sábado, 5 de abril de 2008


EDITORIAL

Origem do Dia Internacional da Mulher
O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women’s Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.
Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan “Pão e Rosas”, em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como “Dia Internacional da Mulher”

Segunda Etapa de Maratonas Aquáticas
Por Eduardo Alvin*

No domingo dia 09 de março, em MACAÉ, na Praia dos Cavaleiros, aconteceu a segunda etapa do Circuito Estadual de Maratonas Aquáticas 2008, contando com a presença de mais de 400 atletas distribuídos nas provas de 600 metros, mini travessia e na de 2500 metros, travessia principal. A mini travessia que prepara os futuros competidores para a travessia principal, foi disputada com muita luta pelos atletas, que fizeram uma chegada emocionante, vencida pelo atleta de Cabo Frio, Maxwel Coutinho.
De Saquarema foram 4 atletas para a mini e todos subiram ao podium, Caio Soares, quinto no geral e terceiro da categoria, Matheus Soares, sétimo no geral e primeiro na categoria, além de Luiza Brandão e Thainá Novello, respectivamente, segunda e terceira colocada na categoria petiz feminino. Com o mar agitado, o que dificultou muito a largada e chegada dos atletas, os 87 competidores da mini, completaram o percurso exaustos, mas com a alegria da vitória estampada no rosto.
Já na travessia principal, de 2500 metros, a vitória coube, mais uma vez, ao atleta Luiz Lima, pentacampeão da Travessia dos Fortes, seguido por Luiz Felipe Lebeis, do Botafogo e Rodrigo Gambarine, do Fluminense, competindo com atleta avulso, no feminino as vencedoras foram, Stephanie Pereira, da Inter Ação - Saquarema, em segundo Ana Brena, do Clube Naval e em terceiro Mayra Siqueira do Força Máxima, que elogiaram a prova por ser bem difícil e seletiva, com um mar cascudo, como dizem os mais experientes, cheio de correntezas e marolas de até um metro de altura, o que dificulta muito o percurso, mas que enche de emoção a prova e torna mais feliz aquele que consegue vencer este desafio.
Por equipes, a vitória coube a Natação no Mar, de Rio das Ostras, em segundo a Inter Ação de Saquarema e em terceiro a Aquática Dejamo, também de Rio das Ostras, que receberam os troféus alusivos ao evento, pelo destaque entre as mais de 30 equipes que abrilhantaram o circuito.
A próxima etapa, já está marcada, será em Rio das Ostras no dia 06 de abril, com 3500 metros para a principal e 700 metros na mini-travessia. Também marcada a primeira etapa do Circuito Lagos de Natação em Piscinas 2008, que será na Fundação Bem-te-vi, em Búzios, no dia 29 de março, com presença confirmada das melhores equipes da Região dos Lagos, Vamos prestigiar e “Saudações Aquáticas”.

* Professor de Educação Fisica da Academia Inter Ação

Beatriz Mesquita inicia na faixa roxa com dois ouros

Beatriz Mesquita iniciou o calendário do jiu-jitsu 2008 comemorando seu sucesso com duas vitórias, a primeira foi na VII Taça Estado do Rio de Janeiro de Jiu-Jitsu pela LERJJI, evento realizado no dia 23/2 no Clube Fonseca em Niterói – RJ e a segunda foi na 1ª Etapa do Circuito FJJ-RIO, evento realizado no dia 08/03 no Ginásio da UERJ no Maracanã – RJ.
O sucesso da campeã conquistou mais um apoiador para fortalecer, literalmente, a nossa atleta. Sr. Rafael Pinheiro, profissional de Educação Física e proprietário de uma das mais bem equipadas academias de ginástica da cidade, Academia Estilo Vital, localizada em Bacaxá. Rafael uniu-se aos bons e irá apoiar Beatriz Mesquita no esporte.
Bia está muito feliz também porque está com seu passaporte carimbado rumo à Califórnia/EUA, para conquistar o Pan Americano 2008, que será realizado nos dias 28, 29 e 30/3 pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation IBJJF, em Los Angeles.
Atleta de Ponta com nível internacional, Bia irá buscar mais uma vitória audaciosa (sua principal característica) e promete fazer o impossível para trazer o título Pan Americano 2008, da Califórnia direto para Saquarema, dividindo mais um título internacional com os admiradores do Jiu-Jitsu, a “arte suave”.
Agora é só ficar na torcida e aguardar a sua volta com mais um título internacional.
“Good Luck” Bia!

Dança com Educação


Todo professor de Dança deve ter conhecimentos de psicologia. A Dança poderá ajudar muito em pequenas dificuldades que não são reveladas em casa, mas que o professor poderá perceber utilizando a estrutura da dança, para ajudar sobretudo as crianças e aos adolescentes, a descobrir problemas, enfrentá-los e superá-los. A maior parte das crianças faz Dança por prazer, sem se dar conta, assim como os seus pais, de todos os benefícios desse estudo.
Por exemplo: Uma criança tímida entregue a um bom professor que a saiba estimular, à medida que vai dominando seu físico e coordenando seus movimentos através dos exercícios de Dança (que são todos especificamente estudados) adquire domínio e coordenação mental, uma segurança própria, importante para ela. A segurança e o controle de seu físico representam, em parte, segurança e controle de sua mente.
A Dança hoje em dia, não deve ser considerada apenas como uma arte, mas deve ser encarada sobre dois aspectos distin
tos:
1 - A Arte da Dança, na qual o artista se realiza e se comunica com o mundo externo, dançando nos palcos.
2 - A Dança na Educação; movimento novo e tese moderna, desenvolvida pela ROYAL ACADEMY OF DANCING (Real Academia de Dança Inglesa) que vem trazer o ballet de maneira diferente, no sentido da educação ao alcance de todos.
A palavra Educação, em si, abrange um mundo vasto e complexo. Todo educador tem como verdadeiro objetivo ajudar o ser que educa, no conhecimento da verdade e do equilíbrio. A criança e o adolescente, por sua curiosidade natural e avidez para com a vida, mantêm seu espírito e sua inteligência livres e atentos, prontos para ver, ouvir e compreender tudo aquilo que lhes ensinarem. Mas, se estes não estiverem preparados e atualizados, só lhe transmitirão dúvidas e inseguranças.
A Dança na Educação confere uma base sólida para o futuro bailarino e artista, que quiser seguir esta carreira. Aos demais dá conhecimentos, compreensão e apreciação da Dança em geral, traz perfeição de porte e postura, além da graça natural. Também desenvolve o conhecimento e o sentimento da música, que deve ser ouvida e sentida. Apura o sentido dramático e artístico dando inteira e total liberdade à imaginação da criança e adolescente.
Tudo isso sem a rigidez da disciplina clássica forçada, pois a Dança estimula o raciocínio rápido e a coordenação perfeita, obtidos através da autodisciplina consciente e desejada, não imposta.
Finalmente, a Dança é uma necessidade do ponto de vista educacional e cultural. Uma arma a mais para auxiliar o ser humano na difícil tarefa de sua formação e preparo para o futuro. Assim, ela estará ajudando a formar gerações cada vez mais sadias de corpo e espírito, que por sua vez estarão criando um mundo melhor, com soluções mais humanas, mais realistas e mais pacíficas do que as conhecidas no passado e no presente.
É com essa filosofia, que a Professora, Bailarina e Coreógrafa Paula Caldas, em parceria com o Colégio SEI Anglo, inaugura um novo espaço situado nas belas dependências dessa escola, contando com toda sua infra-estrutura e solidez. Convidamos a todos a conhecer nosso espaço e a participar de uma aula experimental gratuita.



MAIORES INFORMAÇÕES
SECRETARIA DO COLÉGIO SEI ANGLO
Tel. 2651.4784 2651.5026

Karatê em Saquarema

Realizou-se nos dias 23 e 24 de fevereiro, a “Copa Brasil Vodol de Karatê”, no município de Pouso Alegre, em Minas Gerais.
Este campeonato é de suma importância para o esporte, já que reuniu quase 2.000 pessoas no ginásio, entre elas 400 atletas Karatecas vindos de várias partes do País, competindo nas modalidades KATÁ (movimentos que simulam a luta) e KUMITÊ (a luta). Entre estes os Karatecas de Saquarema, o prof. Edson Coelho e o Atleta Alex de Souza (1º DAM) que com muito esforço e uma brilhante atuação conseguiu a medalha de prata, e o Prof. Edson Coelho medalha de bronze, cada qual na sua categoria separadas por idade, na modalidade de KATÁ.
O evento contou com a presença de atletas já consagrados com títulos,como a bicampeã brasileira, campeã do Pan Americano, Sul Americano, e o casal de atletas que irá para o Campeonato Mundial, no Japão, este ano. Também a presença dos presidentes das várias federações estaduais.
Este ano nossos atletas defenderam o Rio de Janeiro através do Clube de Regatas Vasco da Gama. O grupo foi liderado pelo técnico da seleção carioca e brasileira, prof. Genival da Silva, e organizado pelo árbitro Franz Luiz, que muito orgulhosos trouxeram um troféu de 2º lugar para o Rio de Janeiro na colocação geral, ficando o 1º lugar para o Distrito Federal.
Nosso atleta Edson Coelho viajou graças ao apoio das Lojas Costas Esportes em Bacaxá, sob a direção de Dilsinho, e as Óticas Verão também em Bacaxá, com a direção de Luis Bala, e a ele próprio.
O Jornal Litoral se sensibiliza e incentiva o esporte, e faz um pedido ao comércio e empresários que apóiem mais estas iniciativas suadas de atletas do nosso município.
Parabéns! aos karatecas Edson Coelho e Alex de Souza.

“O karateca não se aperfeiçoa para lutar, e sim, luta para se aperfeiçoar”
Gishin Funakoshi

CURIOSIDADES

• Em 1808, o Rio tinha cerca de 50 mil habitantes, sendo 35% de escravos.
• A festa para comemorar a chegada de D. João VI durou uma semana e a comida teve a que vir de São Paulo e Minas Gerais.
• Em dez anos, a cidade ganhou 600 novas residências e 150 chácaras.
• O comércio se intensificou e vendiam-se produtos sem serventia em país tropical, como cobertores de lã e patins de gelo.
• A Quinta da Boa Vista foi presente do traficante de escravos Elias Antônio Lopes para a família real.
• O carioca começa a consumir o pão francês, feito de trigo.
• O trajeto do trem da Central foi aberto pelo gado criado nos arredores da cidade.

FELIZ IDADE

Por Aldo Coelho

Remédios gratuitos
Os postos ou unidades de saúde fornecem remédios gratuitos para doenças comuns a quem tem mais de 65 anos. Vá à unidade mais perto de sua casa, faça uma consulta e pegue o remédio.
Exija e guarde a nota fiscal do remédio que comprou. Ela á sua garantia.
Não compre medicamentos em feiras livres e camelôs.
• Não compre nem vitaminas sem recomendação médica. O melhor é comer bem.
• Só tome remédios caseiros depois de ouvir seu médico.
• Siga as instruções do médico: dose, horário e tempo recomendado.
• Não pare de tomar remédio sem autorização. Doenças como tuberculose voltam com maior força, quando o tratamento é interrompido.
• Caso o remédio provoque uma reação inesperada, procure seu médico.
• Não tome remédios fora do prazo de validade. Regularmente, faça uma faxina em seu armário de remédios e jogue fora os vencidos.
• Não acredite em “fómulas milagrosas” contra excesso de peso, calvíce, falha de memória e problemas sexuais anunciados pela rádio e TV.

Saquarema: micrônibus apreendido

Um microônibus da empresa Rio Lagos, no dia 02 de março, por volta das 16h, no ponto de ônibus em frente ao Lake’s Shopping, na Avenida Saquarema, foi apreendido por policiais da 4ª Cia da PMERJ e levado para a 124ª Delegacia Policial, atendendo às queixas dos Dr. Orlando Amorim e Gilvando Araújo Aguiar, diretores do Clube dos Anos Dourados (Clube da Terceira Idade de Saquarema) foram impedidos de viajarem gratuitamente pelo motorista Edson Vieira Calheia, alegando estar cumprindo ordem da empresa. As vítimas sentiram-se discriminadas, passando por constrangimento e humilhação perante os passageiros do microônibus e decidiram chamar a polícia para fazer valer o direito de viajar gratuitamente apenas provando que é maior de 65 anos, conforme estabelece o artigo 39, § 1°, do Estatuto do Idoso e a Lei Municipal n° 825/2006, que dá direito de viajar nos microônibus. Além da apreensão do coletivo a empresa Rio Lagos pagará multa de 20 UFERJs, sendo ainda processada criminalmente por discriminar pessoa idosa, nos termos do artigo 96, da Lei 10.741/2003, podendo também ser processada para indenizar as vítimas pelo dano moral sofrido. O fato registrado na 124ª DP no Termo Circunstanciado n° 124-00452/2008, devendo a empresa responder ao processo perante o Juizado Especial Criminal da comarca de Saquarema.
Disposições Preliminares da Lei
Art. 1° - É instituido o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurado às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
Art. 3° - É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à edicação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Capítulo X - Do transporte
§ 1° - Para ter acesso à gratuidade, basta que o idoso apresente qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade.
Capítulo II - Dos crimes em espécie
Art. 96 - Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando se acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade:
Pena - reclusão de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa.
§ 1° - Na mesma pena incorre quem desdenhar, humilhar, menosprezar ou discriminar pessoa idosa, por qualquer motivo.

Nota do PDT

O PDT, através do seu líder Lourival Gomes, vem comunicar ao povo de Saquarema que a matéria veiculada no Jornal Imprensa Livre, edição n° 90, sem a autorização de Lourival Gomes, fez veicular matéria que não condiz com a verdade e que jamais foi patrocinado pelo contratante, onde o Jornal Imprensa Livre escreveu e veiculou por conta própria que Lourival Gomes foi traído por Dalton Borges. Essa matéria é caluniosa e inverídica, não merecendo sequer credibilidade.

Oração a São José
“O protetor das famílias e dos trabalhadores
Festa 19 de março, São Jopsé Operário: 1º de maio

Lembrai-vos, ó glorioso São José, puríssimo esposo da Virgem Maria e doce protetor nosso, que jamais se ouviu dizer que alguém tivesse invocado a vossa proteção, implorando vosso socorro e não fosse por vós consolado e atendido. Com esta confiança venho à vossa presença e avós, fervorosamente, me recomendo... (Faça agora seu pedido). Não desprezeis a minha súplica, ó Pai adotivo do Redentor, mas dignai-vos acolhê-la piedosamente. Assim Seja... Amém!
Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e fazer o Sinal da Cruz.

Falta de respeito e humanidade com as mulheres
Colaboração: Coronel Garcia

“A mulher deve adorar o homem como a um deus. Toda manhã, por nove vezes consecutivas, deve ajoelhar-se aos pés do marido e, de braços cruzados, perguntar-lhe: Senhor, que desejais que eu faça?”
Zaratustra (filósofo persa, século VII a.C)

“Todas as mulheres que seduzirem e levarem ao casamento os súditos de Sua Majestade mediante o uso de perfumes, pinturas, dentes postiços, pe-rucas e recheio nos quadris, incorrem em delito de bruxaria e o casamento fica automaticamente anu-lado.”
Constituição Nacional Inglesa (lei do século XVIII)

“Mesmo que a conduta do marido seja censurável, mesmo que este se dê a outros amores, a mulher virtuosa deve reverenciá-lo como a um deus. Durante a infância, uma mulher deve depender de seu pai, ao se casar de seu marido, se este morrer, de seus filhos e se não os tiver, de seu soberano. Uma mulher nunca deve governar a si própria.”
Leis de Manu (Livro Sagrado da Índia)

“Quando um homem for repreendido em público por uma mulher, cabe-lhe o direito de derrubá-la com um soco, desferir-lhe um pontapé e quebrar-lhe o nariz para que assim, desfigurada, não se deixe ver, envergonhada de sua face. E é bem merecido, por dirigir-se ao homem com maldade de linguajar ousado.”
Le Ménagier de Paris (Tratado de conduta moral e costumes da França, século XIV)

“As crianças, os idiotas, os lunáticos e as mulheres não podem e não têm capacidade para efetuar negócios.”
Henrique VII (rei da Inglaterra, chefe da Igreja Anglicana, século XVI)

“Quando uma mulher tiver conduta desor-denada e deixar de cumprir suas obrigações do lar, o marido pode submetê-la à escravidão. Esta servidão pode, inclusive, ser exercida na casa de um credor de seu marido e, durante o período em que durar, é lícito a ele (ao marido) contrair novo matrimônio”
Código de Hamurabi (Constituição Nacional da Babilônia, outorgada pelo rei Hamurábi, que a concebeu sob inspiração divina, século XVII A.C.)

“Os homens são superiores às mulheres porque Alá outorgou-lhes a primazia sobre elas. Portanto, dai aos varões o dobro do que dai às mulheres. Os maridos que sofrerem desobediência de suas mulheres podem castigá-las: deixá-las sós em seus leitos, e até bater nelas. Não se legou ao homem maior calamidade que a mulher.”
Alcorão (livro sagrado dos muçulmanos, recitado por Alá a Maomé no século VI) “Que as mulheres estejam caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar. Se quiserem ser instruídas sobre algum ponto, interroguem em casa os seus maridos.” São Paulo (apóstolo cristão, ano 67 D.C.)

“A natureza só faz mulheres quando não pode fazer homens. A mulher é, portanto, um homem inferior.”
Aristóteles (filósofo, guia intelectual e preceptor grego de Alexandre, o Grande, século IV A.C.)

“O pior adorno que uma mulher pode querer usar é ser sábia.”
Lutero (teólogo alemão, reformador protestante, século XVI)

Por esses escritos vê-se quão árduo foi o caminho para as mulheres chegarem aos dias de hoje em igualdade de condições com os homens.
Infelizmente, hoje em dia, em pleno século XXI, em muitos países islâmicos, as mulheres continuam na mesma situação desses escritos milenares.

II Concurso de Trova de Saquarema
Aberto a trovadores residentes em Saquarema

Tema: Verão, podendo ser usados termos como veraneio, veranear.
Cada participante pode concorrer com até cinco trovas inéditas.
COMO ENVIAR
Cada trova deve ser digitada no verso de um envelope pequeno (7x5 mais ou menos), sem se identificar. Dentro desse envelope deverá colocar um pequeno pedaço de papel com seu nome completo, endereço, telefone e e-mail. Lacrar o envelope e colocá-lo dentro de um envelope maior.
Obs.: Nesse envelope maior o concorrente poderá colocar quantos envelopinhos quiser, dentro do limite do concurso (cinco trovas no máximo).
O envelope grande também deverá ser lacrado. No destinatário, colocar:
II CONCURSO DE TROVAS DE SAQUAREMA
(Para trovadores de Saquarema)
Rua Pereira, 331 Bacaxá
28993-000 Saquarema RJ
No remetente, escrever:
Luiz OtávioRua Pereira, 331 Bacaxá
Saquarema - RJ
Essa é a forma de escrever o remetente para não se identificar. Luiz Otávio tornou-se o nome adotado por todos os trovadores brasileiros. E o endereço é sempre o mesmo do destinatário.
Prazo: Enviar os trabalhos até 31 de maio de 2008.
Realização: UBT Delegacia de Saquarema
TROVA – Entende-se por trova a composição poética de quatro versos (linhas) de sete sílabas tônicas cada, rimando o primeiro verso com o terceiro e o segundo com o quarto. O tema deve ser percebido na composição de forma bem nítida.Somente serão classificadas as trovas que obedecerem a forma correta de composição.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Lei Maria da Penha - É lei! É pra valer!

No dia 07 de agosto de 2006 foi sancionada pelo Presidente da República a Lei 11.340/06 – a Lei Maria da Penha.
Maria da Penha protagonizou um caso simbólico de violência doméstica e familar contra a mulher. Em 1983, por duas vezes, seu marido tentou assassiná-la. Na primeira vez por arma de fogo, na segunda, por eletrocussão e afogamento. As tentativas de homicídio resultaram em lesões irreversíveis à sua saúde, como paraplegia e outras seqüelas. Maria da Penha transformou dor em luta, tragédia em solidariedade. A sua luta e a de tantas outras devemos, os avanços que pudemos obter nestes últimos vinte anos.
Esta matéria que estamos publicando tem como objetivo divulgar o texto da Lei de forma que cada brasileira e cada brasileiro possa, no exercício de seus direitos de cidadã e cidadão, zelar para sua plena aplicação.
Foram muitos anos lutando para que as mulheres pudessem dispor deste instrumento legal e para que o Estado brasileiro passasse a enxergar a violência doméstica e familiar contra a mulher.
“Quem ama não mata”, “Em briga de marido e mulher, vamos meter a colher”, “Homem que é homem não bate em mulher”, “Toda mulher tem direito a uma vida livre de violência”, “Sua vida recomeça quando a violência termina”, “Onde tem violência todo mundo perde”. Foram muitos os slogans utilizados nas campanhas que trouxeram para o espaço público aquilo que se teimava em dizer que deveria ser resolvido entre quatro paredes do lar.
Quantas mulheres carregam consigo a culpa por serem vítimas de violência por anos a fio? A quantos silêncios elas teriam se submetido? Quanta violência não foi justificada nos tribunais pela “defesa da honra” masculina?
Não são poucas as mudanças que a Lei Maria da Penha estabelece, tanto na tipificação dos crimes de violência a mulher, quanto nos procedimentos judiciais e da autoridade policial. Ela tipifica a violência doméstica como uma das formas de violação dos direitos humanos. Altera o Código Penal e possibilita que agressores sejam presos em flagrante, ou tenha sua prisão preventiva decretada, quando ameaçarem a integridade física da mulher. Prevê, ainda, inéditas medidas de proteção para a mulher que corre risco de vida, como o afastamento do agressor do domicílio e a proibição de sua aproximação física junto à mulher agredida e aos filhos.
O novo texto legal foi o resultado de um longo processo de discussão a partir de proposta elaborada por um consórcio de ONGs. Esta proposta foi discutida e reformulada por um grupo de trabalho interministerial coordenado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, e enviada pelo Governo Federal ao Congresso Nacional.
Através da relatoria do projeto de lei foram realizadas audiências públicas em assembléias legislativas das cinco regiões do país, ao longo de 2005, que contaram com intensa participação de entidades da sociedade civil e resultaram em um substitutivo acordado entre a relatoria, o consórcio de ONGs e o executivo federal que terminaria aprovado por unanimidade no Congresso Nacional e sancionado pela Presidência da República.
Em vigor desde o dia 22 de setembro de 2006, a Lei Maria da Penha dá cumprimento, finalmente, à Convensão para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher, da OEA (Convenção de Belém do Pará), ratificada pelo Estado brasileiro há 11 anos, bem como à Convenção para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW), da ONU.

Ligue 180 - Central de Atendimento à Mulher

A Central de Atendimento à Mulher é um serviço do governo federal que auxilia e orienta as mulheres vítimas de violência através do número de utilidade pública 180. As ligações podem ser feitas gratuitamente de qualquer parte do território nacional.
O ligue 180 foi criado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres em 2005 e conte 24 horas diárias, inclusive nos feriados e finais de semana – ocasiões em que o número de ocorrências de violência contra a mulher aumenta.
As atendentes da Central são capacitadas em questões de gênero, legislação, políticas governamentais para as mulheres e são orientadas para prestar informações sobre os serviços disponíveis no país para o enfrentamento à violência contra a mulher e, principalmente, para o recebimento de denúncias e o acolhimento das mulheres em situação de violência.
Conhecendo seus direitos legais e obtendo informações sobre os locais onde podem ser atendidas, as mulheres têm uma possibilidade real de romperem com o ciclo de violência a que são submetidas. Uma ligação pode ser o diferencial na vida de uma mulher.
“Toda mulher tem direito a uma vida livre de violência”.

Documentos Roubados
Gratuidade para fazer a Segunda Via

Acho que grande parte da população não sabe, principalmente por falta de divulgação através da mídia; é que a Lei 3.051/98 nos dá o direito de, em caso de roubo ou furto, mediante à apresentação do Boletim de Ocorrência, gratuidade na emissão da segunda via de documentos tais como:
Habilitação (que custaria R$ 42,97);
Identidade (R$ 32,65);
Licenciamento Anual de Veículo (R$ 34,11).
Para conseguir a gratuidade, basta levar a uma cópia (não precisa ser autenticada) do BO – Boletim de Ocorrência e o original ao Detran (Habilitação e Licenciamento) e outra cópia à um posto do IFP.
O registro serve para nos beneficiar. Passo esta mensagem porque deveríamos saber dos nossos direitos, uma vez que ao sermos lesados, não tenhamos ainda que pagar pelas taxas abusivas das segundas vias.

Inaugurado em Cabo Frio a unidade de oncologia do Hospital Santa Isabel – OnkoSol
Habilitado oficialmente pelo Governo Federal para atendimento pelo SUS este ano, a unidade de oncologia do Hospital Santa Isabel (OnkoSol) vai ser inaugurada neste sábado, dia 29 de março, às 15h, segundo informou o secretário municipal de Saúde de Cabo Frio, Antonio Pedro Pires Jardim.
A Onkosol irá atender pacientes com câncer de toda a Região dos Lagos Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Búzios e Rio das Ostras, além de Cabo Frio, onde até então o atendimento dos pacientes vinha sendo custeado pela Prefeitura.
– Desde o início do governo de Marquinhos Mendes, a Secretaria de Saúde vem lutando para dar andamento no credenciamento da UNACON (Unidade de Oncologia) do Hospital Santa Isabel. Para isso foram necessárias inúmeras viagens a Brasília que resultaram em três reuniões ministeriais, além de encontros com a Secretaria Estadual de Saúde e com a presidência do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Em setembro de 2007 o Secretário lembrava que “nossa maior vitória foi à aprovação do credenciamento na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Estado do Rio de Janeiro, sob o número 287”.
– Faltava o encaminhamento da Rede de Ocologia do Estado do Rio de Janeiro para Brasília, para aprovação e liberação de verbas para o início das atividades, o que efetivamente aconteceu, como esperávamos – esclareceu o Secretário.


Messias Félix continua como número 1 da Seletiva Petrobras de Surfe
Disputado de 13 a 16 de março, o cearense deu um show na Praia do Rosa
Com batidas verticais, aéreos, rasgadas jogando a rabeta e abrindo grandes leques de água, o cearense Messias Félix comandou o show nas boas ondas da Praia do Rosa, em Imbituba, Santa Catarina, para manter o posto de número 1 da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino, conquistado nas três etapas do ano passado. No litoral norte de Imbituba, ele arrancou a primeira nota 10 do ano no Brasil no sábado, dia 15, quando estabeleceu um imbatível recorde de 18 pontos de 20 possíveis e quase atingiu esta incrível marca na grande final contra o paulista David do Carmo, que até ali havia realizado a segunda melhor apresentação na Praia do Rosa. Com uma nota 9,17 num aéreo espetacular, Messias Félix confirmou a vitória com uma larga vantagem de 17,50 x 13,87 pontos. Antes, o surfista da Praia Grande havia vencido a semifinal paulista contra o ubatubense Renato Galvão, carimbando a faixa do bicampeão brasileiro da Divisão de Acesso na Praia do Rosa.
Galvão dividiu o terceiro lugar no pódio com o catarinense Felipe Teixeira, a grande surpresa entre os 144 participantes da prova que inaugurou a corrida pelas 12 vagas na Divisão Principal do Circuito Brasileiro do ano que vem. As próximas etapas da Seletiva Petrobas estão marcadas para os dias 22 a 25 de maio na Praia do Cupe (PE) e de 10 a 14 de setembro na Praia de Itaúna, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
“Foi muito emocionante essa final com o David do Carmo, mas consegui me focar na bateria e ganhar este campeonato que foi muito importante para mim”, vibrou o campeão Messias Félix, que faturou o prêmio máximo de 10.000 Reais oferecido aos campeões da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino.
Apesar do vice-campeonato, que lhe rendeu um prêmio de 6.000 Reais e 860 pontos no primeiro ranking da Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro em 2008, David do Carmo comemorou o bom resultado nessa sua busca para recuperar a vaga na elite do surfe nacional perdida no ano passado.
Dos quatro finalistas, só Messias Félix e Renato Galvão fazem parte do seleto grupo que disputa o milionário SuperSurf neste ano. Essa é apenas a terceira temporada como surfista profissional do catarinense Felipe Teixeira, que larga com um óti-mo terceiro lugar na cor-rida pelas 12 vagas na elite.
A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino promove três etapas com a Petrobras como principal patrocinadora e co-patrocínio da VIVO, com organização da MaxSports e Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP). A prova de abertura em Santa Catarina também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Imbituba, Fazenda Verde do Rosa, Lui Lui e Garopabasurf.com.br, além da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e Associação de Surf da Praia do Rosa (ASPR). Em cada etapa são distribuidos um total de 40.000 Reais em prêmios e a vitória vale 1.000 pontos no ranking da Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro de Surf Profissional. A transmissão ao vivo pela internet pode ser acessada pelo http://www.abrasp.com.br/
Ranking 2008 da divisão de acesso
Resultado da Seletiva Petrobras:
01: Messias Félix (CE) 1.000 pontos
02: David do Carmo (SP) 860
03: Renato Galvão (SP) 730
03: Felipe Teixeira (SC) 730
05: Flávio Costa (BA) 610
05: Jean da Silva (SC) 610
05: Adilton Mariano (CE) 610
05: Greg Cordeiro (SC) 610
09: Daison Pereira (RS) 500
09: Tânio Barreto (AL) 500
09: Diego Santos (SP) 500
09: Guilherme Ferreira (SC) 500
13: Odirlei Coutinho (SP) 450
13: Hizunomê Bettero (SP) 450
13: Saulo Junior (SP) 450
13: Bruno Galini (BA) 450
13: Jorge Spanner (RJ) 450
13: Rudá Carvalho (BA) 450
19: Gustavo Fernandes (RJ) 390
19: Ricardo Ferreira (SP) 390
19: Pedro Norberto (SC) 39
019: Fábio Gouveia (PB) 39019: Tomas Hermes (SC) 390
19: Riomar Rodrigues (SC) 390

Heloísa Helena comparece na Plenária Municipal do PSOL de Saquarema

No dia 15 de março, o PSOL de Saquarema, realizou em Bacaxá, a sua Plenária Municipal para discutir sua política em Saquarema e eleger os dois delegados do município, para participarem da II Conferência Nacional Eleitoral, que será realizada nos dias 29 e 30 de março, no Minas Brasília Tênis Clube, em Brasília/DF. Os delegados eleitos foram: Thiago Cócaro, presidente do PSOL Saquarema, e Jaime Azulay, diretor do PSOL Saquarema.
Na sua Plenária Municipal, o PSOL Saquarema contou com as ilustres presenças do coordenador do interior, Honório; o presidente do PSOL do Estado do Rio de Janeiro, Jeferson Moura; e a presidente nacional do PSOL, Heloísa Helena, que não poupou elogios ao Município.
A seguir alguns trechos do discurso de Heloísa Helena:
“Gostaria de agradecer a Saquarema e seu povo pela expressiva votação que obtive aqui nesta cidade nas eleições de 2006.
... o PSOL tem que ajudar a Câmara de Vereadores a não ser um negócio particular de alguns, mas, ser sim, um instrumento de combatividade a serviço da grande maioria do nosso povo.
Aos homens e mulheres de bem e de paz da nossa querida Saquarema, que lutam pelos jovens, pelos idosos, pelas crianças e pelo futuro da nação, que não perderam a vergonha na cara e o amor no coração, onde eu estiver o meu coração estará pulsando por vocês. Parabéns a todos vocês pela coragem, e parabéns também, aos militantes que se dispôs a compor a chapa do PSOL, porque ninguém é dono de Saquarema, ninguém é dono do Rio de Janeiro e tampouco do Brasil. E, se alguém ousa a pensar que vai conseguir dobrar ou acovardar as mulheres e homens do PSOL, tire o cavalo da chuva senão ele morre de pneumonia.
Àqueles que não tem religião eu respeito, mas costumo dizer sempre que a gente só se ajoelha para pedir força a Deus para não ter que se ajoelhar e se acovardar a ninguém aqui na terra.
Felicidades para todos! Vamos à vitória! Viva o socialismo! Viva a liberdade! Viva o PSOL! Um grande beijo!”



William Cardoso e Diana Cristina campeões do SuperSurf em Santa Catarina

João Carvalho*


William Cardoso ganhou a decisão catarinense contra Jean da Silva e a paraibana Diana Cristina deu um show na final nordestina com a cearense tricampeã brasileira Tita Tavares na primeira etapa do SuperSurf 2008 que agitou a semana de boas ondas na Praia da Joaquina sempre lotada de quarta-feira a domingo na ensolarada Florianópolis. Uma nota 9 na melhor onda surfada no último dia garantiu o título de William Cardoso e a indiazinha Tininha tirou duas notas na casa dos 7 pontos para superar a recordista de vitórias em etapas da Divisão Principal do Circuito Brasileiro. O próximo desafio será nos dias 14 a 18 de maio na Praia do Cupe, em Ipojuca, sul de Pernambuco, com as outras três etapas da temporada marcadas para o litoral norte de São Paulo e Rio de Janeiro, que sediará a grande final na Barra da Tijuca.
Apesar do vice-campeonato, a recordista absoluta da história do SuperSurf com 12 vitórias em 18 finais disputadas, contando com essa, Tita Tavares, ficou feliz pelo resultado.
Depois da decisão feminina, foi iniciada a grande final masculina com dois catarinenses buscando a primeira vitória no SuperSurf 2008 para largar na frente na corrida pelo título brasileiro da temporada.
Na grande final, a nota 9 recebida numa esquerda destruída por três fortes manobras de backside (surfando de costas para a onda) praticamente confirmou a vitória de William Cardoso. Jean da Silva ainda tentou de tudo para reverter o resultado, mas não teve êxito nas pequenas ondas de meio metro de altura do domingo decisivo na Praia da Joaquina. O placar foi encerrado em 15,50 x 11,93 e William comemorou bastante junto com toda a família que veio de Balneário Camboriú para torcer por ele.
NESCAU EXPRESSION SESSION – A bateria especial com 15 surfistas dentro d´água tentando fazer o aéreo mais radical fechou o agitado sábado na Praia da Joaquina. E o maior prêmio desta competição oferecido no mundo inteiro ficou para o paulista Ricardo Ferreira, com o campeão da primeira Nescau Expression Session do ano embolsando os 10.000 Reais na etapa de Florianópolis.
A Volkswagen e a Nova Schin apresentam o SUPERSURF 2008, que desde sua criação no ano 2000 é organizado pela Editora Abril e ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional). A nona edição da Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional é realizada também com co-patrocínio da Nescau e da marca Nicoboco e apoio da Revista Fluir. Esta primeira etapa também contou com importante parceria da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Federação Catarinense de Surf (FECASURF). Todas as cinco etapas de serão transmitidas via internet pelo http://supersurf.abril.com.br e www.abrasp.com.br, com as finais no domingo também passando ao vivo pelo canal SPORTV.

RANKING BRASILEIRO DO SUPERSURF 2008 1ª etapa
CATEGORIA MASCULINA:
01: William Cardoso (SC) – 1.000 pontos
02: Jean da Silva (SC) – 860
03: Flávio Costa (BA) – 730
03: Odirlei Coutinho (SP) 730
05: André Silva (CE) – 610
05: Jano Belo (PB) – 610
05: Danilo Costa (RN) – 610
05: Victor Ribas (RJ) – 610
09: Beto Fernandes (SP) – 500
09: Gustavo Fernandes (RJ) – 500
09: Hizunomê Bettero (SP) – 500
09: Ricardo Ferreira (SP) – 500
09: Diego Rosa (SC) – 500
09: Leandro Bastos (RJ) – 500
09: Péricles Dimitri (PR) – 500
09: Márcio Farney (CE) – 500
CATEGORIA FEMININA:
01: Diana Cristina (PB) – 1.000 pontos
02: Tita Tavares (CE) – 860
03: Andréa Lopes (RJ) – 730
03: Krisna de Souza (RN) – 730
05: Suelen Naraisa (SP) – 610
05: Bruna Schmitz (PR) – 610
05: Juliana Quint (SC) – 610
05: Monik Santos (PE) – 610

*Assessoria de Imprensa do SuperSurf

Não esqueça: a dengue se combate todo dia
Contra a dengue, não deixe água parada. É aí que o mosquito nasce. É aí que mora o perigo

Saiba como proteger a sua família do mosquito da dengue
Lixo e entulho
• Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias, etc.
• Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios.
• Mantenha o saco de lixo bem fechado, e fora do alcance de animais, até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.
Plantas e jardins
• Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta.
• Se você não colocou areia e acumulou água do vaso no pratinho, lave-o com escova, água e sabão. Faça isso uma vez por semana.
• Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso com escova, água e sabão uma vez por semana.Caixa d'água, calhas e lajes
• Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje da sua casa
• Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas de chuva.
• Mantenha a caixa d’água fechada com tampa adequada, sem rachaduras, frestas ou desníveis. Vede com tela a abertura da saída do excesso d’água (o “ladrão”).
Tonéis e depósitos de água
• Feche bem os tonéis, barris ou jarras d’água. Utilize tampa própria ou uma tela.
• Lave com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água do lado de fora da casa.
• Lave com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes, etc.
Outros cuidados que você deve tomar:
1. Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usar, coloque 1 kg de sal grosso na parte mais rasa. Se tiver lagos, cascatas ou espelhos d’água, mantenha-os limpos. Caso não queira criar peixes, coloque água sanitária.
2. Lave as vasilhas de água e de comida de seus animais pelo menos uma vez por semana, com escova e sabão.
3. Verifique se todos os ralos da casa não estão entupidos. Limpe-os diariamente e se não estiver usando deixe-os fechados.
4. Retire a água e lave com sabão a bandeja externa da geladeira.
5. Não deixe acumular água na parte debaixo das torneiras de bebedouros e filtros de água.
6. Guarde as garrafas, baldes ou latas vazias de cabeça para baixo.
7. Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana. Caso precise deles, guarde-os em locais cobertos.
8. Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso. Se forem destinados à reciclagem guarde-os sempre em local coberto.

Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde/Disque Saúde 0800 611997
Colaboração - Partido Verde de Saquarema

Agenda 21
Próxima reunião será no dia 28 de março

A ASA Associação de Serviços Ambientais e a PETROBRAS convidam a população saquaremense a participar da próxima reunião da AGENDA 21 COMPERJ, setor comunitário.
A reunião será dia 28 de março, sexta-feira, às 18h, em Jaconé, à Rua 13, esquina com 85 (Street Show).
Os encontros têm como objetivo pensar o futuro da região, tendo como guia a AGENDA 21.As reuniões do setor comunitário da AGENDA 21 COMPERJ devem ter a participação de representantes de Associações de Moradores, Colônia de Pescadores, Entidades Comunitárias e de Bairros.
Este encontro corresponde a segunda reunião de diagnóstico sócio-ambiental, um momento onde a comunidade constrói a realidade de seus bairros, delineando a realidade do município e sendo orientado pelos 40 capítulos da Agenda 21 Global.
PARTICIPE!

II Rio Intertur
Sucesso de público, a II Rio Intertur foi realizada em Cabo Frio, nos dias 14 e 15 de março, e reuniu importantes autoridades e fortes destinos turísticos do interior do Estado do Rio de Janeiro
.Mais de 50 expositores mostraram o melhor de seus municípios, apresentaram cultura, artesanato e características singulares.
A abertura do evento contou com a presença do prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes; de prefeitos de todo o interior do Rio de Janeiro; de secretários municipais; do deputado federal Jorge Bittar (PT-RJ); de Ayrton Nogueira, secretário de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo; de Nilo Sérgio Félix, sub-secretário estadual de Turismo e vice-presidente da TurisRio; de Paulo Boechat, presidente da Federação de Conventions & Visitors Bureux do Estado de Minas Gerais; de Paulo Senise, diretor-executivo do Rio Convention & Visitors Bureau; do diretor do Sebrae/RJ, Evandro Alves, entre outros.
O secretário de Turismo de Cabo Frio, Gustavo Beranger, deu as boas-vindas aos convidados e destacou a importância do evento:
– Passamos três anos divulgando Cabo Frio em eventos de tu-rismo dentro e fora do Brasil. Hoje, estamos aqui mostrando que fazemos turismo para quem nos visita e para quem mora no município. Prova disso é a pesquisa realizada pela Prefeitura que aponta a atividade como uma das mais valorizadas no atual governo. A Rio Intertur é a consagraçãodesse trabalho e tem o objetivo de unificar o estado do Rio de Janeiro, além de mostrar a força do interior destacou.
O deputado federal Jorge Bittar elogiou a organização do evento e citou os projetos para melhoria do turismo em todo o país:
– O Governo Federal vai lançar o Prodetur Nacional que tem o objetivo de melhorar a infra-estrutura para o turismo em todo o País. Entre os projetos está o apoio à construção de centros de convenções em Cabo Frio, Nova Friburgo e Paraty disse o deputado que elogiou as belezas naturais de Cabo Frio.
O prefeito Marquinho Mendes falou sobre a importância do turismo para Cabo Frio e agradeceu a oportunidade de receber a Rio Intertur na cidade:
– Para nós esse é um momento de confraternização e integração. Acredito no turismo como essa atividade de auto-sustentação. Aqui em Cabo Frio produzimos petróleo, mas essa é uma receita finita. O futuro está no turismo, destacou o prefeito.
Após a cerimônia, a feira foi aberta à visitação de convidados e agentes de viagem. Logo depois, o público em geral pôde visitar o evento.
Saquarema se fez presente na II Rio Intertur, no stand da Costa do Sol, divulgando seus atrativos turísticos e suas belezas naturais, encontradas na serra, no mar e nas lagoas, que tanto encantam moradores e visitantes desta acolhedora cidade.
Turismo divulga Saquarema
Belezas naturais do município são mostradas em três idiomas
Baseada na afirmativa de que o que é bonito tem que ser mostrado, a Secretaria de Tu-rismo de Saquarema produziu um documentário audio visual mostrando tudo o que o município tem de bom e bonito. As praias, as lagoas, as cachoeiras, as serras e seu cartão postal, a Igreja de Nossa Senhora de Nazareth. Tudo bem detalhado, bem explicado através de um texto claro e objetivo, além de belíssimas imagens de toda a exuberância da natureza saquaremense. Quem vê o filme se encanta e fica querendo conhecer as maravilhas naturais do município. O texto e as imagens são fortes e convincentes. Não há quem resista.
Todas as informações sobre os pontos turísticos de Saquarema são passadas em três versões: português, inglês e alemão. O filme é narrado pela atriz Cissa Guimarães.

LEVE A VIDA COM HUMOR

Mineirinho vendedor

Um mineirinho inteligente vindo da roça se candidatou a um emprego numa grande loja de departamentos da cidade. Na verdade era a maior loja de departamentos do mundo, tudo podia ser comprado nessa loja. O gerente perguntou ao rapaz:
– Você já trabalhou alguma vez na vida?
– Sim, eu fazia negócios na roça.
O gerente gostou do jeito simpático do mineiro e disse:
– Pode começar amanhã, e no final da tarde venho verificar como você se saiu.
O dia foi longo e árduo para o rapaz. As 17:30 o gerente se acercou do novo empregado para verificar sua produtividade e perguntou:
– Quantas vendas você fez hoje?
– Uma!
– Só uma? A maioria dos meus vendedores faz de 30 a 40 vendas por dia.De quanto foi a venda que você fez?
– Dois milhões e meio de reais!
– Como você conseguiu isso?
– Bem, o cliente entrou na loja e eu lhe vendi um anzol pequeno, depois um anzol médio e finalmente um anzol bem grande. Daí eu lhe vendi uma linha fina de pescar, uma de resistência media e uma bem grossa, para pescaria pesada. Eu lhe perguntei onde ele ia pescar e ele me disse que ia fazer pesca oceânica. Eu sugeri que talvez fosse precisar de um barco, então eu o acompanhei até seção de náutica e lhe vendi uma lancha importada, de primeira linha. Aí eu disse a ele que talvez um carro pequeno não fosse capaz de puxar a lancha, levei-o a seção de carros e lhe vendi uma caminhonete com tração nas quatro rodas.
O gerente levou um susto e perguntou:
– Você vendeu tudo isso a um cliente que veio aqui para comprar um pequeno anzol?
– Não senhor, ele entrou aqui, na verdade, querendo um pacote de modess para a esposa, aí eu falei: Já que seu fim de semana tá perdido mesmo, que tal uma pescaria?

CIRCULANDO

com Marco Leiros

Alunos de curso de desenho e pintura expõem trabalhos
Vernissage será na Casa de Cultura de Saquarema
Acontece de 27 de março a 27 de abril a exposição dos trabalhos dos alunos do curso de desenho e pintura da Secretaria de Educação e Cultura de Saquarema, ministrado pelo professor Nelson dos Santos. A vernissage tem as assinaturas dos seguintes alunos: Emigdia, Ruth, Suzana, Alelia, Wellington, Marciel, Cíntia Kelly, Neyde, Iracy, Gelmary e Silvana.
A Casa de Cultura está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no centro de Saquarema.
Saúde recebe ambulâncias
Os novos veículos atenderão Jaconé e Vilatur
A doação das ambulâncias é parte de convênio firmado entre a Prefeitura de Saquarema e a BV Financeira, do Grupo Votorantin, com a participação do Grupo OK.
Creche em Itaúna
Escola é inaugurada em clima de muita emoção
Foi uma verdadeira festa a inauguração da nova creche do município, na Escola Municipal Orgé Ferreira dos Santos, em Itaúna, no dia 19 de março.
Colégio Padre Manoel recebe reforma total
Oito escolas do município de Saquarema e uma creche passaram por reformas e ampliações este ano, recebendo novas salas de aula, secretarias, banheiros, salas de professores, cozinhas e outras dependências imprescindíveis para seu bom funcionamento. A Escola Municipal Padre Manuel, no bairro São Geraldo, por exemplo, passou por uma reforma total no prédio, recebendo telhado novo, nova secretaria e quadra.



quinta-feira, 3 de abril de 2008



EDITORIAL

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) saudaram na quinta-feira (21/02) a decisão do ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal (STF), como um gesto que remove um dos últimos entulhos remanescentes do período autoritário. “A revogação de dispositivos da Lei de Imprensa tem conteúdo libertário”, disse o jornalista Maurício Azêdo, presidente da ABI.
Sérgio Murillo de Andrade, presidente da Fenaj, disse que a derrubada de artigos da Lei de Imprensa é saudada com una-nimidade pelas entidades patronais e trabalhistas da imprensa brasileira. “O que se espera agora é que o parlamento brasileiro defina uma lei democrática.”

Projeto Botinho em Saquarema


Crianças e adolescentes têm aulas de primeiros socorros, informações sobre consciência ecológica e noções de cidadania.
O Curso do Botinho acontece todo ano nas cidades li-torâneas, envolvendo o Corpo de Bombeiros e grupos de voluntários no sentido de passar informações úteis sobre primeiros socorros, consciência ecológica e noções de cidadania a crianças e adolescentes. O projeto acontece durante quatro semanas, de segunda a quinta-feira, sem qualquer ônus aos participantes. O projeto existe deste 1963 e funciona como uma colônia de férias sem fins lucrativos.
Apesar da chuva, constante quase que por todo o mês de janeiro deste ano, o projeto não foi interrompido. Em Saquarema, como nas demais cidades da Região dos Lagos, o curso transcorreu dentro do seu cronograma normal, sob o comando do Capitão Ricardo Esteves e supervisão do Tenente Coronel Rafael Camilo Barros Farias. O encerramento, com diplomação dos alunos, participantes e colaboradores, aconteceu no Saquarema Futebol Clube, com a presença de diversas autoridades. Representando o Prefeito Municipal, o Procurador Geral do Município Dr. Antonio Francisco Alves Neto. A parte filantrópica do projeto contou com arrecadação de alimentos não perecíveis, que foram doados à Sociedade Pestalozzi de Saquarema.

Ana Maiolino

É com imenso pesar e grande tristeza que recebemos a informação da morte da companheira Ana Maiolino, no sábado, dia 16 de fevereiro.
Poetisa, escritora, jornalista e assistente social, Ana Maiolino era um exemplo de vigor e atividade em plena terceira idade.
Que o exemplo de sua vida continue a ser motivador de ideiais e de continuação de nossa luta em busca de uma vida melhor para o nosso povo.
Viver é uma etapa. Ana Maiolino cumpriu sua etapa com grandeza e sabedoria.
Descanse em paz!

Curiosidades da Internet

A Internet se supera a cada dia. Você já pode velar um ente querido e até – imagine só – fazer despacho pelo computador. Mas com tanta oferta, as pessoas ficam com um pé atrás.
De velório online, dá mesmo para desconfiar. Mas existe: câmeras instaladas numa funerária transmitem o velório pela Internet em tempo real. De qualquer lugar do mundo, aquele parente ou amigo que não vai chegar a tempo do enterro pode acompanhar as despedidas.
“No momento da contratação do serviço, a família dispõe de um usuário e uma senha”, explica a dona da funerária, Valéria Moraes. O sistema foi lançado há um mês, mas continua inédito: é o tipo de novidade que ninguém quer inaugurar.
É como se a internet tivesse transformado em uma espécie de pronto-socorro dos aflitos: a cada dia, surge um novo serviço. Já é possível, por exemplo, alugar um padre ou simplesmente a rezar usando a rede mundial de computadores. Se o trabalho de fé virtual não dá certo, vai ser difícil encontrar para quem e onde reclamar. “A maioria desses serviços é prestada fora do país, então o internauta tem que ficar muito atento. É preciso se in-formar sobre, caso ele desista do serviço que contratou, como será restituído este valor”, alerta a advogada Laine Souza.

Grupo teatral integrada ao Projeto Nós do Morro anima carnaval saquaremense
O Espaço Cultural Casa do Nós, situado em Bacaxá, integrado ao Projeto Nós do Morro, e que vem realizando um importante trabalho de iniciação ao Teatro no município, sob o comando do ator e diretor teatral Guty Fraga, estreou este ano no carnaval com o bloco Segue Nós e Vem. O bloco desfilou em Bacaxá, no sábado de carnaval, com um número considerável de foliões, em sua maioria pessoas ligadas à Casa do Nós (alunos e atores) e gente do Rio. Saindo de sua sede, na Rua Beatriz Amaral, em Bacaxá, a turma foi tomar a bênção no bar do Nelsão, na Rua Pereira, QG do famoso Bloco das Piranhas. De lá, saiu para percorrer as principais rua do Segundo Distrito.
A estréia foi positiva. O bloco mostrou nas ruas muita animação, conquistando a simpatia do público. A turma promete.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Grussaí será palco da segunda parada do Circuito Estadual de Surf Profissional do Rio de Janeiro, em 2008

Depois de passar pelas ondas de Barra do Furado, em Quissamã, os melhores surfistas do estado tem encontro marcado em Grussaí, no próximo final de semana 01 e 02 de março.
Está confirmada para a Praia de Grussaí, em São João da Barra (RJ) a segunda das sete etapas previstas para o Circuito Estadual de Surf Profissional em 2008, válida também pelo Circuito da Divisão de Acesso Brasileira. O evento acontece nos dias 01 e 02 de março (sábado e domingo), com uma categoria restrita aos competidores da região, que vale uma vaga no evento principal. A 2a etapa do Circuito Estadual Profissional do Rio de Janeiro é apresentado pela Free Surf, com patrocínio da Prefeitura Municipal de São João da Barra.
Evento: Free Surf Rio Pro 2008
Local: Praia de Grussaí São João da Barra - RJ
Data: 01 e 02 de março de 2008
Premiação pro-fissional: R$15.000,00 (quinze mil reais)
Pontuação: 1.000 pontos no ranking do Rio de Janeiro e 250 pontos no ranking Brasil Tour Abrasp
Inscrição: R$120,00 (cento e vinte reais)

Relembrando as Origens

Por Luciano Pimentel

Não me canso de contar a história do surgimento da equipe de natação de nossa cidade. Foi uma jornada árdua, difícil, mas muito vitoriosa.
Na época, cada um lutava por si e para os outros. Os desafios eram grandes e em águas abertas. Este mesmo grupo participou ativamente para o surgimento e crescimento do circuito de natação em piscinas da Região dos Lagos. O pólo Lagos da FARJ é resultado do trabalho iniciado àquela época, 2000, 2001.
A equipe ganhou campeonatos estaduais por diversas vezes e, por vários anos, destacou-se no campeonato brasileiro de maratonas aquáticas. O trabalho sério e a união do grupo atraiu agregados de outras localidades.
Acontece que, como dizem os jovens, a fila anda. O apoio é quase inexistente, os interesses mudam, vem o vestibular, o namoro, o trabalho, etc.
Além disto, o circuito de natação em piscina arrebanhou simpatizantes e como o número de participantes é bem maior, logicamente o apoio conseguido é carreado para estas competições. Os participantes do circuito em águas abertas continuam tendo que arcar com todos os ônus, principalmente transporte.
Hoje, a maior parte dos pioneiros não compete mais. Alguns nem mesmo estão nadando. Tenho saudades daquele tempo em que batalhávamos juntos para participar de cada evento. Cada batalha era sempre compensada pelos resultados alcançados, o que dava mais força para a nova empreitada. O grupo era pequeno, mas muito unido.
Além do desafio de enfrentar os milhares de metros de cada percurso, o nadador de águas abertas continua tendo que vencer as barreiras para chegar aos eventos para garantir sua participação. Por isto, rendo minhas homenagens aos que continuam e espero ver de volta os pioneiros. Para matar saudades e encorajar novos adeptos.
Dia 09 de março será realizada a 2ª etapa do circuito estadual, em Macaé, com 2.500 metros, com prova preliminar de 600 metros. Vamos encarar?