quinta-feira, 5 de junho de 2008

Você sabe o que é Agenda 21?
Por: J.Gonçalves

Eu noto que toda vez que essa pergunta é formulada, a maioria das pessoas, olham uma para as outras, tentando identificar uma resposta. E, na grande maioria das vezes, essa resposta não vêm aos lábios, ou quando vêm, isso acontece de forma inadequada ou equivocada, fruto de uma desinformação gerada pelos responsáveis por ações negativas a esse tão interessante e vital processo.
A partir de agora, esta coluna assume o compromisso de levar a você, leitor amigo, que ainda não conhece o que é o processo Agenda 21, as informações necessárias ao seu entendimento, numa linguagem simples, sem rodeios ou falsos enfeites, garantindo assim o fácil entendimento do assunto, e a sua efetiva participação no processo. A você que já sabe o que é Agenda 21, tentaremos prestigiá-lo com informações, às mais recentes, e enriquecedoras sobre o assunto.
Muito bem, Agenda 21 é um documento assinado por 179 países, todos preocupados com as agressões geradas pelos seres humanos, ao nosso planeta Terra. Esse documento formado por 40 capítulos, é comprometido com atitudes e sugere providências a serem tomadas no decorrer deste século, que irão diminuir, evitar e até mesmo interromper as ações destruidoras do mundo em que vivemos, promovendo assim, melhores condições de vida, aos nossos filhos, netos e netos dos nossos netos.

Então, por que o nome Agenda 21?
Simples! Agenda não é aquele livrinho em que anotamos os nossos compromissos diários, por um determinado tempo ou ano. Então! Os 40 capítulos não são esses compromissos? E o tempo, não é o século XXI? Portanto, daí o nome Agenda 21 a esse movimento, que será de grande importância à sobrevivência de todos nós, e das futuras gerações.

Mas como surgiu esse movimento?
O homem evoluiu através dos tempos, principalmente pela observação do que está a sua volta, tanto aqui como em outras terras, e quanto mais ele evolui, mais ele observa. Daí as informações, chegarem mais rápidas aos lugares mais distantes, e assim os resultados das ações negativas do próprio homem, serem conhecidos por todos, com maior velocidade.
Existe o homem ruim e o homem bom, e assim a vida se equilibra, na presença do negativo e do positivo. Mas é sobre as ações positivas que iremos relatar: Joga uma bomba atômica aqui, derruba uma floresta ali, desvia esse rio, aterra aquela lagoa, faz uma queimada, polui o ar com essa indústria, e assim o homem vai destruindo o planeta, sabendo, que essas ações são irreversíveis, sabendo que a natureza não voltará a ser como era antes. Assim no final da década de 80 os homens bons se organizam, e resolvem reclamar das atitudes dos homens ruins, pois observaram que eles irão acabar com o mundo em bem pouco tempo. Mas essas observações e reclamações precisam ser vistas e ouvidas por todos, e não só por uns poucos, que com certeza, não poderão fazer absolutamente nada para impedir o desenvolvimento desse processo. E assim, através da ONU – Organização das Nações Unidas, combinam fazer uma grande reunião para discutir esses problemas, com os representantes de mais de 180 países de todo o mundo, e essa reunião é batizada de RIO-ECO-92, isso mesmo realizada no Rio de Janeiro no ano de 1992.
Como resultados dessas conversações, são criados cinco documentos, que iremos falar posteriormente, sendo um deles, esse de 40 capítulos chamado Agenda 21, que faz sugestões de ações e atitudes a serem adotadas pela sociedade, no decorrer do século XXI, numa tentativa alucinante, pela reversão deste quadro tão triste, que muito deve nos preocupar.

Nenhum comentário: