em cadelas. Geralmente, os sinais desta alteração fisiológica e psicológica ocorrem passados 60 dias do último cio de uma cadela não coberta ou não fecundada, ou seja, passado o cio, a cadela não gestante desenvolverá alguns dos sintomas clínicos de uma gestação, tais como: falta de apetite, dilatação das mamas e produção de leite, corrimento vaginal, carência, inquietação e, muitas das vezes, constroem até mesmo ninhos para os filhotes.
Esses sintomas duram em torno de dois meses, porém dar a cadela um bichinho de pelúcia para que seja o seu filhote é uma forma de ajudar no seu comportamento, tranqüilizando e minimizando os sintomas.
Não é recomendado a retirada do leite de suas mamas, pois acarretará maior produção do mesmo. Compressa feita com água quente ajuda a desinflamar as glândulas mamárias.
As cadelas que, freqüentemente, desenvolvem a gravidez psicológica aumentam, de forma considerável, o risco de desenvolver tumores de mama, infecção uterina e cistos ovarianos. Nestes casos é indicada a histerectomia (castração) da cadela, como medida preventiva para evitarmos futuros problemas de saúde no animal.
O ideal é tentar cruzá-la ao menos uma vez. Existem medicamentos no mercado veterinário que eliminam os sintomas e desconfortos da pseudo-gestação, porém é importante que seja recomendado por um médico veterinário.

*CRMV 0384

Nenhum comentário: