Campanha contra a Febre Aftosa será diferenciada
Secretaria de Agricultura de Saquarema elaborou questionário e fará geo-referênciamento
A campanha do mês de setembro deverá se prolongar até o final de novembro em virtude de uma iniciativa inédita da secretaria de agricultura que aproveitou o evento para confeccionar um questionário a fim de obter um banco de dados sobre as atividades dos criadores bem como a localização via satélite, através de GPS, conforme explica o secretário, Zadir Pereira.
– Nossa idéia foi aproveitar o momento da campanha, já que teríamos que percorrer todas propriedades e resolvemos confeccionar um questionário para colhermos o maior número de dados possíveis sobre os criadores bem como a localização via satélite de cada propriedade. Por conta dessa iniciativa, solicitamos um prazo maior junto ao Núcleo de Defesa Agropecuário, que também será beneficiado com essas informações, e fomos prontamente atendidos. Concluiu o secretário.
A gravidade da aftosa não decorre das mortes que ocasiona, mas principalmente dos prejuízos econômicos, atingindo todos os pecuaristas, desde os pequenos até os grandes produtores.
Causa em conseqüência da febre e da perda de apetite, sob as formas de quebra da produção leiteira, perda de peso, crescimento retardado e menor eficiência reprodutiva. Pode levar à morte, principalmente os animais jovens;
As propriedades que têm animais doentes são in-terditadas; A exportação da carne e dos produtos derivados torna-se difícil; Provoca aborto e infertilidade; Os animais doentes podem adquirir com maior facilidade outras doenças, devido à sua fraqueza.
A febre aftosa é uma doença extremamente infecciosa. O Vírus se isola em grandes concentrações no líquido das vesículas que se formam na mucosa da língua e nos tecidos moles em torno das unhas. O sangue contém grandes quantidades de vírus durante as fases iniciais da enfermidade, quando o animal é muito contagioso.
No Brasil, o processo mais aconselhável é a vacinação periódica dos rebanhos, assim como a vacinação de todos os bovinos antes de qualquer viagem. Em geral a vacina contra a febre aftosa é aplicada, de 6 em 6 meses, a partir do 3º mês de idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário