Relembrando as Origens
Por Luciano Pimentel
Não me canso de contar a história do surgimento da equipe de natação de nossa cidade. Foi uma jornada árdua, difícil, mas muito vitoriosa.
Na época, cada um lutava por si e para os outros. Os desafios eram grandes e em águas abertas. Este mesmo grupo participou ativamente para o surgimento e crescimento do circuito de natação em piscinas da Região dos Lagos. O pólo Lagos da FARJ é resultado do trabalho iniciado àquela época, 2000, 2001.
A equipe ganhou campeonatos estaduais por diversas vezes e, por vários anos, destacou-se no campeonato brasileiro de maratonas aquáticas. O trabalho sério e a união do grupo atraiu agregados de outras localidades.
Acontece que, como dizem os jovens, a fila anda. O apoio é quase inexistente, os interesses mudam, vem o vestibular, o namoro, o trabalho, etc.
Além disto, o circuito de natação em piscina arrebanhou simpatizantes e como o número de participantes é bem maior, logicamente o apoio conseguido é carreado para estas competições. Os participantes do circuito em águas abertas continuam tendo que arcar com todos os ônus, principalmente transporte.
Hoje, a maior parte dos pioneiros não compete mais. Alguns nem mesmo estão nadando. Tenho saudades daquele tempo em que batalhávamos juntos para participar de cada evento. Cada batalha era sempre compensada pelos resultados alcançados, o que dava mais força para a nova empreitada. O grupo era pequeno, mas muito unido.
Além do desafio de enfrentar os milhares de metros de cada percurso, o nadador de águas abertas continua tendo que vencer as barreiras para chegar aos eventos para garantir sua participação. Por isto, rendo minhas homenagens aos que continuam e espero ver de volta os pioneiros. Para matar saudades e encorajar novos adeptos.
Dia 09 de março será realizada a 2ª etapa do circuito estadual, em Macaé, com 2.500 metros, com prova preliminar de 600 metros. Vamos encarar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário