Representantes defendem fórum local para Agenda 21
Educação ambiental é pauta da reunião
Representantes da agenda 21 de Saquarema, líderes de Associações de Moradores e representantes do poder público, estiveram reunidos no dia 26 de novembro na Câmara Municipal para 1º. Encontro da Agenda 21. O evento foi presidido pelo vereador Paulo Renato, que também contou com o apoio do Procurador Geral do Município, Antônio Francisco Alves Neto e do Secretário de Meio Ambiente, Gilmar Magalhães.
Foram discutidas nesse encontro propostas para a construção de um Fórum municipal da Agenda 21, al
ém de políticas de Educação Ambiental para os próximos anos.
ém de políticas de Educação Ambiental para os próximos anos.Mais do que um documento, a Agenda 21 é um processo de planejamento participativo que analisa a situação atual de um país, Estado, município e/ou região, e planeja o futuro de forma sustentável. Esse processo de planejamento deve envolver todos os setores sociais na discussão dos principais problemas e na formação de parcerias e compromissos para a sua solução a curto, médio e longos prazos.
De acordo com o palestrante do evento, Carlos Frederico Castello Branco, Superintendente Estadual da Agenda 21, “a agenda 21 do Rio de Janeiro é Política Pública e eu estou aqui representando o Estado, que se compromete em fortalecer os fóruns locais”.
A superintendência foi criada pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc, a fim de visitar os municípios, criar um fórum e capacitá-lo para discutir a agenda local.O palestrante apresentou o plano de ação para implantação e consolidação do Fórum local.
Segundo ele, inicialmente deve-se mobilizar os presentes para criar o fórum em Saquarema; posteriormente buscar a estruturação desse fórum; diagnósticos participativos; apresentação de planos locais de desenvolvimento sustentável; implementação de programas e projetos, e por fim o monitoramento das ações.Atualmente a rede estadual de agendas 21 conta com 18 fóruns com processos cadastrados em diferentes níveis de atuação.
O fórum local deverá ser composto por 15 membros indicados por Associações, ONG’s e outras entidades municipais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário