segunda-feira, 27 de abril de 2009

Mica é campeão brasileiro dos pranchões e emociona o público na Macumba
Por Diogo Mourão
Numa decisão que arrepiou o público na Praia da Macumba, Jeremias “Mica” da Silva, de 40 anos, conquistou o título brasileiro dos pranchões ao superar o paulista Picuruta Salazar na semifinal da última etapa do Petrobras Longboard Classic 2008. Apenas os dois surfistas estavam na briga pela coroa e a praia ficou cheia para ver a disputa. Além de campeão brasileiro, Mica foi o melhor do ranking do Petrobras Longboard Classic, que lhe valeu uma passagem para Mentawai, na Indonésia, que também estava em jogo na semifinal. Na finalíssima, porém, Mica parou em Eduardo Bagé, que mostrou um surfe de alto nível durante toda a competição e ficou com o título da etapa. Mica adiou o sonho de Picuruta, de vencer o Brasileiro pela décima vez.
“O Picuruta é um surfista muito bom, tem nove títulos, é um ídolo. Esse é o meu primeiro, faz muito tempo que venho lutando por isso lá em Saquarema, sem apoio, sem patrocínio. Foi Deus quem me deu essa vitória, ele mudou a minha vida. Quero agradecer a todos que me deram apoio espiritual, isto é um milagre!”, disse Mica após sair da água carregado pelos amigos de Saquarema.
Na luta pelo primeiro título há anos, Mica pareceu sentir a pressão na disputa contra o, ainda mais experiente, Picuruta, que saiu em vantagem na semifinal. Nas duas primeiras ondas, o surfista de Saquarema caiu em situações tranqüilas, sem dificuldades, porém, aos poucos, Mica foi se encontrando e quando faltava pouco menos de quatro minutos para o final, conseguiu a virada. Enquanto o tempo passava, Picuruta esperava por uma onda salvadora que não veio e Mica pôde soltar o grito, erguendo os dois braços ao sinal de fim da bateria.
“Parecia que eu estava com as pernas duras. Era muita pressão, mas graças a Deus eu consegui me acalmar e pegar a onda certa na hora decisiva”, disse Mica.
Além de decidir o título profissional, a etapa do Petrobras Longboard Classic apontou os campeões brasileiros das categorias amadoras Júnior (Rafael Cavalcante), Adultos (Geraldo Lemos), Masters (José Herbert) e Super Masters (Cisco Arana). Cisco também venceu o ranking Petrobras deste ano, mas nas outras categorias os melhores foram Gabriel Vitorino na Júnior, Sol Angel, na Adultos e Fontenelle Roberto, na Masters.
Também houve a disputa da categoria feminino open, vencida pela paranaense Fernanda Daitchman, e uma bateria de apresentação de Stand Up, modalidade inovadora de surfe com auxílio de remos, na qual Picuruta Salazar se deu melhor.
Uma atração à parte na Praia da Macumba, que atraiu o público durante os três dias de evento, foi a exposição da maior prancha do mundo, um longboard gigante, de 9,16 m, com o qual o surfista e empresário carioca Rico de Souza bateu recentemente o próprio recorde mundial.

O Petrobras Longboard Classic aconteceu no dia 21 a 23 de novembro, e tem o patrocínio da Petrobras, co-patrocínio de Sony, Guinness Book e GOL. O Apoio é da Oi FM, Coquetel, Abrasp, CBS, Prefeitura do Rio de Janeiro, Feserj e Recreio Surf Club.

Nenhum comentário: