quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

EM DIA COM SAQUAREMA

Por Edson Pedroso

Os Prefeitáveis
Franciane Melo Parte I

À partir deste número inicio uma série de artigos intitulado, “Os Prefeitáveis” com o objetivo de transmitir, ao leitor desta coluna as impressões, baseadas no meu convívio e entrevistas que fiz com amigos comuns dos pré-candidatos à prefeito da nossa cidade.

Um desses amigos infelizmente nos deixou refiro-me a Elber Vignoli Muniz, o “Binho”, inclusive o mesmo foi candidato a prefeito, mas o seu último papel como coordenador político da campanha de 2002, ocasião que estive ao seu lado, mostrou o vigor deste guerreiro. No dia 8 de novembro, quatro dias antes do seu falecimento, estivemos juntos durante uma tarde e fizemos uma retrospectiva uma projeção política envolvendo o perfil dos prefeitáveis, discutimos sobre o cenário sócio-econômico, projetos, ações que envolvem a vitória do futuro prefeito. E essa série de artigos dedico a memória de Binho.

Inicio com a vice-prefeita e pré-canditata à prefeita Franciane Melo, esposa do deputado Paulo Melo, hoje braço direito do governador Sérgio Cabral e na minha vidência futuro vice-governador.

Falar da trajetória de Franciane como mãe, esposa e hoje autoridade pública visualizando que o poder não alterou a simplicidade, humildade, carinho e principalmente a dedicação e amor pelas crianças, que basta um simples lamento de um doente para que sua emoção aflore.

Embora ainda não tenha a caneta na mão e exerça um papel secundário no governo Peres, todos sabem que teve que substituir o prefeito por motivo de viagem, e mostrou a sabedoria de ouvir os seus pares e após com energia e competência comandou as ações do governo pré-acordadas.
No caso de vitória de Franciane, baseado nesses pareceres e outros não acredito, que no aspecto psicológico haja mudanças, uma mulher já bem sucedida financeiramente e profissionalmente acostumada a conviver com o poder diariamente e por nenhum momento alterou sua rotina e romaria em prol do bem estar social das pessoas.
Tivemos uma conversa franca em sua casa, entre perguntas fiz também uma espécie de bate-bola, mais ou me-nos assim: meio-ambiente (VIDA), amor (ENTREGA), saúde (LUTA), educação (DEDICAÇÃO), crianças (TUDO), etc.
Com relação a projetos, não foi surpresa, quando a mesma focou a qualidade de vida do cidadão, a necessidade da manutenção e ampliação dos programas sociais que contribuem na sobrevivência do cidadão e da união da família.
Nesse ponto nós teríamos desenvolvimento sócio-ambiental sustentável (o social e o ambiental em harmonia), acoplados ao turismo receptivo.
As opiniões apontam, que o futuro governo de Franciane seria menos burocrático, mais participativo com o ranking de obras sem dúvida, superior ao atual, isso justifica, já que o olhar do governador está apontando para Saquarema.
É difícil o homem reconhecer na política, principalmente, que a mulher tenha ocupado cargos cada vez mais relevantes e estão superando os seus antecessores (homens), vide o excelente governo que a governadora do Rio de Grande do Sul vem conduzindo.
Continua...

Nenhum comentário: