terça-feira, 16 de setembro de 2008

FELIZ IDADE

Depressão na Terceira Idade

Por Aldo Coelho

Existe uma idéia de que o idoso tem mais depressão que pessoas mais jovens. Nossa sociedade considera o envelhecimento deprime e, portanto, o idoso teria de ser mais deprimido. Na prática, isso não se verifica. Idosos com boas condições de saúde, vivendo em seus lares, não tem mais depressão que a média das pessoas.
A depressão é uma doença comum em qualquer fase da vida, o que ocorre é que no idoso ela é mais prejudicial. Ela deteriora funções mentais como a memória, piora a saúde física e afeta mais a qualidade de vida. Idosos hospitalizados ou portadores de doenças crônicas e incapacitantes, estes sim tem mais depressão. Isso pode explicar em parte a impressão de que o idoso é mais deprimido.
Os mitos sobre a depressão no idoso podem ser fonte de atitudes preconceituosas de familiares e pro-fissionais de saúde. Considerar a depressão “normal” para a idade pode significar manter sofrendo uma pessoa que poderia melhorar com tratamento.
Além do preconceito em relação ao envelhecimento, existe ainda muita confusão acerca do que é depressão, o que é normal para a idade, e que a relação entre depressão e envelhecimento.
Quanto mais informação sobre esse assunto, menores serão os preconceitos e um número maior de idosos deixará de sofrer inutilmente.

Fonte: Alberto Stoppe Jr., Mônica Z. Scalco, Cássio M. de C. Bottino

Nenhum comentário: