sábado, 27 de junho de 2009

Conselho Comunitário de Segurança CCS/Saquarema

Saquarema/RJ, 23 de Janeiro de 2009.
CCS nº 004/2009

Exma Sra
Franciane Conceição Gago Motta
M.D. Prefeita do Município de Saquarema/RJ

NESTA.
Assunto: Solicitação de aquisição de um veículo conhecido como “rabecão”, para o Município de Saquarema.

Senhora Prefeita,

1.Considerações iniciais
1.1. A diferença material entre o ser humano vivo e o morto, de há muito, pelo pregador Padre Antonio Vieira, nestas letras “o homem é pó levantado, morto é pó caído”.
1.2. O código Civil atesta no seu artigo 60 que “a existência da pessoa natural termina com a morte”, passando assim o cadáver a ter tratamento dado às coisas, nos termos dos artigos 1.196 e seguintes do mesmo Código.
1.3. Já o Código Penal reservou o Capítulo II do Título V, para definir os crimes contra o respeito aos mortos, tipificando como crimes, de acordo com as suas rubricas marginais, o “impedimento ou perturbação de cerimônia funerária” (art. 209); a “violação de sepultura” (art. 210); a “destruição, subtração ou ocultação de cadáver” (art. 211) e o “vilipêndio a cadáver” (art. 212).
1.4. Ao nosso sentir, quando um ser humano morre, a humanidade fica mais pobre e tal pobreza é mais acentuada na medida em aquele que morreu contribuiu para a convivência humana.
2. Da motivação desta solicitação
2.1. Durante o ano de 2008, de acordo com as estatísticas disponíveis, houve a necessidade de remoção, tendo em vista o tipo de morte de 121 corpos. Assim, 10 cadáveres foram encontrados na área do Município; 57 foram removidos para verificação de óbito; 33 em razão de homicídios dolosos; 18 em razão de homicídios culposos; 2 em razão de suicídios e 1 em razão de afogamento.
2.2. Integrou a estatística referida no item anterior, o corpo do jornalista Marco Antonio Telles de Leiros, editor do jornal “Litoral de Saquarema”.
2.3. Por ocasião da reunião do Conselho Comunitário de Segurança desta cidade, realizada no dia 07.01.09, que contou com a participação do Sr. Secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública, Cel. Jorge Romeu Pereira do Nascimento (merecedor da aprovação do Conselho e dos participantes), foi lamentada a morte do jornalista referido.
2.4. Lamentação maior, entretanto, foi o fato do corpo do jornalista ter permanecido por muitas horas sobre a pista, deixando os seus familiares desesperados e os transeuntes constrangidos.
2.5. Não foi o fato isolado. A demora excessiva da remoção dos corpos é gerada pela inexistência do conhecido “rabecão” no Município, sendo o atendimento realizado pelo veículo disponível na Região dos Lagos.
2.6. Bem sabemos que a responsabilidade pela remoção (que envolve custos), não é do Município, mas também sabemos que, em consideração ao chamado respeito aos mortos, devido por toda comunidade, o Município pode e tem condições de suprir esta deficiência do Estado no tocante à remoção dos cadáveres, sendo esta a razão desta solicitação feita por este Conselho, nos termos do seu Regimento Interno.
3.Considerações Finais
3.1. De acordo com o seu Plano de Atuação, o Conselho atua também como um “PROCON” da sociedade em matéria que envolve direta ou indiretamente a Segurança Pública.
3.2. Este pleito que acreditamos ser merecedor da sensibilidade de Va. Exa., á acima de tudo um simples pleito daqueles que vão morrer para os mortos.

Atenciosamente,
Gilvando de Araújo Aguiar
Presidente do CCS de Saquarema/RJ

Falta de educação e velocidade

Por: Lya Luft*

Os anjos da morte estão cansados de nos recolher, a nós que nos matamos ou somos assassinados no tráfego das estradas, cidades, esquinas deste país. Os anjos da morte estão exaustos de pegar restos de vidas botadas fora. Os anjos da morte andam fartos de corpos mutilados e almas atônitas. Os anjos da morte suspiram por todo esse desperdício.
Não sei se as propagandas que tentam aos poucos aliviar essa tragédia ajudam tanto a preservar vidas quanto as intermináveis, ricas e coloridas propagandas de cerveja ajudam a beber mais e mais, colaborando para uma parte dessa carnificina. Mas sei que estou no limite. Não apenas porque abro jornais, TV e computador e vejo a mortalidade em andamento, mas porque tenho observado as coisas em questão. Recentemente, dirigindo numa auto-estrada, percebi um motorista tentando empurrar para o canteiro central um carro que seguia à minha frente na faixa esquerda, na velocidade adequada ao trajeto. Chegava provocadoramente perto, pertinho, pertíssimo, quase batia no outro, que se desviava um pouco lutando para manter-se firme no seu trajeto sem despencar.
Logo adiante, pára tudo, um acidente grave. O motorista do carro assediado, um senhor de cabelos brancos, desce, vai até o carro do imbecil agora parado à sua frente, fala, gesticula, numa justa ira. Depois volta ao carro, em que sua família o espera. Recomeça o tráfego, perco os dois de vista. Mas fica em minha memória um motorista boçal tentando fazer um inocente perder o controle do carro. Era inconseqüente por natureza, era um agressivo perigoso, ou estaria simplesmente alcoolizado às 8 da manhã?
Outro dia observei na televisão um motorista, apanhado a quase 200 por hora, sendo entrevistado ainda dentro do carro. Fiquei impressionada com seu sorriso idiota, o arzinho arrogante, o jeito desafiador com que encarou a câmera num silêncio ofendido, quando perguntado sobre as razões da sua insanidade. Todo o seu ar era de quem estava coberto de razão: a lei e a segurança dos outros e a dele próprio nada valiam diante da onipotência.
Atenção: os jovens são em geral, mas não sempre mais arrojados, mais imprudentes, têm menos experiência na direção. Portanto, são mais inclinados a acidentes, bobos ou fatais, em que a gente mata e morre. Mas há um número impressionante de adultos mais homens do que mulheres, diga-se de passagem, porque talvez sejam biologicamente mais agressivos cometendo loucuras ao dirigir, avançando o sinal, quase empurrando o veículo da frente com seu pára-choque, não cedendo passagem, ultrapassando em locais absurdos sem a menor segurança, bebendo antes de dirigir, enfim, usando o carro como um punhal hostil ou um falo frustrado.
Cada um se porta como quer ou como consegue. Isso vem do caráter inato, combinado com a educação recebida em casa. Quando esse comportamento ultrapassa o convívio cotidiano e pode mutilar pais de família, filhos e filhas amados, amigos preciosos, ou seja lá quem for, então é preciso instaurar leis férreas e punições comparáveis. Que não permitam escapadelas nem facilitem cometer a infração com branda cobrança. Que não admitam desculpas e subterfúgios, não premiem o erro, não pequem por uma criminosa omissão.
Precisamos em quase tudo de autoridade e respeito, para que haja uma reforma generalizada, passando da desordem e do caos a algum tipo de segurança e bem-estar. Os motoristas americanos e europeus impressionam pela educação. Não por serem bonzinhos ou melhores do que nós, mas porque temem a lei, a punição, a cassação da carteira, a prisão, por coisas que aqui entre nós são consideradas apenas “normais”, meros detalhes, “todo mundo faz assim”.
Autoridade justa, mas muito rigorosa, é o que talvez nos deixe mais lúcidos e mais bem educados: em casa, na escola, na rua, na estrada, no bar, no clube, dentro do nosso carro. E os fatigados anjos da morte poderão, se não entrar em férias, ao menos relaxar um pouco.

* Escritora (artigo extraido da revista Veja)

Creci Cultura
Novo Projeto do CRECI-RJ para o aperfeiçoamento profissional dos Corretores de Imóveis

O CRECI-RJ realizou no dia 23/01/09 no teatro Mario Lago em Saquarema a 1a palestra, do ciclo 2009, do CRECI cultural. O evento contou com a presença do presidente do CRECI-RJ, Sr. Casimiro Vale e membros do conselho, além da presença dos delegados da sub-região Saquarema. O evento iniciou-se com um café da manhã oferecido pelo CRECI-RJ a todos os participantes e teve também a palestra sobre contratos e Arras ministrada pelo professora Fátima Santoro (Diretora Pedagógica do CRECI-RJ).
O evento teve presença de trinta corretores.
Ao longo do ano haverá várias palestras realizadas por todo o Estado do Rio de Janeiro.

MSV Movimento Saquarema com Vida

Criado a um ano a partir da tragédia que levou a vida de três jovens Thiago Bello, Ivanice e Camila, o movimento se propõe a reivindicar e chamar a atenção das autoridades para o descaso.
Portanto o MSV convoca a população para uma grande caminhada que será realizado no dia 07 de fevereiro (sábado) com saída às 14:30h da Colônia dos Pescadores, na ocasião dois ônibus estarão vindo do Rio para participar.
Esta passeata é para quem se interessa que as vidas sejam preservadas e tem o aval do Jornal Litoral de Saquarema, do Padre Zito, das Mulheres Empreendedora, do Conselho Comunitário de Segurança, do PV - Saquarema, entre outros órgão.
Participe, sua presença é muito importante!

Beatriz Mesquita recebe homenagem da FJ-J RJ

Os atletas de jiu-jítsu que participaram com êxito do ranking da FJ-J RJ, foram homenageados em dezembro de 2008 pela Federação de Jiu-jitsu do Estado do Rio de Janeiro, com uma cerimônia realizada no Hotel Atlântico Palace em Copacabana RJ, onde foram pela primeira vez, premiados com troféus de “Campeão do Ranking Estadual”.
Beatriz Mesquita, que já é ve-terana na FJ-J RJ, com uma coleção de nove títulos estaduais e quatorze certificados do ranking foi uma das contempladas, recebendo do vice-presidente técnico da FJ-J RJ, o professor Alexandre Silva (faixa preta 5º Dan), o troféu de campeã do ranking 2008 na categoria roxa leve.
Parabéns aos atletas pelo mérito e principalmente ao ícone do jiu-jitsu em Saquarema, Beatriz Mesquita!

CIRCULANDO

Vereadores são empossados em Saquarema
A Câmara Municipal de Saquarema realizou sessão especial para posse dos vereadores eleitos e reeleitos nas últimas eleições. Após a cerimônia de posse e juramento, foi eleita a mesa diretora para o período 2009-2010, ficando o vereador José Carlos Cabral como presidente, Marcus Vinícius Batista como 1º vice-presidente, Rafael Pinheiro 1º secretário e Maria da Graça Taéta como 2ª secretária. Foram também eleitas e empossadas as comissões, seis ao todo.

“Agildo Ribeiro o Capitão do Riso”
Comemorando os 55 anos de carreira o comediante e humorista Agildo Ribeiro estréia seu novo show no Teatro Mário Lago, no dia 14 de fevereiro (Sábado) às 21h.

CUIDADO! Cães raivosos
Uma matilha de cães raivosos habita a praia de Itaúna – Cartão Postal da Cidade de Saquarema – atacando quem quer que se aproxime de seus limites, policiais, criança, enfim, qualquer um. É importante que as autoridades competentes fiquem alerta quanto a presença de cães na areia das praias, pois eles, além de atacar as pessoas, podem transmitir uma série de doenças, como a raiva, além das doenças de pele que são adquiridas na areia da praia contaminada.

Grupo Amigos de Saquarema
Este grupo está completando 6 anos e promove jogos de futebol todos os domingos das 7:00 às 9:30 no campo do Saquarema F. C.
Os participantes tem idade média de 50 anos e além dos jogos aos domingos promove a cada mês uma festa para os aniversariantes do mês no bar do campo.
Quem quiser entrar em contato é só ligar para o representante do grupo, Paulo Roberto, pelo telefone: (22) 9257-5534 ou 2651-3041