quinta-feira, 14 de maio de 2009

Animais abandonados em Saquarema

Dra. Susana Rezende Mascarenhas Campos*

As ruas estão repletas de cães e gatos que, na sua grande maioria, foram abandonados por seus donos. Muitos desses bichinhos ainda são filhotes e, por mais incrível que possa parecer, boa parcela desses animais são de raça.
Os motivos mais citados em relação ao abandono são: mudança de endereço, viagens, falta de tempo, condições financeiras, desistência da criança em ter ou cuidar de um animal, gravidez, doença na família, separação, entre outros. O abandono de animais, além de ser um ato criminoso e cruel, traz diversas conseqüências para a população. Vivendo nas ruas, praias, praças e portas de estabelecimentos comerciais, os animais prejudicam até mesmo o turismo da cidade.
As estimativas da quantidade de animais abandonados nas ruas de Saquarema são pouco precisas e não oficiais.
Muitos deles acabam atropelados, envenenados, maltratados ou tendo uma vida miserável até o final dos seus dias. As conseqüências geradas são muitas, proliferação desenfreada de animais de rua e diversas doenças, tais como: toxocarose, equinococose-hidatidose, síndrome da larva migrante cutânea, larva visceral ou ocular, raiva, toxoplasmose, leptospirose, dermatofitose, doença do arranhão do gato entre outras. A principal forma de contaminação do homem é o contato com animal doente. Na maioria das vezes o animal de rua, não são vacinados, nem acompanhados por veterinários ou órgãos competentes.
Quase sempre são as crianças as mais acometidas por doenças transmitidas pe-los animais, por terem maior afinidades com os mesmos.
Instruções que devem ser seguidas, caso você seja mordido por um animal de rua: lavar a ferida com água e sabão e aplicar um antiséptico (álcool, iodo, etc.). Quando possível, manter o animal em observação e encaminhar o acidentado para atendimento médico (vacinação, soroterapia).
A esterilização (ou a castração) de animais domésticos, associada à adoção, é fundamental para controlar a natalidade e evitar doenças transmissíveis para população.

O Brasil é subscritor da “Declaração Universal dos Direitos dos Animais”
Todos os bichos o mesmo direito à vida e à existência, o direito à consideração, à cura e à proteção do homem e o direito ao respeito. Declara o repúdio à tortura para com os animais, impedindo a destruição ou violação da integridade de um ser vivo. “Todos os animais nascem iguais diante da vida e tem o mesmo direito à existência” (artigo 1º); “Cada animal tem o direito ao respeito” (artigo 2º-A); “O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais ou explorá-los, violando esse direito.”

A Bíblia Sagrada nos exorta em Provérbios 12.10, que:
“O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel”

*Médica Veterinária


Escola de Surf de Saquarema
Por Adriana Rastafari

A Escola de Surf de Saquarema vem fazendo um excelente trabalho há 16 anos. Donos de dois títulos de vitória em campeonatos entre escolas de surf, os professores Nena e Tom mobilizam crianças, adolescentes, adultos e idosos para a importância do esporte, sempre com muita dedicação e perseverança formando grandes atletas e lembrando a importância de um futuro profissional, não somente se referindo ao surf, mas também em sua vida pessoal, mostrando a grande onda que é estudar e crescer, e que o equilíbrio é fundamental. Na Escola de Surf de Saquarema, há alunos que podem mostrar este lado da vida, dividindo a vida profissional com o esporte, e isto é gratificante. Afinal não há nada mais prazeroso e saudável se lançar ao mar após um dia de trabalho!
E com talento, simpatia, muito carisma e, é claro, disciplina, os professores incentivam seus alunos, o dever de casa das crianças é, cuidadosamente, dedicar-se ao desenvolvimento escolar. Nena e Tom fazem com que os alunos compreendam melhor este lado da Vida.
Desenvolvendo este belíssimo e gratificante trabalho com deficientes físicos e idosos, dando às pessoas mais qualidade de vida, mostram que através do surf tudo é possível!
Os dois rapazes ainda tem muito por fazer: Etapas da Escolinha (Campeonatos), eventos ecológicos e culturais. O ano de 2009 promete para os alunos e para todos na ESCOLA DE SURF SAQUAREMA!
Utilizamos o Jornal como meio de agradecim
ento e congratulação para os rapazes, pelo trabalho, força e garra como conduzem os alunos!
Galerinha, não se esqueça do quanto é importante praticar esportes, seja qual for. Pratique! Tenha mais qualidade de vida! Não podemos nos esquecer da preservação ambiental! Lembre-se: Lugar de lixo é no lixo, diga não às queimadas, à pesca predatória, à exploração desonesta e criminosa das nossas florestas e à matança de nossos animais! Siga este exemplo e faça um futuro diferente!

ALOHA E BOAS ONDAS!

sábado, 2 de maio de 2009

EDITORIAL

Região dos Lagos, 478.811 habitantes. Praia de Saquarema: cartão postal do Rio de Janeiro, um dos lugares mais lindos para se viver. Um dos piores lugares para se morrer...
2.004,003 km² de extensão cobrem a Região dos Lagos. Dois IMLs, atendem a toda essa população, tanto pessoas carentes, como turistas, porque no final, meus amigos, somos todos iguais.
A cidade de Saquarema não conta com nenhum rabecão para atender à sua população e, infelizmente, nós só descobrimos este descaso dos nossos governantes, quando o pior aconteceu conosco.
Foi só aí que eu descobri, quando vi a melhor pessoa que eu conheci e, para muitos que tiveram o privilégio de conhecê-lo, uma das pessoas mais agradáveis de se conviver virar mais uma vítima deste descaso.
Acrescido a este cenário, ainda podemos colocar mais um personagem, um motorista irresponsável, bêbado ou que, simplesmente, foi covarde o suficiente para não socorrê-lo.
E para que o teatro fique completo, temos uma população, que para se defender dos excessos de velocidade, coloca, a bel-prazer, “quebra-molas” de forma aleatória e sem critério, porque o município não demonstra interesse em colocá-los.
Precisa de mais alguma coisa? Sim, falta citar as “pessoas”, se é que se pode chamá-las assim, estas que roubam um recém-falecido. Roubaram um anel e uma pulseira que pouco vale para quem levou, mas que vale uma fortuna para os filhos que gostariam de tê-los como mais uma recordação do pai. Como complemento de todo este teatro, a perícia não foi feita no local.
Fatalidade? Descaso? Conjunto de fatalidades e de descasos que em um segundo viram desgraça e levam a vida de pessoas que a têm por direito.
Fatalidade que levou o meu amor, meu companheiro de 24 anos de convívio, meu amigo, minha alegria e pai de meus filhos. Descaso com a vida que deixou duas crianças sem pai... Um homem jovem, cheio de sonhos e que, enquanto esteve por aqui, só fez amigos e proporcionou alegria às pessoas que o cercaram.
Bom filho, bom marido, bom pai, bom amigo... Enfim, um ser humano de luz, com um espírito esclarecido, com uma vontade educada para o bem e que só cultivou o afeto, a amizade, a alegria e o amor verdadeiro, desinteressado e puro.
Até um dia, meu amor.

Soraia Magalhães

Fechado com chave de ouro
As finais dos campeonatos agitaram a galera e fizeram a alegria dos técnicos que viram seu trabalho recompensado.
Como prometi, aqui estão os resultados das competições que encerraram a temporada 2008 de natação na nossa região.
Começamos com o Campeonato Estadual de Águas Abertas, que teve a equipe da Aquática Dejamo/Esquadra de Rio das Ostras como campeã, o Grêmio Luzitano em segundo e em terceiro a INTER AÇÃO Academia de Saquarema, que se destacou entre as mais de 50 equipes participantes do Campeonato. A equipe de Saquarema, apesar de contar com um número bem menor de atletas, terminou com uma diferença pequeníssima para os primeiros colocados, que, em algumas etapas, chegaram a ter mais do dobro de atletas da equipe saquaremense, mas nos resultados individuais os atletas da Inter Ação mostraram sua força com mais de 60% de seus componentes ficando entre os três primeiros da categoria.
Nas finais do Circuito Regional de piscinas, os resultados foram contestados, pois o diretor do Pólo Regional e técnico de uma das equipes favoreceu sua entidade, desrespeitando o regulamento e tomando partido unilateralmente para que sua equipe se tornasse a campeã do circuito. Apesar dos protestos de vários técnicos o representante da Federação na Região dos Lagos preferiu mostrar que seu poder estava acima do regulamento e manteve o resultado, que ficou assim: Campeã??? A Aquática Dejamo de Rio das Ostras com 3943,5 pontos, Vice-campeã a INTER AÇÃO Academia de Saquarema com 3881 pontos e em terceiro lugar a Natação no Mar de Rio das Ostras com 2260 pontos.
Já nos Campeonatos do Rio de Janeiro, os atletas federados deram um show de participação trazendo para nossa região os melhores resultados dos últimos anos, com dois campeões estaduais: INGRYD PINHEIRO E LUANA SOBRAL. Além de vários atletas entre os melhores do estado como: Luiza Brandão, Marcos Paulo Filho, Andreza Novello, Daniel Domingues, Caio José Ribeiro, Rebecca Silveira, Jean Claude Gonçalves, Gabriela Monnerat e Caio Soares, que a cada dia se mostram mais promissores em suas performances.
E encerrando, o I FESTIVAL DE NATAÇÃO DA INTER AÇÃO, que fechou o ano dos atletas com uma competição interna, que reuniu os alunos desde o aprendizado até os federados. Foi sensacional! Centenas de pessoas entre parentes, amigos e atletas prestigiaram o evento e puderam ver de perto a trabalho sério que vem sendo desenvolvido em nossa cidade, que vem colhendo resultados excelentes e, principalmente, dando a oportunidade aos nossos jovens de praticar uma atividade saudável e aprender a se socializar e a respeitar regras, além de fazer novos amigos independentemente de serem eventuais adversários.
Parabéns galera e um ótimo ano novo a todos. SAUDAÇÕES AQUÁTICAS!

“Eu vim para que todos tenham vida”
Novena de Natal 2008

Missa de Natal
Quarta dia 24 às 20h (Missa do Galo) – Igreja da Matriz
Quinta dia 25 (Natal):
8h – Igreja de Sampaio Corrêa
10h – Igreja de São Lourenço (Jaconé)
18h – Igreja de São João Batista (Centro)
Missa de Ano Novo
Quarta dia 31 às 20h – Igreja da Matriz
Quinta dia 01:
8h – Igreja de Sampaio Corrêa
10h – Igreja de Jaconé
17:30h – Igreja da Matriz
19:30 – Igreja São João Batista (Centro)

Beatriz Mesquita, a maior colecionadora de títulos no Jiu-jitsu da região dos Lagos
Beatriz encerrou o ano de atividades esportivas, seu primeiro na faixa roxa, com saldo positivo. A única atleta na categoria feminina campeã nas três confederações: CBJJ, CBJJE e CBJJO com um total de cinco títulos mundiais.
A última competição deste ano foi o Sul-Americano realizado em Florianópolis – SC, nos dias 8 e 9 de novembro pela CBJJ, onde Bia sagrou-se Bicampeã na categoria leve e no absoluto.
Nesta maratona Bia também trouxe da Bahia o título de Bicampeã Panamericana pela CBJJE na categoria leve e vice-campeã no absoluto, na competição realizada em Salvador entre os dias 24 e 26 de outubro. O evento contou com a cobertura das emissoras de TV Globo e SBT da Bahia para divulgação. Entre os entrevistados estava nossa Atleta de Ouro que roubou a cena como a estrela da arte suave e distribuiu muitos autógrafos com fotos aos admiradores que já a conheciam por terem lido a sua entrevista na revista “Tatame” na edição de agosto no site “X-Combat”.
“Foi muito gratificante ser reconhecida no Nordeste como a mais jovem atleta de jiu-jitsu, competindo na categoria adulto e a única campeã nas três confederações.” – Declarou Bia, levando Saquarema ao pódio do Nordeste ao Sul do Brasil e ao exterior.
* Beatriz agradece o patrocínio da POUPEX e o apoio do Deputado Paulo Melo, Prefeita Franciane Melo, colégio SEI Anglo, Climos e Honda Moto Wave.

Nossa Senhora da Conceição
8 de Dezembro


Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras:
“Ave Maria, cheia de graça”; nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e, já que vós chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos.

Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós.

O Corpo de Bombeiros de Saquarema não possui veículo próprio para remoção de cadáveres

Dono do jornal “Litoral de Saquarema”, Marco Antonio foi vítima de atropelamento na Avenida Salgado Filho, na orla de Saquarema e morreu no local. Um carro bateu nele sem que o culpado prestasse socorro à vítima; na verdade, nem mesmo freou o carro no momento da colisão, simplesmente fugiu.
Depois de mais de 9 horas de espera, o corpo de Marquinho foi transferido para o Instituto Médico Legal de Cabo Frio, na Região dos Lagos. O caso foi registrado na 124ª DP (Saquarema).
O corpo de Marquinho teve que ser submetido a essa espera, assim como o meu corpo, o seu corpo, também terá caso não sejam tomadas as devidas providências, porque em toda Região dos Lagos só podemos contar com três IMLs, sendo que o de Araruama está em obras. Além do mais, Saquarema não conta com nenhum Rabecão, porque o único que a cidade possui, está há três meses em conserto no Rio de Janeiro após ter sido danificado por um incêndio. Ou seja, nossa população não tem nenhum Rabecão para atendê-la.
E eu me pergunto, por que pagamos a taxa de incêndio e não podemos dar um destino digno aos nossos entes queridos?
Marco Antonio não estava pilotando a moto no mo-mento do acidente, como alguns jornais que não têm nenhuma responsabilidade com a informação verdadeira tentam atribuir. Não teve também, mal súbito, ele estava fazendo um reparo na corrente, ou seja, estava parado quando alguém o atingiu e fugiu.
Este acidente aconteceu, na orla de Saquarema, cartão postal desta cidade, só que esta não conta com um acostamento, uma ciclovia, nada. “Se um carro vier em sua direção, pode se jogar no mato para garantir não ser atropelado.” Valeska Feijó, turista, freqüentadora da cidade há mais de 20 anos.
De acordo com policiais da 124ª Delegacia de Polícia (Saquarema), a perícia foi concluída antes de 1h e, logo em seguida, foi realizado o pedido de remoção. Só que não houve perícia no local, houve sim um corpo exposto na rua por quase 10 horas.
E eu, viúva, companheira de 23 anos, mãe dos filhos dele, tive que ir ao local recolher as provas do crime porque a “investigadora” alegou que ela tem 30 dias para concluir as investigações, só que ela ainda não tinha iniciado os seus trabalhos, enquanto as peças que poderiam levar ao assassino do Marquinho estavam lá, jogadas no chão.
Esta matéria é um manifesto não só contra o que aconteceu com o amigo de toda população de Saquarema, o Marquinho do Jornal, é um manifesto conta a impunidade, contra o descaso. É preciso que as autoridades deixem de nos ver somente como um número de título de eleitor. Nós merecemos respeito!

Marcos Leiros: o jornalista que celebrava a vida

A primeira notícia que tive de Marcos Leiros em minha vida foi através de uma nota de jornal. Falava de seu aniversário. E a última também veio através da imprensa: no e-mail, um link para a notícia de seu falecimento, vítima de um acidente de moto. No intervalo entre a palavra da vida e a palavra da morte, tive a oportunidade de conhecer essa pessoa tão rara.
Mesmo sabendo a morte um presente da vida, ela assusta com suas chegadas intempestivas, sem aviso nem hora. Mas é um sinal da presença de Deus em nós e ao nosso redor. Recuso-me, hoje, a ficar triste. Porque o sinal da presença de Marco em minha vida é a alegria. Acho que nunca o encontrei sem um sorriso no rosto. Mesmo em momentos de dificuldades, ou em que uma suposta raiva poderia estar avizinhando seu dia, eu olhava para ele e enxergava um quê a mais, uma superação que vinha traduzida para mim como alegria, como esperança. Ele parecia ser feliz por estar aqui entre nós. Quando penso nele agora, nesta madrugada em que os pássaros começam a acordar e anunciar um novo dia, sinto-me alegre e só penso palavras boas: solidariedade, amizade, desprendimento, riso, festa, celebração. Se uma pessoa passa pela vida e desperta pelo menos um desses sentimentos em alguém, é sinal de que a vida valeu a pena.
Nosso último encontro foi através de uma ligação telefônica. Eu estava em Petrópolis, e ele ligou para meu celular para fazer uma pergunta. Ao final da ligação, desejou-me, com voz sorridente, uma boa viagem. Hoje eu retribuo seu augúrio ao desejar-lhe, em minhas orações, a melhor e mais fantástica viagem de sua vida, rumo aos infinitos mundos da espiritualidade divina.
O meu recado maior é para quem fica. Soraia, Dandara, Cauã, a vida é infinita, porque se sustenta com o fio inquebrantável do Amor. Espero que as sementes de amizade e de alegria plantadas por Marcos em suas vidas sejam lições futuras para vocês, na construção de um mundo melhor para nós todos.


Saquarema, 9 de dezembro de 2008.
Camilo Mota é editor do Jornal Poiésis, membro da Academia Brasileira de Poesia e da Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos.

EM DIA COM SAQUAREMA

Por Edson Pedroso

“Jurei mentiras e sigo sozinho...”. Sem dúvida, a letra cantada por Ney Matogrosso sinaliza o destino de todo aquele político que insiste em seguir o caminho da mentira, fazendo da mesma uma virtude, régua na formação do seu caráter. Esta fórma arcaica de fazer política, que no passado foi vitoriosa, mostra-se nos dias de hoje ineficaz, principalmente numa cidade pequena.
As eleições de 2008 mostraram, claramente, o quanto a política de Saquarema precisa amadurecer. Nós, que estávamos à coxia do pleito, visualizávamos claramente as divisões e diferenças internas dos “atores”. O grupo de oposição apostava na fragilidade de uma mulher associada ao desgaste de oito anos de um grupo político. Por sua vez, a situação contava com as forças políticas em torno desta mulher, hoje conhecemos algumas dessas forças, que acabaram ajudando negativamente.
Impressionante foi o grupo dissidente da oposição, que trabalhou muito em prol da candidata Franciane conhecendo a outra face da moeda. Muito bem, valorizaram a importância real para o futuro de Saquarema a vitória desse grupo em fusão.
Foi ridícula a atitude de alguns políticos, que na verdade são canalhas, alimentando-se eternamente do poder que não se imaginam fora. Foram às ruas comemorar com oposição a festa da fantasia , com isso as suas máscaras caíram! O político precisa olhar para o povo e principalmente para seus pares, diretamente nos olhos, para entender que a verdade pode ser o trampolim para o poder.
Estar ao lado dos carentes e oprimidos, enganando-os, sugando-lhes os sonhos, o que lhes resta é imperdoável.
“Feliz Natal e um ano novo sem mentiras”

Turma do Negócio

A Turma do Negócio vem agradecer a todos que prestigiaram e que, principalmente acreditaram em nosso evento, apesar de alguns boatos maldosos de que a festa não aconteceria.
Com a ajuda de vocês, provamos mais uma vez que para fazer um bom evento não é preciso se preocupar, nem tentar atrapalhar eventos alheios, mas sim, trabalhar em prol da satisfação de seu público.
Nosso evento aconteceu nos dias 25 e 26 de outubro, na Arena Fest Show com a presença de um grande público e sem problemas, em uma aréa de eventos ampla e com segurança para todos. Como sempre, recebemos diversos elogios pela nona edição da Turma do Negócio.
Sempre tivemos nesse jornal, um espaço para falar um pouco da Turma do Negócio e sua festa. Sempre no fim de ano, usamos esse espaço para desejar felicidades para as festas de fim de ano.
Mas infelizmente, vamos usar esse espaço para homenagear e agradecer uma pessoa que sempre nos deu apoio, amizade e oportunidade para colocar nosso nome no seu jornal. Mas sabemos que ele está olhando por todos e que sua alegria vai sempre nos contagiar e nos dar força para viver e trabalhar. Marquinho, onde estiver, saiba que sua passagem foi importante e que nunca nos esqueceremos de você. Obrigado por tudo o que fez pela gente. Força para sua família, que vai sempre sentir sua falta, descanse em paz. Estamos com saudades .
Vamos ficar por aqui, agradecendo, mais uma vez, aos proprietários da Arena Fest Show, a Infonet Informática e Infonet Tim, MB Oléo, Alex Letreiros, equipe de segurança Eletrialarme, Polícia Militar, Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal e a todos os poderes públicos. Lembrando que as comemorações de fim de ano estão chegando, portanto, bebam com moderação e não misturem álcool com direção. Respeitem a vida!
Um forte abraço e até a próxima, se Deus quiser!
“Turma do Negócio: credibilidade se conquista com trabalho e respeito