domingo, 2 de dezembro de 2007

Cabo Frio inaugura Aeroporto Internacional com a presença do presidente Lula
No dia 28 de setembro, Cabo Frio viveu um momento único em toda a sua história: inaugurou o Aeroporto Internacional, o segundo maior do estado, com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral; do vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão; do prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes; do Secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes; dos presidentes da Concessionária Costa do Sol, Murilo Junqueira e Francisco Pinto, além de autoridades civis e militares.
O Aeroporto Internacional de Cabo Frio, que tem 1,5 milhão de metros quadrados de área, foi construído pelo governo do estado em parceria com a Aeronáutica através do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA), e é o primeiro e único, no Brasil, a ter todas as operações pista, pátio, taxiamento, terminal de passageiros e terminal de cargas realizadas pela iniciativa privada.
Tendo em vista o desenvolvimento econômico do interior do estado, o crescimento do turismo na Região dos Lagos e o incremento das atividades petrolíferas na Bacia de Campos, foram investidos na ampliação do Aeroporto R$ 35 milhões, sendo R$ 12,6 milhões do estado, R$ 11,9 milhões da Aeronáutica, R$ 5,5 milhões de Cabo Frio e mais R$5 milhões da concessionária.
O Aeroporto dispõe de todos os equipamentos de auxílio à navegação aérea para operações diurnas e noturnas e possui Terminal de Cargas alfandegado e especializado em cargas para a indústria do petróleo, que servirá de apoio logístico às atividades de exploração de petróleo e gás na Bacia de Campos e no norte da Bacia de Santos. A previsão é que, no primeiro ano de funcionamento, haja um aumento de 60% na movimentação de cargas e, conseqüentemente, incremento na arrecadação de ICMS para o estado.
A ampliação da pista de pouso, de 1.700 metros de comprimento por 30 de largura, para 2.560 por 45 de largura, viabiliza uma estrutura capaz de receber vôos internacionais e nacionais, com aeronaves de qualquer capacidade. Além disso, a obra proporcionou o aumento do pátio de aeronaves de 12 mil metros quadrados para 30,4 mil metros. A pista de pouso e decolagem foi totalmente reconstruída, com a diferença de um giro de dois graus da pista anterior. Todo o material de demolição da pista antiga foi aproveitado na construção da nova, que ficou aproximadamente mil metros maior.
Condições de visibilidade, corrente constante de ventos e ausência de obstáculos, como prédios e montanhas tornam o aeroporto de Cabo Frio um dos mais seguros do País, podendo, inclusive, servir de rota alternativa ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).

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